Um estudo sobre as práticas de avaliação de aprendizagem do 1º Ciclo do Ensino Básico: a prática avaliativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Paulo Sérgio da Silva
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1274
Resumo: Este trabalho, construído em torno da avaliação: processos e implicações nas práticas dos professores, prende-se fundamentalmente, com a constatação, consensualmente assumida por um vasto conjunto de profissionais, de que, apesar de tanto se elogiar a mudança estratégico/pedagógica do ensino em Portugal, falando-se em construir uma escola baseada numa dinâmica interativa, pouco se tem evoluído sobre as questões à volta do ato avaliativo, nomeadamente no 1.º ciclo do Ensino Básico. Pretende-se discutir, argumentar e aferir o lugar e a importância da avaliação na prática dos professores; esclarecer em que medida a avaliação é uma construção partilhada, que passa pelo diálogo, pela comunicação de processos e efeitos a outras entidades, tendo em vista a criação de contextos facilitadores de um percurso educativo e formativo de sucesso; verificar quais as dificuldades encontradas pelos professores no que se refere à implementação de dinâmicas de avaliação formativa e formadora e, por último, desenvolver uma compreensão da avaliação como um ato de negociação, aprendizagem, e regulação das suas práticas. O problema objeto deste trabalho consiste em verificar até que ponto a avaliação realizada no 1.º ciclo do Ensino Básico constitui uma base de planificação/ação e regulação para o professor revestindo-se assim de um carácter formativo, pois teoricamente, é o nível de ensino onde mais se praticam avaliações de âmbito formativo. Do ponto de vista teórico trata-se de compreender através da opinião de autores como são compreendidas e vividas certas práticas pedagógicas e avaliativas na educação, em conformidade com os modelos curriculares, documentação, legislação e contextos de aplicação. Admitindo a complexidade do tema, tentou-se, através de uma amostra previamente definida (professores de 1º ciclo), compreender as suas práticas avaliativas (efeitos e implicações) no trabalho pedagógico. O trabalho procura uma abordagem com profundidade, na linha de um enfoque interpretativo na compreensão dos fenómenos educativos, nomeadamente na avaliação. ABSTRACTT: This work, built on assessment: process and implications on the teachers’ practices, relates mainly to the finding which is broadly assumed by a wide group of professionals that in spite of praising the strategical and pedagogical change in teaching in Portugal, little has been done to improve the issue of assessment, mainly in Primary teaching level. It is our intention to discuss, to provide arguments and measure the place and the importance of assessment in the teachers’ practice; explain why assessment is a shared construction that requires dialogue, process and effect communication to other partners, aiming at creating favorable contexts for a successful educational and formative school career, to check the difficulties teachers find as far as the enforcement of the formative assessment is concerned and finally to develop an understanding of the assessment as a negotiation, a learning process and a regulation of its practices. The main purpose of this research is to verify how the assessment done in Primary school level represents a plan/action and regulation to the teacher,so being a formative process, thus theorically it is the teaching level where more formative assessment takes place. In the academic point of view we aim at understanding, considering the authors’ point of view, how certain pedagogical practices are perceived and performed, according to curriculum models, documentation, laws and enforcement contexts. Admitting the complex nature of the topic, we have tried, through the use of a previously defined sample (primary school teachers) to understand their assessment practices (effects and implications) in the pedagogical work. This study seeks a deep approach, focusing in the interpretation in order to understand the educational phenomena, and mainly the assessment process.
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