A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Marta de Oliveira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/2742
Resumo: Dissertação de mest., Gestão de Organizações Turísticas, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010
id RCAP_46a20c890b598c2f7cd3c2dfae687cd5
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/2742
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvioCanais de distribuiçãoInternetE-commerceBarlaventoHotéisDissertação de mest., Gestão de Organizações Turísticas, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010Actualmente a Internet assume um papel importante no quotidiano das empresas, principalmente das empresas de serviços que vêem no mercado online uma plataforma de disponibilização dos seus produtos e de contacto com os seus clientes. Este estudo resultou da necessidade de conhecimento por parte da Hotel Distribution Management (HDM) e da revisão da extensa literatura sobre as novas tecnologias na hotelaria e no comércio electrónico. O cruzamento destes conceitos ajudou à percepção da influência das novas tecnologias nos modelos de comercialização turística e da importância do comércio electrónico no contexto dos mercados. Para este trabalho foram definidos dois objectivos: a caracterização do posicionamento online dos hotéis e a avaliação do nível de desenvolvimento dos websites próprios das unidades hoteleiras do Barlavento Algarvio. Estes objectivos visavam averiguar até que ponto o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação e informação alterou o modo como as empresas do sector turístico se posicionam no mercado. O estudo de caso foi a principal metodologia adoptada uma vez que o que se pretendia era o estudo de uma realidade específica, os hotéis de 3 a 5 estrelas do Barlavento Algarvio. Para tal foram utilizadas técnicas como o inquérito por questionário e a observação directa através de uma check-list. Através dos resultados obtidos foi possível caracterizar o posicionamento online dos hotéis, as suas principais formas de comercialização, a importância que os canais online têm no contexto geral e avaliar o nível de evolução dos websites dos hotéis quanto à interacção que oferecem aos utilizadores e às ferramentas de e-commerce que possuem.Almeida, ClaudiaSapientiaRocha, Marta de Oliveira2013-07-03T16:31:12Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/2742TID:202463680porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:13:47Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/2742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:56:31.234218Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio
title A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio
spellingShingle A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio
Rocha, Marta de Oliveira
Canais de distribuição
Internet
E-commerce
Barlavento
Hotéis
title_short A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio
title_full A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio
title_fullStr A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio
title_full_unstemmed A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio
title_sort A presença online dos empreendimentos turísticos: estudo de caso dos hotéis do barlavento algarvio
author Rocha, Marta de Oliveira
author_facet Rocha, Marta de Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Claudia
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Marta de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Canais de distribuição
Internet
E-commerce
Barlavento
Hotéis
topic Canais de distribuição
Internet
E-commerce
Barlavento
Hotéis
description Dissertação de mest., Gestão de Organizações Turísticas, Faculdade de Economia, Univ. do Algarve, 2010
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
2013-07-03T16:31:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/2742
TID:202463680
url http://hdl.handle.net/10400.1/2742
identifier_str_mv TID:202463680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133172342980608