Competências do orientador profissional brasileiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/11190 |
Resumo: | As transformações e novas demandas do mundo do trabalho têm protagonizado importantes discussões que repercutem no papel da Orientação Profissional. Tais discussões levaram à preocupação com a formação do orientador profissional, partindo do conceito de competências. Esta atenção foi intensificada a partir do estudo iniciado pela IAEVG, que abordou parâmetros de competências do orientador escolar e profissional no cenário internacional, propondo um modelo de competências centrais e especializadas. Baseado em tal modelo apresenta-se o levantamento das competências profissionais do orientador profissional brasileiro. Foi utilizado o questionário de avaliação de competências internacionais para orientadores escolares e profissionais desenvolvido por Repetto et al. (2004, 2008) e, a partir dos resultados, discutem-se a formação e atuação do orientador no Brasil e implicações para melhor qualidade de seus serviços. |
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Competências do orientador profissional brasileiroCompetênciasOrientador escolar e profissionalFormaçãoAvaliação de serviçosCompetenciesSchool and vocational counselorTrainingServices evaluationOrientador escolar y profesionalFormaciónEvaluación de serviciosAs transformações e novas demandas do mundo do trabalho têm protagonizado importantes discussões que repercutem no papel da Orientação Profissional. Tais discussões levaram à preocupação com a formação do orientador profissional, partindo do conceito de competências. Esta atenção foi intensificada a partir do estudo iniciado pela IAEVG, que abordou parâmetros de competências do orientador escolar e profissional no cenário internacional, propondo um modelo de competências centrais e especializadas. Baseado em tal modelo apresenta-se o levantamento das competências profissionais do orientador profissional brasileiro. Foi utilizado o questionário de avaliação de competências internacionais para orientadores escolares e profissionais desenvolvido por Repetto et al. (2004, 2008) e, a partir dos resultados, discutem-se a formação e atuação do orientador no Brasil e implicações para melhor qualidade de seus serviços.Changes and new demands in the world of work have lead an important debate with implications in the role of Vocational Guidance. This debate has generated mayor attention on the concept of vocational counselor competency based training. This attention increased on the bases of the study initiated by the IAEVG, and its international approach of the competence standards, that proposed a model for core and specialized competencies. Based on that model, an adaptation of the professional competencies of the Brazilian vocational counselor is presented here. With this aim, an evaluation questionnaire developed by Repetto et als. (2004, 2008) was used; from the results of this questionnaire, training and work of guidance practitioners and implications for improving the quality of their service is discussed.Las transformaciones y nuevas demandas del mundo del trabajo han protagonizado un importante debate que repercute en el papel que juega la Orientación Profesional. Este debate ha generado mayor atención sobre la formación del orientador profesional, basado en el concepto de competencias. Esta atención se intensificó a partir del estudio iniciado por la IAEVG, que abordó estándares de competencias del orientador escolar y profesional en un escenario internacional, proponiendo un modelo de competencias centrales y especializadas. Basado en tal modelo, se presenta una adaptación a las competencias profesionales del orientador profesional brasileño. Para ello, se utilizó un cuestionario de evaluación de competencias internacionales para orientadores escolares y profesionales desarrollado por Repetto et al. (2004, 2008) y, a partir de los resultados, se discute la formación e intervención del orientador en Brasil y las implicaciones para mejorar la calidad de sus servicios.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) -SFRH/BD/18637/2004-FCTUniversidade do MinhoAntunes, JulianaMelo-Silva, LucyFaria, LilianaTaveira, Maria do CéuRepetto Talavera, ElviraManzano Soto, NuriaFerrer-Sama, PaulaHiebert, Bryan20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11190por“Revista Española de Orientación y Psicopedagogía”. ISSN 1139-7853. 20:2 (2009) 99-108.1139-7853info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:48Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11190Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:58.682396Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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