As plataformas digitais no âmbito do direito da concorrência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/47998 |
Resumo: | A evolução da economia digital trouxe enormes benefícios para a eficiência e inovação, permitiu inúmeras vantagens, ao nível do comércio, da educação, do entretinimento, entre outros. De uma forma geral, melhorou a qualidade de vida da população e das empresas. No entanto, originou também preocupações, sobretudo, a nível do direito da concorrência. Verifica-se atualmente que o poder de mercado das grandes empresas e plataformas digitais têm influenciado a tendência para a concentração de empresas, devido à forte economia de escala e efeitos, diretos e indiretos, das plataformas digitais, influenciado, assim, para uma diminuição da concorrência, e, consequentemente do bem-estar dos consumidores. O papel cada vez mais dominante deste pequeno número de grandes empresas digitais (como a Google, Facebook, Amazon), devido à sua facilidade de acesso a dados, aos seus recursos de análise de dados e à utilização de inteligência artificial, desencadeou uma questão particularmente importante, serão as atuais políticas de concorrência capazes de lidar com esses novos desafios ou se estas necessitam ser alteradas ou complementadas por outras novas normas, ou seja, serão as atuais leis da concorrência ainda capazes de lidar com os desafios da transformação digital. |
id |
RCAP_e2e3b71ba92077017f7d0b4727186b76 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/47998 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As plataformas digitais no âmbito do direito da concorrênciaDireito da concorrênciaPlataformas eletrónicasPosição dominanteConcentração de empresasLegislaçãoTeses de mestrado - 2021Direito da Concorrência e RegulaçãoA evolução da economia digital trouxe enormes benefícios para a eficiência e inovação, permitiu inúmeras vantagens, ao nível do comércio, da educação, do entretinimento, entre outros. De uma forma geral, melhorou a qualidade de vida da população e das empresas. No entanto, originou também preocupações, sobretudo, a nível do direito da concorrência. Verifica-se atualmente que o poder de mercado das grandes empresas e plataformas digitais têm influenciado a tendência para a concentração de empresas, devido à forte economia de escala e efeitos, diretos e indiretos, das plataformas digitais, influenciado, assim, para uma diminuição da concorrência, e, consequentemente do bem-estar dos consumidores. O papel cada vez mais dominante deste pequeno número de grandes empresas digitais (como a Google, Facebook, Amazon), devido à sua facilidade de acesso a dados, aos seus recursos de análise de dados e à utilização de inteligência artificial, desencadeou uma questão particularmente importante, serão as atuais políticas de concorrência capazes de lidar com esses novos desafios ou se estas necessitam ser alteradas ou complementadas por outras novas normas, ou seja, serão as atuais leis da concorrência ainda capazes de lidar com os desafios da transformação digital.The evolution of the digital economy has brought enormous benefits to efficiency and innovation, allowing numerous advantages, in terms of commerce, education, in terms of entertainment, among others. In general, the quality of life of the population and companies has improved. However, it has also given rise to concerns, above all, in terms of competition law. It is currently verified that the market power of large companies and digital platforms have influenced the tendency for the concentration of companies, due to the strong economy of scale and effects, direct and indirect, of digital platforms, thus influencing a decrease in the competition and, consequently, consumer well-being. The increasingly dominant role of this small number of large digital companies (such as Google, Facebook, Amazon), due to their ease of access to data, their data analysis capabilities and the use of artificial intelligence, has triggered a particularly important, namely, whether current competition policies are able to deal with these new challenges or whether they need to be changed or complemented by other new rules, that is, will the current competition laws still be able to deal with the challenges of transformation digital.Freire, Paula VazRepositório da Universidade de LisboaMatos, Helena Sofia Leonardo dos Anjos2021-05-19T07:36:24Z2021-01-132021-01-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/47998porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:51:11Zoai:repositorio.ul.pt:10451/47998Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:59:56.542439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As plataformas digitais no âmbito do direito da concorrência |
title |
As plataformas digitais no âmbito do direito da concorrência |
spellingShingle |
As plataformas digitais no âmbito do direito da concorrência Matos, Helena Sofia Leonardo dos Anjos Direito da concorrência Plataformas eletrónicas Posição dominante Concentração de empresas Legislação Teses de mestrado - 2021 Direito da Concorrência e Regulação |
title_short |
As plataformas digitais no âmbito do direito da concorrência |
title_full |
As plataformas digitais no âmbito do direito da concorrência |
title_fullStr |
As plataformas digitais no âmbito do direito da concorrência |
title_full_unstemmed |
As plataformas digitais no âmbito do direito da concorrência |
title_sort |
As plataformas digitais no âmbito do direito da concorrência |
author |
Matos, Helena Sofia Leonardo dos Anjos |
author_facet |
Matos, Helena Sofia Leonardo dos Anjos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freire, Paula Vaz Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matos, Helena Sofia Leonardo dos Anjos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Direito da concorrência Plataformas eletrónicas Posição dominante Concentração de empresas Legislação Teses de mestrado - 2021 Direito da Concorrência e Regulação |
topic |
Direito da concorrência Plataformas eletrónicas Posição dominante Concentração de empresas Legislação Teses de mestrado - 2021 Direito da Concorrência e Regulação |
description |
A evolução da economia digital trouxe enormes benefícios para a eficiência e inovação, permitiu inúmeras vantagens, ao nível do comércio, da educação, do entretinimento, entre outros. De uma forma geral, melhorou a qualidade de vida da população e das empresas. No entanto, originou também preocupações, sobretudo, a nível do direito da concorrência. Verifica-se atualmente que o poder de mercado das grandes empresas e plataformas digitais têm influenciado a tendência para a concentração de empresas, devido à forte economia de escala e efeitos, diretos e indiretos, das plataformas digitais, influenciado, assim, para uma diminuição da concorrência, e, consequentemente do bem-estar dos consumidores. O papel cada vez mais dominante deste pequeno número de grandes empresas digitais (como a Google, Facebook, Amazon), devido à sua facilidade de acesso a dados, aos seus recursos de análise de dados e à utilização de inteligência artificial, desencadeou uma questão particularmente importante, serão as atuais políticas de concorrência capazes de lidar com esses novos desafios ou se estas necessitam ser alteradas ou complementadas por outras novas normas, ou seja, serão as atuais leis da concorrência ainda capazes de lidar com os desafios da transformação digital. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-19T07:36:24Z 2021-01-13 2021-01-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/47998 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/47998 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134545734270976 |