Relatório de Estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária Campos Melo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luís Francisco Isento
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9378
Resumo: Neste documento descrevemos todo o percurso no estágio curricular supervisionado, realizado na Escola Secundária Campos Melo e na Escola Internacional da Covilhã, no âmbito do 2º Ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Neste documento daremos a conhecer toda a planificação, procedimentos, estratégias e reflexões sobre a intervenção e a observação pedagógica, descrevendo ainda a nossa participação nas diversas atividades extracurriculares e de interação com o meio escolar, promovidas ao longo do ano letivo 2016/2017. O segundo capítulo do documento inclui um estudo científico de natureza descritiva, que procurou analisar a relação existente entre o sucesso escolar e o nível de aptidão física dos estudantes, recorrendo a amostra de estudantes adolescentes de ambos os sexos (n=45, alunos do ensino secundário do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Campos Melo). O sucesso escolar foi calculado recorrendo às classificações oficiais dos estudantes nas diferentes disciplinas no final do 3º período. Os dados da aptidão física incluem avaliações morfológicas, de força e de flexibilidade. Os resultados encontrados sugerem que não há uma correlação significativa entre a aptidão física e o sucesso escolar.
id RCAP_253b026edd96554e7b53e5c95ac72066
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária Campos MeloAptidão FísicaEducação FísicaEstágio CurricularIntervençãoPlanificaçãoSucesso EscolarDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoNeste documento descrevemos todo o percurso no estágio curricular supervisionado, realizado na Escola Secundária Campos Melo e na Escola Internacional da Covilhã, no âmbito do 2º Ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Neste documento daremos a conhecer toda a planificação, procedimentos, estratégias e reflexões sobre a intervenção e a observação pedagógica, descrevendo ainda a nossa participação nas diversas atividades extracurriculares e de interação com o meio escolar, promovidas ao longo do ano letivo 2016/2017. O segundo capítulo do documento inclui um estudo científico de natureza descritiva, que procurou analisar a relação existente entre o sucesso escolar e o nível de aptidão física dos estudantes, recorrendo a amostra de estudantes adolescentes de ambos os sexos (n=45, alunos do ensino secundário do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Campos Melo). O sucesso escolar foi calculado recorrendo às classificações oficiais dos estudantes nas diferentes disciplinas no final do 3º período. Os dados da aptidão física incluem avaliações morfológicas, de força e de flexibilidade. Os resultados encontrados sugerem que não há uma correlação significativa entre a aptidão física e o sucesso escolar.In this document we describe the entire course in the supervised curricular stage, held at the Campos Melo Secondary School and at the Covilhã International School, within the scope of the 2nd cycle of studies in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education of the University of Beira Interior (UBI). In this document we will present all the planning, procedures, strategies and reflections about intervention and pedagogical observation, also describing our participation in the various extracurricular activities and interaction with the school environment, promoted during the 2016/2017 school year. The second chapter of the document includes a scientific study of a descriptive nature, which sought to analyze the relationship between school achievement and the students' physical fitness level, using a sample of adolescent students of both sexes (n = 45, secondary course of Science and Technology course at Campos Melo Secondary School). School success was calculated using the official classifications of students in the different disciplines at the end of the 3rd period. Physical fitness data includes morphological, strength and flexibility assessments. The results suggest that there is no significant correlation between physical fitness and school success.Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho dauBibliorumGomes, Luís Francisco Isento2020-02-19T16:41:02Z2018-03-202018-02-142018-03-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9378TID:202356094porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:42Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9378Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:40.537364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária Campos Melo
title Relatório de Estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária Campos Melo
spellingShingle Relatório de Estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária Campos Melo
Gomes, Luís Francisco Isento
Aptidão Física
Educação Física
Estágio Curricular
Intervenção
Planificação
Sucesso Escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Relatório de Estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária Campos Melo
title_full Relatório de Estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária Campos Melo
title_fullStr Relatório de Estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária Campos Melo
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária Campos Melo
title_sort Relatório de Estágio de Educação Física realizado na Escola Secundária Campos Melo
author Gomes, Luís Francisco Isento
author_facet Gomes, Luís Francisco Isento
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Luís Francisco Isento
dc.subject.por.fl_str_mv Aptidão Física
Educação Física
Estágio Curricular
Intervenção
Planificação
Sucesso Escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Aptidão Física
Educação Física
Estágio Curricular
Intervenção
Planificação
Sucesso Escolar
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description Neste documento descrevemos todo o percurso no estágio curricular supervisionado, realizado na Escola Secundária Campos Melo e na Escola Internacional da Covilhã, no âmbito do 2º Ciclo de estudos em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade da Beira Interior (UBI). Neste documento daremos a conhecer toda a planificação, procedimentos, estratégias e reflexões sobre a intervenção e a observação pedagógica, descrevendo ainda a nossa participação nas diversas atividades extracurriculares e de interação com o meio escolar, promovidas ao longo do ano letivo 2016/2017. O segundo capítulo do documento inclui um estudo científico de natureza descritiva, que procurou analisar a relação existente entre o sucesso escolar e o nível de aptidão física dos estudantes, recorrendo a amostra de estudantes adolescentes de ambos os sexos (n=45, alunos do ensino secundário do curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Campos Melo). O sucesso escolar foi calculado recorrendo às classificações oficiais dos estudantes nas diferentes disciplinas no final do 3º período. Os dados da aptidão física incluem avaliações morfológicas, de força e de flexibilidade. Os resultados encontrados sugerem que não há uma correlação significativa entre a aptidão física e o sucesso escolar.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-03-20
2018-02-14
2018-03-20T00:00:00Z
2020-02-19T16:41:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9378
TID:202356094
url http://hdl.handle.net/10400.6/9378
identifier_str_mv TID:202356094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136388296212480