Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/11358 |
Resumo: | O estudo que se apresenta tem como finalidade aferir de que modo o desenvolvimento de tarefas escolhidas criteriosamente poderá contribuir para o envolvimento de um grupo de alunos do quinto ano de escolaridade na disciplina de matemática e facilitar a sua aprendizagem, nomeadamente no que se refere ao conteúdo “Áreas e Perímetros”. Para tal elaborou-se uma sequência organizada de oito tarefas exploratórias. Este estudo assumiu uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, num design de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da observação direta e participante das aulas, com registo de notas de campo e de meios audiovisuais. Os resultados desta investigação revelaram que não só as tarefas que são apresentadas, como a forma como são apresentadas pelo Professor aos alunos, são aspetos fundamentais para o seu desenvolvimento intelectual, para a sua motivação e consequente sucesso a nível da disciplina de Matemática. Este estudo permitiu ainda concluir que tarefas abertas de múltiplas soluções ou de múltiplas estratégias de resolução permitem aos alunos ser criativos, revelando fluência, flexibilidade e originalidade. Assim sendo, o modo de melhorar a compreensão concetual da Matemática deve focar-se em torno de tarefas matematicamente desafiantes, promotoras do pensamento flexível, raciocínio e resolução de problemas. |
id |
RCAP_e30ad771a8c2cdfb7907540df9d3ef17 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/11358 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridadeTarefasCriatividadeÁreasPerímetrosTasksCreativityAreasPerimetersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO estudo que se apresenta tem como finalidade aferir de que modo o desenvolvimento de tarefas escolhidas criteriosamente poderá contribuir para o envolvimento de um grupo de alunos do quinto ano de escolaridade na disciplina de matemática e facilitar a sua aprendizagem, nomeadamente no que se refere ao conteúdo “Áreas e Perímetros”. Para tal elaborou-se uma sequência organizada de oito tarefas exploratórias. Este estudo assumiu uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, num design de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da observação direta e participante das aulas, com registo de notas de campo e de meios audiovisuais. Os resultados desta investigação revelaram que não só as tarefas que são apresentadas, como a forma como são apresentadas pelo Professor aos alunos, são aspetos fundamentais para o seu desenvolvimento intelectual, para a sua motivação e consequente sucesso a nível da disciplina de Matemática. Este estudo permitiu ainda concluir que tarefas abertas de múltiplas soluções ou de múltiplas estratégias de resolução permitem aos alunos ser criativos, revelando fluência, flexibilidade e originalidade. Assim sendo, o modo de melhorar a compreensão concetual da Matemática deve focar-se em torno de tarefas matematicamente desafiantes, promotoras do pensamento flexível, raciocínio e resolução de problemas.The purpose of this study is to assess how the development of carefully chosen tasks can increase student’s interest and engagement in a fifth grade Maths class and promote their learning, specifically on what concerns the topic “Areas and Perimeters”. To achieve that goal we created an organized sequence of eight exploratory tasks. This study followed a qualitative methodological approach, in a study case design. The data was collected through direct and participant observation of classes, including note registration and audiovisual means. The results of this research revealed that not only the task, but also the way it is presented by the teacher to the students are crucial aspects for their intellectual development, their motivation and consequent success in Maths. This study also showed that open tasks with multiple solutions or multiple solving strategies allow students to be creative and to reveal their fluency, flexibility and originality. Therefore, the way to improve conceptual understanding in Maths should focus on mathematically challenging tasks, ones that can promote flexible thoughts, reasoning and problem solving.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoMaia-Lima, Cláudia Manuela FerreiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLima, Liliana Cristina da Cunha Gonçalves2018-04-17T10:48:35Z201620162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/11358TID:201900556porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:25Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/11358Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:44.223073Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridade |
title |
Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridade Lima, Liliana Cristina da Cunha Gonçalves Tarefas Criatividade Áreas Perímetros Tasks Creativity Areas Perimeters Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_full |
Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridade |
title_sort |
Criatividade na resolução de problemas: uma experiência com alunos do 5º ano de escolaridade |
author |
Lima, Liliana Cristina da Cunha Gonçalves |
author_facet |
Lima, Liliana Cristina da Cunha Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia-Lima, Cláudia Manuela Ferreira Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Liliana Cristina da Cunha Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tarefas Criatividade Áreas Perímetros Tasks Creativity Areas Perimeters Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Tarefas Criatividade Áreas Perímetros Tasks Creativity Areas Perimeters Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O estudo que se apresenta tem como finalidade aferir de que modo o desenvolvimento de tarefas escolhidas criteriosamente poderá contribuir para o envolvimento de um grupo de alunos do quinto ano de escolaridade na disciplina de matemática e facilitar a sua aprendizagem, nomeadamente no que se refere ao conteúdo “Áreas e Perímetros”. Para tal elaborou-se uma sequência organizada de oito tarefas exploratórias. Este estudo assumiu uma abordagem metodológica de natureza qualitativa, num design de estudo de caso. A recolha de dados foi realizada através da observação direta e participante das aulas, com registo de notas de campo e de meios audiovisuais. Os resultados desta investigação revelaram que não só as tarefas que são apresentadas, como a forma como são apresentadas pelo Professor aos alunos, são aspetos fundamentais para o seu desenvolvimento intelectual, para a sua motivação e consequente sucesso a nível da disciplina de Matemática. Este estudo permitiu ainda concluir que tarefas abertas de múltiplas soluções ou de múltiplas estratégias de resolução permitem aos alunos ser criativos, revelando fluência, flexibilidade e originalidade. Assim sendo, o modo de melhorar a compreensão concetual da Matemática deve focar-se em torno de tarefas matematicamente desafiantes, promotoras do pensamento flexível, raciocínio e resolução de problemas. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016 2016-01-01T00:00:00Z 2018-04-17T10:48:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/11358 TID:201900556 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/11358 |
identifier_str_mv |
TID:201900556 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131411874054144 |