Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1223 |
Resumo: | O presente documento resulta da intervenção educativa levada a cabo pela estagiária nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da observação realizada a cada uma das instituições cooperantes, bem como ao grupo de crianças e alunos, organizou-se/planificou-se toda uma prática pedagógica de acordo com as necessidades ressaltadas pelas observações. Toda a intervenção teve como alicerce uma “pedagogia de animação” (Marcelino, 2002), respeitando a cultura da criança. Em cada um dos períodos de estágio procedeu-se a uma investigação de abordagem qualitativa, a fim de compreender os contextos educativos, as crianças e os acontecimentos, por conseguinte, agir em conformidade. Este trabalho exalta, portanto, toda a vivência ocorrida no decorrer do estágio, sobretudo a essência da prática pedagógica, sustentada em fundamentação teórica e evidências, como registos fotográficos, registos de observação, entre outros. This document is the result of educational intervention carried out by an intern in the contexts of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, within the framework of master in Pre-school education and teaching the 1st Cycle of Basic Education. From the observation performed in each one of the cooperating institutions, as well as the group of children and students, it was organized/was planned an entire pedagogical practice according to the needs highlighted by the comments. The whole speech had as basis a” pedagogy of animation" (Marcelino, 2002), while respecting the culture of the child. In each of the periods of stage an investigation was made of qualitative approach, in order to understand the educational contexts, the children and the events, therefore, act accordingly. This work exalts, therefore, the whole experience thatoccurred during the internship, especially the essence of pedagogical practice, sustained in a theoretical basis and evidence, such as photographic records, records of observation, among others. |
id |
RCAP_e302cf10b793f9657ac826263a20ec9d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1223 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferençasFormação de professoresEducação Pré-EscolarEnsino básico (1º ciclo)ObservaçãoPlanificaçãoO presente documento resulta da intervenção educativa levada a cabo pela estagiária nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da observação realizada a cada uma das instituições cooperantes, bem como ao grupo de crianças e alunos, organizou-se/planificou-se toda uma prática pedagógica de acordo com as necessidades ressaltadas pelas observações. Toda a intervenção teve como alicerce uma “pedagogia de animação” (Marcelino, 2002), respeitando a cultura da criança. Em cada um dos períodos de estágio procedeu-se a uma investigação de abordagem qualitativa, a fim de compreender os contextos educativos, as crianças e os acontecimentos, por conseguinte, agir em conformidade. Este trabalho exalta, portanto, toda a vivência ocorrida no decorrer do estágio, sobretudo a essência da prática pedagógica, sustentada em fundamentação teórica e evidências, como registos fotográficos, registos de observação, entre outros. This document is the result of educational intervention carried out by an intern in the contexts of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, within the framework of master in Pre-school education and teaching the 1st Cycle of Basic Education. From the observation performed in each one of the cooperating institutions, as well as the group of children and students, it was organized/was planned an entire pedagogical practice according to the needs highlighted by the comments. The whole speech had as basis a” pedagogy of animation" (Marcelino, 2002), while respecting the culture of the child. In each of the periods of stage an investigation was made of qualitative approach, in order to understand the educational contexts, the children and the events, therefore, act accordingly. This work exalts, therefore, the whole experience thatoccurred during the internship, especially the essence of pedagogical practice, sustained in a theoretical basis and evidence, such as photographic records, records of observation, among others.2013-05-27T09:59:04Z2013-02-01T00:00:00Z2013-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1223porRodrigues, Juliana Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:41Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1223Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:42.976547Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças |
title |
Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças |
spellingShingle |
Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças Rodrigues, Juliana Pinto Formação de professores Educação Pré-Escolar Ensino básico (1º ciclo) Observação Planificação |
title_short |
Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças |
title_full |
Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças |
title_fullStr |
Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças |
title_full_unstemmed |
Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças |
title_sort |
Um profissional de educação com dupla habilitação: um percurso com semelhanças e diferenças |
author |
Rodrigues, Juliana Pinto |
author_facet |
Rodrigues, Juliana Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Juliana Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Educação Pré-Escolar Ensino básico (1º ciclo) Observação Planificação |
topic |
Formação de professores Educação Pré-Escolar Ensino básico (1º ciclo) Observação Planificação |
description |
O presente documento resulta da intervenção educativa levada a cabo pela estagiária nos contextos de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Partindo da observação realizada a cada uma das instituições cooperantes, bem como ao grupo de crianças e alunos, organizou-se/planificou-se toda uma prática pedagógica de acordo com as necessidades ressaltadas pelas observações. Toda a intervenção teve como alicerce uma “pedagogia de animação” (Marcelino, 2002), respeitando a cultura da criança. Em cada um dos períodos de estágio procedeu-se a uma investigação de abordagem qualitativa, a fim de compreender os contextos educativos, as crianças e os acontecimentos, por conseguinte, agir em conformidade. Este trabalho exalta, portanto, toda a vivência ocorrida no decorrer do estágio, sobretudo a essência da prática pedagógica, sustentada em fundamentação teórica e evidências, como registos fotográficos, registos de observação, entre outros. This document is the result of educational intervention carried out by an intern in the contexts of Pre-school Education and 1st Cycle of Basic Education, within the framework of master in Pre-school education and teaching the 1st Cycle of Basic Education. From the observation performed in each one of the cooperating institutions, as well as the group of children and students, it was organized/was planned an entire pedagogical practice according to the needs highlighted by the comments. The whole speech had as basis a” pedagogy of animation" (Marcelino, 2002), while respecting the culture of the child. In each of the periods of stage an investigation was made of qualitative approach, in order to understand the educational contexts, the children and the events, therefore, act accordingly. This work exalts, therefore, the whole experience thatoccurred during the internship, especially the essence of pedagogical practice, sustained in a theoretical basis and evidence, such as photographic records, records of observation, among others. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05-27T09:59:04Z 2013-02-01T00:00:00Z 2013-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1223 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1223 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131620927602688 |