Liderança escolar e diversidade cultural: um estudo num agrupamento de escolas no Barlavento Algarvio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sara Maria Infante
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8831
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar, na perspetiva dos alunos estrangeiros, o trabalho desenvolvido pelas lideranças de um Agrupamento de Escolas, situado no Barlavento Algarvio, relativamente à forma como são recebidos, acompanhados e integrados os alunos estrangeiros. Pretende-se ainda conhecer as propostas de atividades sugeridas por estes alunos, a fim de melhorar o acolhimento e acompanhamento desses novos alunos estrangeiros no Agrupamento em estudo, que inclui um jardim de infância, 1.º ciclo, uma escola básica dos 2.º e 3.º ciclos e uma escola secundária, com um total de dois mil e novecentos alunos, sendo que trezentos e cinquenta desses alunos são estrangeiros e originários de trinta e três nacionalidades diferentes, com predominância de discentes oriundos do Brasil. Perante uma diversidade cada vez mais presente, tornou-se imprescindível incrementar na escola a preocupação e o respeito pelo outro, a inclusão de todos independentemente do credo, da cor, da língua e das suas capacidades cognitivas ou físicas. Metodologicamente foi aplicado um inquérito por questionário, a uma amostra de cinquenta e sete alunos estrangeiros do 3.º ciclo, provenientes de vinte e uma nacionalidades diferentes. Posteriormente foi feito o tratamento de dados e apresentadas as respetivas conclusões. Os inquiridos, principalmente os de nacionalidade Brasileira, pronunciaram-se, referindo que, atualmente, já se encontram bem ou plenamente integrados na escola, embora, inicialmente, aquando da sua chegada a Portugal e ingresso na escola, a maior parte tenha referido ter sentido dificuldade ao nível da sua integração no estabelecimento de ensino. Salientam ainda o ótimo relacionamento mantido com os pares, embora com os professores e funcionários seja ligeiramente inferior, apesar do respeito e consideração manifestada pelo pessoal docente e não docente no trato com os alunos. No âmbito das atividades promovidas pelas lideranças do Agrupamento conducentes à integração dos alunos estrangeiros, manifestaram-se maioritariamente quanto à inexistência ou carácter residual das mesmas. Relativamente às sugestões apresentadas com vista à promoção de uma melhor integração e acompanhamento, os alunos estrangeiros concentraram as suas propostas em atividades como por exemplo: a comemoração do dia do aluno estrangeiro, a formação de um Gabinete de Apoio, a existência de um programa de tutoria para os novos alunos, sob a égide de um colega da mesma nacionalidade, a disponibilização aos Encarregados de Educação de informação acerca do Sistema de Ensino Nacional e o funcionamento da escola, receção de boas vindas aos novos alunos, dinamização de atividades de forma a promover as outras culturas, entre muitas outras propostas.
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Pretende-se ainda conhecer as propostas de atividades sugeridas por estes alunos, a fim de melhorar o acolhimento e acompanhamento desses novos alunos estrangeiros no Agrupamento em estudo, que inclui um jardim de infância, 1.º ciclo, uma escola básica dos 2.º e 3.º ciclos e uma escola secundária, com um total de dois mil e novecentos alunos, sendo que trezentos e cinquenta desses alunos são estrangeiros e originários de trinta e três nacionalidades diferentes, com predominância de discentes oriundos do Brasil. Perante uma diversidade cada vez mais presente, tornou-se imprescindível incrementar na escola a preocupação e o respeito pelo outro, a inclusão de todos independentemente do credo, da cor, da língua e das suas capacidades cognitivas ou físicas. Metodologicamente foi aplicado um inquérito por questionário, a uma amostra de cinquenta e sete alunos estrangeiros do 3.º ciclo, provenientes de vinte e uma nacionalidades diferentes. Posteriormente foi feito o tratamento de dados e apresentadas as respetivas conclusões. Os inquiridos, principalmente os de nacionalidade Brasileira, pronunciaram-se, referindo que, atualmente, já se encontram bem ou plenamente integrados na escola, embora, inicialmente, aquando da sua chegada a Portugal e ingresso na escola, a maior parte tenha referido ter sentido dificuldade ao nível da sua integração no estabelecimento de ensino. Salientam ainda o ótimo relacionamento mantido com os pares, embora com os professores e funcionários seja ligeiramente inferior, apesar do respeito e consideração manifestada pelo pessoal docente e não docente no trato com os alunos. No âmbito das atividades promovidas pelas lideranças do Agrupamento conducentes à integração dos alunos estrangeiros, manifestaram-se maioritariamente quanto à inexistência ou carácter residual das mesmas. Relativamente às sugestões apresentadas com vista à promoção de uma melhor integração e acompanhamento, os alunos estrangeiros concentraram as suas propostas em atividades como por exemplo: a comemoração do dia do aluno estrangeiro, a formação de um Gabinete de Apoio, a existência de um programa de tutoria para os novos alunos, sob a égide de um colega da mesma nacionalidade, a disponibilização aos Encarregados de Educação de informação acerca do Sistema de Ensino Nacional e o funcionamento da escola, receção de boas vindas aos novos alunos, dinamização de atividades de forma a promover as outras culturas, entre muitas outras propostas.The purpose of this essay is to analyse how foreign students are welcomed, followed up and integrated by the school board of a given school in western Algarve. It shows the point of view of foreign students as well as their suggestions to improve the hospitality provided to them by the school at all levels: Kindergarten, Primary and Secondary education, comprising a total of two thousand and nine-hundred students. Three-hundred and fifty of these have thirty-three different nationalities, mainly Brazilian. As a consequence of this increasing diversity, one of the school’s main concerns is the inclusion of every individual and the development of a sense of respect, independently of religious believes, skin colour, language and physical or cognitive skills. A survey was applied to fifty-seven 7th, 8th and 9th grade students of twenty-one different nationalities. Most of the students inquired were Brazilian and referred that they feel well or fully integrated in the school despite of the initial adaptation difficulties they felt. They highlight the excellent relationship they have with their peers, but describe that relationship as slightly less close with the school staff. They feel respected by everyone in school. Most students state that the school board has not developed nor promoted any activities regarding the integration of foreign students. To promote their integration in school, the foreign students suggested activities such as celebrating the foreign student’s day; creating a support group; starting a mentoring program for new students, with the assistance of a student of the same nationality; give parents specific information about the National School System and the organization of the school; having a welcome ceremony to all the new students; creating activities to promote other cultures.Moreira, DarlindaRepositório AbertoRodrigues, Sara Maria Infante2019-11-29T16:15:25Z2019-11-062019-11-292019-11-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8831TID:202359646porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-14T01:46:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:49.636268Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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