Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/8560 |
Resumo: | A escola possui um papel fundamental no desenvolvimento psicossocial dos jovens, constituindo-se como um meio privilegiado para a sua promoção, mas também para a prevenção dos mais diversos fenómenos sociais. Os profissionais que integram este contexto, por sua vez, representam agentes de mudança fulcrais, devendo por isso ser considerados na avaliação das mais diversas necessidades. O presente estudo com recurso ao método do inquérito por questionário envolveu uma amostra de 302 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 29 e os 66 anos, com a maioria dos participantes a pertencer ao sexo feminino. Os resultados apontam para uma perceção favorável dos respondentes a respeito das características do meio físico envolvente, bem como dos funcionamentos interno e externo do meio escolar. Não obstante, os participantes classificaram negativamente o envolvimento dos encarregados de educação nas iniciativas promovidas pelas instituições escolares; e identificaram diversas manifestações comportamentais por parte dos alunos (e.g., absentismo escolar; desrespeito generalizado, entre alunos; agressividade) que importa considerar. No final serão debatidas as implicações práticas e preventivas do presente trabalho. |
id |
RCAP_e2e56b6a1cc88fe8d86c23afedefa4b4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/8560 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutasMeio escolarAgentes educativosCondutasA escola possui um papel fundamental no desenvolvimento psicossocial dos jovens, constituindo-se como um meio privilegiado para a sua promoção, mas também para a prevenção dos mais diversos fenómenos sociais. Os profissionais que integram este contexto, por sua vez, representam agentes de mudança fulcrais, devendo por isso ser considerados na avaliação das mais diversas necessidades. O presente estudo com recurso ao método do inquérito por questionário envolveu uma amostra de 302 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 29 e os 66 anos, com a maioria dos participantes a pertencer ao sexo feminino. Os resultados apontam para uma perceção favorável dos respondentes a respeito das características do meio físico envolvente, bem como dos funcionamentos interno e externo do meio escolar. Não obstante, os participantes classificaram negativamente o envolvimento dos encarregados de educação nas iniciativas promovidas pelas instituições escolares; e identificaram diversas manifestações comportamentais por parte dos alunos (e.g., absentismo escolar; desrespeito generalizado, entre alunos; agressividade) que importa considerar. No final serão debatidas as implicações práticas e preventivas do presente trabalho.Universidade Católica PortuguesaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaCaridade, SóniaNunes, Laura M.Sani, Ana IsabelGonçalves, Maria JoãoOliveira, AnaRodrigues, Carla2020-02-24T09:05:09Z2019-12-01T00:00:00Z2019-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/8560porCaridade, S., Nunes, L., Sani, A., Gonçalves, M. J., Oliveira, Rodrigues, C., & A., Xavier, M. (2019). Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, 67-69. http://www.uceditora.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_uce.asp?sspageID=1281&lang=11645-4006info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:07:56Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/8560Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:45:26.891161Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas |
title |
Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas |
spellingShingle |
Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas Caridade, Sónia Meio escolar Agentes educativos Condutas |
title_short |
Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas |
title_full |
Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas |
title_fullStr |
Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas |
title_full_unstemmed |
Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas |
title_sort |
Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas |
author |
Caridade, Sónia |
author_facet |
Caridade, Sónia Nunes, Laura M. Sani, Ana Isabel Gonçalves, Maria João Oliveira, Ana Rodrigues, Carla |
author_role |
author |
author2 |
Nunes, Laura M. Sani, Ana Isabel Gonçalves, Maria João Oliveira, Ana Rodrigues, Carla |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caridade, Sónia Nunes, Laura M. Sani, Ana Isabel Gonçalves, Maria João Oliveira, Ana Rodrigues, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Meio escolar Agentes educativos Condutas |
topic |
Meio escolar Agentes educativos Condutas |
description |
A escola possui um papel fundamental no desenvolvimento psicossocial dos jovens, constituindo-se como um meio privilegiado para a sua promoção, mas também para a prevenção dos mais diversos fenómenos sociais. Os profissionais que integram este contexto, por sua vez, representam agentes de mudança fulcrais, devendo por isso ser considerados na avaliação das mais diversas necessidades. O presente estudo com recurso ao método do inquérito por questionário envolveu uma amostra de 302 agentes educativos, com idades compreendidas entre os 29 e os 66 anos, com a maioria dos participantes a pertencer ao sexo feminino. Os resultados apontam para uma perceção favorável dos respondentes a respeito das características do meio físico envolvente, bem como dos funcionamentos interno e externo do meio escolar. Não obstante, os participantes classificaram negativamente o envolvimento dos encarregados de educação nas iniciativas promovidas pelas instituições escolares; e identificaram diversas manifestações comportamentais por parte dos alunos (e.g., absentismo escolar; desrespeito generalizado, entre alunos; agressividade) que importa considerar. No final serão debatidas as implicações práticas e preventivas do presente trabalho. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-01T00:00:00Z 2019-12-01T00:00:00Z 2020-02-24T09:05:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/8560 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/8560 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Caridade, S., Nunes, L., Sani, A., Gonçalves, M. J., Oliveira, Rodrigues, C., & A., Xavier, M. (2019). Análise do meio escolar na perspetiva dos agentes educativos: características, dinâmicas e condutas Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 19, 67-69. http://www.uceditora.ucp.pt/site/custom/template/ucptpl_uce.asp?sspageID=1281&lang=1 1645-4006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130320024371200 |