A língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico: impacto(s) no(s) (in)sucesso(s) dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Alexandra Maria Soares da Rocha Antunes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/36021
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
id RCAP_e2f6c022d19d7c37eb9ba815fd41bbcf
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36021
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico: impacto(s) no(s) (in)sucesso(s) dos alunosAtividades de enriquecimento curricular (AEC)Língua inglesaCurrículoEducaçãoCurricular enrichment activities (AEC)English languageCurriculumEducation372.3802.0:372.88372.88:802.0371.212.7Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoHumanidades::Línguas e LiteraturasDissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)O presente estudo que incide sobre a língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1.ºciclo do ensino básico tem como objetivo analisar, descrever e interpretar o impacto da língua inglesa nas AEC e no (in)sucesso dos alunos, caraterizando as expetativas dos docentes acerca deste impacto, analisar articulação entre as áreas curriculares disciplinares e a disciplina da língua inglesa, analisar o papel da língua inglesa na formação global do aluno, entre outros. Trata-se de um trabalho inicialmente desenvolvido sob a orientação do Doutor João Menelau Paraskeva tendo sido substancialmente alterado, sendo uma abordagem qualitativa e conta com a realização de onze entrevistas a docentes de AEC de quatro escolas, designadamente EB2/3 de Fermentões, de Ferreiros, de Celeirós e Lamaçães. Os dados obtidos através da realização destas entrevistas foram objeto de análise de conteúdo. Através desta análise foi possível concluir que o ensino do inglês como AEC apresenta-se como uma ferramenta poderosa no processo de aquisição de competências, permitindo trabalhar de forma lúdica, natural e agradável. Permitiu também compreender a importância que o inglês representa nas escolas de Portugal, constatar-se a existência da necessidade de um aperfeiçoamento na área da atividade que envolve o inglês, para que os alunos evoluam nas suas competências básicas. Quanto aos objetivos que se propuseram a atingir com este estudo foram atingidos, visto que a amostra em estudo revelou a necessidade de refletir sobre a importância do papel do inglês no desenvolvimento de capacidades nesta área, na transdisciplinaridade, na necessidade social do quotidiano e na forma como este está a ser implementado no 1º CEB em Portugal. Foram, também, detetadas algumas lacunas nomeadamente no que respeita à impossibilidade de se generalizar o caso em análise para todas as escolas. Existem dois fatores determinantes para esta situação: o primeiro, por se tratar de um estudo em apenas quatro escolas; e o segundo, pela especificidade do tema de pesquisa. Utilizou-se uma metodologia de investigação qualitativa, porém, a inexistência de literatura com instrumentos sistematizados sobre o objeto de estudo, levou à sua elaboração que apresenta algumas fragilidades.This study focuses on the English language as curriculum enrichment activity at 1. Cycle of basic education is to analyze, describe and interpret the impact of English on AEC'seo (in) student success, featuring the expectations of teachers about this impact, analyzing the relationship between discipline and disciplinary curriculum areas of English, examining the role of English in the global formation of the student, among others. This is a study initialy developed under the direction of Doctor João Menelau Paraskeva, having been sustantially amended and is a qualitative approach and relies on the achievement of eleven interviews with teachers AEC's four schools, namely EB2/3 of Fermentões, of Ferreiros, of Celeirós and Lamaçães. The data obtained from these interviews were analyzed for content. Through this analysis it was concluded that the teaching of English as AEC presents itself as a powerful tool in the process of acquiring skills, allowing you to work in a fun, natural and enjoyable. Allowed also understand the importance that English represents schools from Portugal, noted the existence of the need for improvement in the area of activity involving the English, so that students evolve in their basic skills. As for the objectives they set out to achieve with this study were achieved, since the sample under study revealed the importance of the role of English in developing capabilities in this area, transdisciplinarity and social necessity of everyday life. Were also detected some shortcomings particularly with regard to the inability to generalize to the case at all schools. There are two factors for this situation: first, because it is a study in just three schools, and the second, by the specificity of the research topic. We used a qualitative research methodology, however, the lack of literature with instruments on the subject of systematic study, which led to its drafting has some weaknesses.Pacheco, José AugustoUniversidade do MinhoMacedo, Alexandra Maria Soares da Rocha Antunes de20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/36021por201500612info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:23Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/36021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:37:10.645421Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico: impacto(s) no(s) (in)sucesso(s) dos alunos
title A língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico: impacto(s) no(s) (in)sucesso(s) dos alunos
spellingShingle A língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico: impacto(s) no(s) (in)sucesso(s) dos alunos
Macedo, Alexandra Maria Soares da Rocha Antunes de
Atividades de enriquecimento curricular (AEC)
Língua inglesa
Currículo
Educação
Curricular enrichment activities (AEC)
English language
Curriculum
Education
372.3
802.0:372.88
372.88:802.0
371.212.7
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Humanidades::Línguas e Literaturas
title_short A língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico: impacto(s) no(s) (in)sucesso(s) dos alunos
title_full A língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico: impacto(s) no(s) (in)sucesso(s) dos alunos
title_fullStr A língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico: impacto(s) no(s) (in)sucesso(s) dos alunos
title_full_unstemmed A língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico: impacto(s) no(s) (in)sucesso(s) dos alunos
title_sort A língua inglesa como atividade de enriquecimento curricular no 1º ciclo do ensino básico: impacto(s) no(s) (in)sucesso(s) dos alunos
author Macedo, Alexandra Maria Soares da Rocha Antunes de
author_facet Macedo, Alexandra Maria Soares da Rocha Antunes de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pacheco, José Augusto
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Alexandra Maria Soares da Rocha Antunes de
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades de enriquecimento curricular (AEC)
Língua inglesa
Currículo
Educação
Curricular enrichment activities (AEC)
English language
Curriculum
Education
372.3
802.0:372.88
372.88:802.0
371.212.7
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Humanidades::Línguas e Literaturas
topic Atividades de enriquecimento curricular (AEC)
Língua inglesa
Currículo
Educação
Curricular enrichment activities (AEC)
English language
Curriculum
Education
372.3
802.0:372.88
372.88:802.0
371.212.7
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Humanidades::Línguas e Literaturas
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/36021
url http://hdl.handle.net/1822/36021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 201500612
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132904749531136