A aprendizagem das funções por alunos discalcúlicos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/1856 |
Resumo: | As dificuldades que os jovens manifestam na utilização de noções de Matemática deverão ser, por parte de todas as nações, um motivo de maior preocupação e investimento, na medida em que a Matemática está fortemente ligada à prosperidade de cada país. Essas dificuldades podem condicionar o futuro dos jovens, havendo maior probabilidade de situações de depressão e menor capacidade financeira (Butterworth, 2010). Reeducar jovens com dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM) poderá ajudar a resolver alguns dos problemas da actual sociedade, face às inúmeras capacidades que se poderão desenvolver com a utilização da Matemática. No âmbito deste trabalho, foi efectuado um estudo de caso visando identificar e compreender as dificuldades que experimenta uma aluna discalcúlica, que frequenta o sétimo ano de escolaridade pela primeira vez, quando aprende conceitos específicos das Funções, através da aplicação do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB), mediante uma intervenção educativa atempada com a implementação de estratégias específicas redefinidas consoante as dificuldades manifestadas pela aluna. No sentido de dar resposta ao problema supracitado utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo e interpretativo. A aluna evoluiu na aprendizagem de conceitos específicos relacionados com as Funções, tendo também alterado a sua postura face às dificuldades que sente na compreensão e utilização de noções de Matemática. Evidenciou, sobretudo, melhor compreensão, seriação dos dados enunciados e flexibilidade na utilização de conceitos e linguagem simbólica, para além de um ritmo de trabalho mais ajustado ao seu grupo de pares. Destaca-se também o progresso observado ao nível da auto-estima, o qual se reflectiu numa atitude de maior empenho e persistência na execução das tarefas implementadas e na auto-exposição em contexto turma. |
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A aprendizagem das funções por alunos discalcúlicosDificuldades de aprendizagemEnsino da matemáticaAs dificuldades que os jovens manifestam na utilização de noções de Matemática deverão ser, por parte de todas as nações, um motivo de maior preocupação e investimento, na medida em que a Matemática está fortemente ligada à prosperidade de cada país. Essas dificuldades podem condicionar o futuro dos jovens, havendo maior probabilidade de situações de depressão e menor capacidade financeira (Butterworth, 2010). Reeducar jovens com dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM) poderá ajudar a resolver alguns dos problemas da actual sociedade, face às inúmeras capacidades que se poderão desenvolver com a utilização da Matemática. No âmbito deste trabalho, foi efectuado um estudo de caso visando identificar e compreender as dificuldades que experimenta uma aluna discalcúlica, que frequenta o sétimo ano de escolaridade pela primeira vez, quando aprende conceitos específicos das Funções, através da aplicação do Novo Programa de Matemática do Ensino Básico (NPMEB), mediante uma intervenção educativa atempada com a implementação de estratégias específicas redefinidas consoante as dificuldades manifestadas pela aluna. No sentido de dar resposta ao problema supracitado utilizou-se uma metodologia qualitativa de cunho descritivo e interpretativo. A aluna evoluiu na aprendizagem de conceitos específicos relacionados com as Funções, tendo também alterado a sua postura face às dificuldades que sente na compreensão e utilização de noções de Matemática. Evidenciou, sobretudo, melhor compreensão, seriação dos dados enunciados e flexibilidade na utilização de conceitos e linguagem simbólica, para além de um ritmo de trabalho mais ajustado ao seu grupo de pares. Destaca-se também o progresso observado ao nível da auto-estima, o qual se reflectiu numa atitude de maior empenho e persistência na execução das tarefas implementadas e na auto-exposição em contexto turma.Low numeracy amongst young people should be, by all nations, a cause for major concern and investment to the extent that mathematics is strongly linked to the prosperity of each country. Low numeracy can influence the future of young people, as there may be a higher probability of situations of depression and lower financial capacity (Butterworth, 2010). Reeducating young people with MLD may help solve some of the problems of today's society, given the many skills that can be developed exercising mathematical skills. This work seeks to portray specific difficulties in mathematics, Dyscalculia, a subject of few certainties, but which awakes more and more curiosity in scientific communities. In this context, a case study was carried out in order to understand what kind of difficulties are faced by a dyscalculic student – who attends the seventh grade for the first time – as she learns specific concepts of functions, by applying the new Maths syllabus designed for first grade students up to the twelfth grade. Specific strategies were developed according to the difficulties experienced by the student and the results of their implementation motivated some reflection on the influence of early educational intervention on the performance of students with these characteristics. In order to address the problem mentioned above, we used a qualitative methodology within a descriptive and interpretive point of view. The student has evolved in learning specific concepts related to functions, which brought about a change in her when dealing with her difficulties in understanding and using mathematical concepts. Above all, it was clear that she had developed her skills when it came to understanding and arranging the data in a series. Another achievement was her ability to use the concepts and the symbolic language in a more flexible way. Furthermore, the student evolved her working pace, which made it possible to keep up with her peer group. It was also noteworthy an improvement in terms of her self-esteem, which led to an attitude of greater commitment and persistence in performing the tasks before her classmates.Universidade da Beira InteriorSaraiva, Manuel Joaquim Félix da SilvauBibliorumPimenta, Corália Maria Santos2014-06-12T11:35:03Z2011-102011-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1856porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:36Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1856Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:37.430974Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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