Competências do orientador profissional brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Juliana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Melo-Silva, Lucy, Faria, Liliana, Taveira, Maria do Céu, Repetto Talavera, Elvira, Manzano Soto, Nuria, Ferrer-Sama, Paula, Hiebert, Bryan
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11190
Resumo: As transformações e novas demandas do mundo do trabalho têm protagonizado importantes discussões que repercutem no papel da Orientação Profissional. Tais discussões levaram à preocupação com a formação do orientador profissional, partindo do conceito de competências. Esta atenção foi intensificada a partir do estudo iniciado pela IAEVG, que abordou parâmetros de competências do orientador escolar e profissional no cenário internacional, propondo um modelo de competências centrais e especializadas. Baseado em tal modelo apresenta-se o levantamento das competências profissionais do orientador profissional brasileiro. Foi utilizado o questionário de avaliação de competências internacionais para orientadores escolares e profissionais desenvolvido por Repetto et al. (2004, 2008) e, a partir dos resultados, discutem-se a formação e atuação do orientador no Brasil e implicações para melhor qualidade de seus serviços.
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