Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galamba, Fábio Emanuel Barão
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9673
Resumo: capítulo 1 O presente Relatório de Estágio referencia o trabalho desenvolvido na Escola Secundária Frei Heitor Pinto ao longo do ano letivo 2016/2017 no decorrer do Estágio Pedagógico, do segundo ano do período de aprendizagem do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O objetivo deste relatório é narrar e refletir sobre a passagem pelo estágio. Será teoricamente apresentada a escola onde foi realizado o estágio pedagógico, assim como as turmas onde foram aplicados os modelos e estruturas do conhecimento e suas metodologias. Foram aplicados esses conhecimentos a 3 turmas, 5ºC, 10ºC e 10ºD, ou seja, uma turma de 2ºCiclo e duas do ensino secundário. Os planeamentos de aulas e a sua lecionação tiveram sempre o supervisionamento dos professores orientadores Carlos Elavai e Ricardo Pacheco no Secundário e pela professora Paulina Coelho no 2ºCiclo. Serão apresentadas as atividades não letivas desenvolvidas ao longo do ano, nomeadamente a direção de turma, desporto escolar e outras atividades para a comunidade escolar. Por fim, será realizado um balanço através duma reflexão e a importância do estágio para o meu futuro como professor de Educação Física. Capítulo 2 O objetivo do presente estudo é o de perceber a influência de um plano de treino (treino de força membros inferiores e treino de flexibilidade) de 8 semanas (16 treinos) durante as aulas de educação física no desempenho dos alunos no salto em cumprimento. Participaram no estudo 44 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 14 aos 17 anos, a frequentar o 10º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto. Para avaliação dos resultados do estudo utilizei a estatística descritiva, o teste-t para analise das variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis. Da análise efetuada do pré-teste para o pós-teste, em relação a turma experimental para a turma de controlo, dá para perceber que os alunos da turma experimental melhoraram o seu desempenho (cumprimento de salto e velocidade de sprint a 20 metros) em relação a turma de controlo, podendo afirmar desta forma que o planeamento surgiu os resultados esperados para este estudo. Retirando as conclusões de que se uma turma durante as aulas de salto em cumprimento trabalharem força dos membros inferiores, sprints e flexibilidade, melhoram no desempenho do salto em cumprimento, ou seja, melhoramento da marca de salto.
id RCAP_e2fb4b6dcdb968bbfab9a269c9005e39
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9673
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio PedagógicoSt. Peter´s International SchoolEducação FísicaModelos de Ensino-AprendizagemModelos de PlanificaçãoProfessor EstagiárioDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desportocapítulo 1 O presente Relatório de Estágio referencia o trabalho desenvolvido na Escola Secundária Frei Heitor Pinto ao longo do ano letivo 2016/2017 no decorrer do Estágio Pedagógico, do segundo ano do período de aprendizagem do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O objetivo deste relatório é narrar e refletir sobre a passagem pelo estágio. Será teoricamente apresentada a escola onde foi realizado o estágio pedagógico, assim como as turmas onde foram aplicados os modelos e estruturas do conhecimento e suas metodologias. Foram aplicados esses conhecimentos a 3 turmas, 5ºC, 10ºC e 10ºD, ou seja, uma turma de 2ºCiclo e duas do ensino secundário. Os planeamentos de aulas e a sua lecionação tiveram sempre o supervisionamento dos professores orientadores Carlos Elavai e Ricardo Pacheco no Secundário e pela professora Paulina Coelho no 2ºCiclo. Serão apresentadas as atividades não letivas desenvolvidas ao longo do ano, nomeadamente a direção de turma, desporto escolar e outras atividades para a comunidade escolar. Por fim, será realizado um balanço através duma reflexão e a importância do estágio para o meu futuro como professor de Educação Física. Capítulo 2 O objetivo do presente estudo é o de perceber a influência de um plano de treino (treino de força membros inferiores e treino de flexibilidade) de 8 semanas (16 treinos) durante as aulas de educação física no desempenho dos alunos no salto em cumprimento. Participaram no estudo 44 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 14 aos 17 anos, a frequentar o 10º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto. Para avaliação dos resultados do estudo utilizei a estatística descritiva, o teste-t para analise das variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis. Da análise efetuada do pré-teste para o pós-teste, em relação a turma experimental para a turma de controlo, dá para perceber que os alunos da turma experimental melhoraram o seu desempenho (cumprimento de salto e velocidade de sprint a 20 metros) em relação a turma de controlo, podendo afirmar desta forma que o planeamento surgiu os resultados esperados para este estudo. Retirando as conclusões de que se uma turma durante as aulas de salto em cumprimento trabalharem força dos membros inferiores, sprints e flexibilidade, melhoram no desempenho do salto em cumprimento, ou seja, melhoramento da marca de salto.Chapter 1. This Traineeship Report refers to the work carried out at the Frei Heitor Pinto Secondary School throughout the 2016/2017 academic year during the Pedagogical Stage of the second year of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education . The purpose of this report is to narrate and reflect on the passage through the internship. It will theoretically be presented the school where the pedagogic stage was carried out, as well as the classes where the knowledge models and structures and their methodologies were applied. This knowledge was applied to 3 classes, 5ºC, 10ºC and 10ºD, that is, a class of 2ºC and two of the secondary education. The planning of classes and their teaching always had the supervision of the tutor Carlos Elavai in the Secondary and by the teacher Paulina in the 2ºC. Non-learner activities developed throughout the year will be presented, such as class management, school sports and other activities for the school community. Finally, a balance will be made through reflection and the importance of the internship for my future as a teacher of Physical Education. Chapter 2 The objective of the present study is to perceive an influence of a training plan (inferior strength training and flexibility training) of 8 weeks (16 training) during as nonperforming physical education classes of students without jump in compliance. The study included 44 students, both boys and girls, aged 14 to 17, attending the 10th grade of the Heitor Pinto School Group. For the evaluation of the results of the study uses a descriptive statistic, the t-test for analysis of the dichotomous variables, the "p" of Personne in the correlation of variables. From the analysis performed from the pre-test to the post-test, in relation to the experimental group for the control group, we can see that the students in the experimental group improved their performance (speed and speed of 20 meters). control, and can be indicated with the surgical planning of the results expected for this study. Recalling as conclusions that if a class during as skip classes in compliance by working lower limb strength, sprints and flexibility, improve on the performance of the jump in compliance, ie improvement of the jump mark.Vicente, António Manuel NevesRepolho, Bruno Palma; ArturuBibliorumGalamba, Fábio Emanuel Barão2020-03-03T16:43:36Z2017-11-132017-09-292017-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9673TID:202337057porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:54Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9673Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:46.810022Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico
St. Peter´s International School
title Relatório de Estágio Pedagógico
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico
Galamba, Fábio Emanuel Barão
Educação Física
Modelos de Ensino-Aprendizagem
Modelos de Planificação
Professor Estagiário
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Relatório de Estágio Pedagógico
title_full Relatório de Estágio Pedagógico
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico
author Galamba, Fábio Emanuel Barão
author_facet Galamba, Fábio Emanuel Barão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vicente, António Manuel Neves
Repolho, Bruno Palma; Artur
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Galamba, Fábio Emanuel Barão
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Modelos de Ensino-Aprendizagem
Modelos de Planificação
Professor Estagiário
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Educação Física
Modelos de Ensino-Aprendizagem
Modelos de Planificação
Professor Estagiário
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description capítulo 1 O presente Relatório de Estágio referencia o trabalho desenvolvido na Escola Secundária Frei Heitor Pinto ao longo do ano letivo 2016/2017 no decorrer do Estágio Pedagógico, do segundo ano do período de aprendizagem do grau de mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. O objetivo deste relatório é narrar e refletir sobre a passagem pelo estágio. Será teoricamente apresentada a escola onde foi realizado o estágio pedagógico, assim como as turmas onde foram aplicados os modelos e estruturas do conhecimento e suas metodologias. Foram aplicados esses conhecimentos a 3 turmas, 5ºC, 10ºC e 10ºD, ou seja, uma turma de 2ºCiclo e duas do ensino secundário. Os planeamentos de aulas e a sua lecionação tiveram sempre o supervisionamento dos professores orientadores Carlos Elavai e Ricardo Pacheco no Secundário e pela professora Paulina Coelho no 2ºCiclo. Serão apresentadas as atividades não letivas desenvolvidas ao longo do ano, nomeadamente a direção de turma, desporto escolar e outras atividades para a comunidade escolar. Por fim, será realizado um balanço através duma reflexão e a importância do estágio para o meu futuro como professor de Educação Física. Capítulo 2 O objetivo do presente estudo é o de perceber a influência de um plano de treino (treino de força membros inferiores e treino de flexibilidade) de 8 semanas (16 treinos) durante as aulas de educação física no desempenho dos alunos no salto em cumprimento. Participaram no estudo 44 alunos, de ambos os sexos, com idades compreendidas dos 14 aos 17 anos, a frequentar o 10º ano de escolaridade do Agrupamento de Escolas Frei Heitor Pinto. Para avaliação dos resultados do estudo utilizei a estatística descritiva, o teste-t para analise das variáveis dicotómicas, o “p” de Person na correlação de variáveis. Da análise efetuada do pré-teste para o pós-teste, em relação a turma experimental para a turma de controlo, dá para perceber que os alunos da turma experimental melhoraram o seu desempenho (cumprimento de salto e velocidade de sprint a 20 metros) em relação a turma de controlo, podendo afirmar desta forma que o planeamento surgiu os resultados esperados para este estudo. Retirando as conclusões de que se uma turma durante as aulas de salto em cumprimento trabalharem força dos membros inferiores, sprints e flexibilidade, melhoram no desempenho do salto em cumprimento, ou seja, melhoramento da marca de salto.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-13
2017-09-29
2017-11-13T00:00:00Z
2020-03-03T16:43:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9673
TID:202337057
url http://hdl.handle.net/10400.6/9673
identifier_str_mv TID:202337057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136388947378176