Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caridade, Sónia
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Nunes, Laura M., Sani, Ana Isabel, Gonçalves, Maria João, Oliveira, Ana, Rodrigues, Carla
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/8560
Resumo: A escola possui um papel fundamental no desenvolvimento psicossocial dos jovens, constituindo-se como um meio privilegiado para a sua promoção, mas também para a prevenção dos mais diversos fenómenos sociais. Os profissionais que integram este contexto, por sua vez, representam agentes de mudança fulcrais, devendo por isso ser considerados na avaliação das mais diversas necessidades. O presente estudo com recurso ao método do inquérito por questionário envolveu uma amostra de 302 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 29 e os 66 anos, com a maioria dos participantes a pertencer ao sexo feminino. Os resultados apontam para uma perceção favorável dos respondentes a respeito das características do meio físico envolvente, bem como dos funcionamentos interno e externo do meio escolar. Não obstante, os participantes classificaram negativamente o envolvimento dos encarregados de educação nas iniciativas promovidas pelas instituições escolares; e identificaram diversas manifestações comportamentais por parte dos alunos (e.g., absentismo escolar; desrespeito generalizado, entre alunos; agressividade) que importa considerar. No final serão debatidas as implicações práticas e preventivas do presente trabalho.
id RCAP_e2e56b6a1cc88fe8d86c23afedefa4b4
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/8560
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutasMeio escolarAgentes educativosCondutasA escola possui um papel fundamental no desenvolvimento psicossocial dos jovens, constituindo-se como um meio privilegiado para a sua promoção, mas também para a prevenção dos mais diversos fenómenos sociais. Os profissionais que integram este contexto, por sua vez, representam agentes de mudança fulcrais, devendo por isso ser considerados na avaliação das mais diversas necessidades. O presente estudo com recurso ao método do inquérito por questionário envolveu uma amostra de 302 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 29 e os 66 anos, com a maioria dos participantes a pertencer ao sexo feminino. Os resultados apontam para uma perceção favorável dos respondentes a respeito das características do meio físico envolvente, bem como dos funcionamentos interno e externo do meio escolar. Não obstante, os participantes classificaram negativamente o envolvimento dos encarregados de educação nas iniciativas promovidas pelas instituições escolares; e identificaram diversas manifestações comportamentais por parte dos alunos (e.g., absentismo escolar; desrespeito generalizado, entre alunos; agressividade) que importa considerar. No final serão debatidas as implicações práticas e preventivas do presente trabalho.Universidade Católica PortuguesaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCaridade, SóniaNunes, Laura M.Sani, Ana IsabelGonçalves, Maria JoãoOliveira, AnaRodrigues, Carla2020-02-24T09:05:09Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8560porCaridade, S., Nunes, L., Sani, A., Gonçalves, M. J., Oliveira, Rodrigues, C., & A., Xavier, M. (2019). Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, 67-69. http://www.uceditora.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_uce.asp?sspageID=1281&lang=11645-4006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:56Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:26.891161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas
title Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas
spellingShingle Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas
Caridade, Sónia
Meio escolar
Agentes educativos
Condutas
title_short Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas
title_full Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas
title_fullStr Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas
title_full_unstemmed Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas
title_sort Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas
author Caridade, Sónia
author_facet Caridade, Sónia
Nunes, Laura M.
Sani, Ana Isabel
Gonçalves, Maria João
Oliveira, Ana
Rodrigues, Carla
author_role author
author2 Nunes, Laura M.
Sani, Ana Isabel
Gonçalves, Maria João
Oliveira, Ana
Rodrigues, Carla
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Caridade, Sónia
Nunes, Laura M.
Sani, Ana Isabel
Gonçalves, Maria João
Oliveira, Ana
Rodrigues, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Meio escolar
Agentes educativos
Condutas
topic Meio escolar
Agentes educativos
Condutas
description A escola possui um papel fundamental no desenvolvimento psicossocial dos jovens, constituindo-se como um meio privilegiado para a sua promoção, mas também para a prevenção dos mais diversos fenómenos sociais. Os profissionais que integram este contexto, por sua vez, representam agentes de mudança fulcrais, devendo por isso ser considerados na avaliação das mais diversas necessidades. O presente estudo com recurso ao método do inquérito por questionário envolveu uma amostra de 302 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 29 e os 66 anos, com a maioria dos participantes a pertencer ao sexo feminino. Os resultados apontam para uma perceção favorável dos respondentes a respeito das características do meio físico envolvente, bem como dos funcionamentos interno e externo do meio escolar. Não obstante, os participantes classificaram negativamente o envolvimento dos encarregados de educação nas iniciativas promovidas pelas instituições escolares; e identificaram diversas manifestações comportamentais por parte dos alunos (e.g., absentismo escolar; desrespeito generalizado, entre alunos; agressividade) que importa considerar. No final serão debatidas as implicações práticas e preventivas do presente trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-01T00:00:00Z
2019-12-01T00:00:00Z
2020-02-24T09:05:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/8560
url http://hdl.handle.net/10284/8560
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Caridade, S., Nunes, L., Sani, A., Gonçalves, M. J., Oliveira, Rodrigues, C., & A., Xavier, M. (2019). Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, 67-69. http://www.uceditora.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_uce.asp?sspageID=1281&lang=1
1645-4006
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130320024371200