Estratégias avaliativas de um contexto educativo: um estudo exploratório sobre avaliação no 1º ciclo EB
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1131 |
Resumo: | A realização de trabalhos de investigação/reflexão sobre avaliação das aprendizagens tem vindo a aumentar significativamente, desde 1990. Este crescente interesse resulta, essencialmente, da progressiva consciencialização da importância do papel da avaliação, na melhoria das aprendizagens dos alunos. Este projeto tem como objeto de estudo a avaliação, particularmente a sua dimensão formativa e a análise de estratégias avaliativas de um grupo de professores do 1º Ciclo, de um contexto educativo específico, tendo em conta a centralidade da noção de competência e a emergência de metas de aprendizagem. A fundamentação teórica subjacente a este estudo enquadra-se na perspetiva de avaliação formativa alternativa que pressupõe uma partilha de responsabilidades entre alunos e professores, em matéria de avaliação e de regulação de aprendizagens. O trabalho de investigação realizado procura descrever, analisar e interpretar um amplo conjunto de relações, de fenómenos e de realidades associados a esta modalidade avaliativa. Para além das conceções dos docentes e da perspetiva institucional, este projeto implicou também a recolha de dados junto dos alunos, com o intuito de caracterizar a avaliação de que são objeto e simultaneamente atores. O estudo empírico visa fundamentalmente a compreensão de forma mais sistémica, integrada e profunda, das estratégias de avaliação, da sua utilidade prática na regulação e progressiva melhoria das aprendizagens e, sobretudo, perspetivar as mudanças que podem e/ou devem ocorrer na sala de aula. |
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