Liderança e motivação : estudo de caso no Hotel Tivoli de Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/6988 |
Resumo: | Dissertação de mestrado Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023. |
id |
RCAP_e33241cfff8cc86769172b6d6dd4571a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6988 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança e motivação : estudo de caso no Hotel Tivoli de LisboaHotel Tivoli Oriente Lisboa - EmpregadosLiderançaMotivação do EmpregadoDissertação de mestrado Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023.Exame público realizado em 9 de junho de 2023.No decorrer dos anos nota-se com maior precisão que o líder e os colaboradores resultam ser pontos chaves para qualquer empresa, por esta razão a liderança e a motivação estão interligadas. Sendo que o líder como o seu próprio nome indica, tem a missão de partilhar auto conhecimento e boas praticas aos seus seguidores de modo a se sentirem motivados e identificados pela empresa, fazendo com que eles proporcionem o seu máximo no cumprimento das suas funções assim como também no alcance dos objetivos estabelecidos pela empresa. A presença de um líder que vive pela empresa, aquele denominado criador de seguidores, com a capacidade de impulsionar boas vibrações aos seus seguidores de modo a criar vínculos não só de trabalho mas também em procurar saber as necessidades dos seus subordinados, proporciona uma boa comunicação e um ambiente de trabalho melhor, sendo assim, esse líder torna-se como um diamante bruto para a empresa, porque de igual modo contribui para ajudar os colaboradores a aumentarem a sua produtividade. A presente investigação visa analisar que influência a liderança do Hotel Tivoli de Lisboa tem na motivação dos seus colaboradores. Para dar seguimento à presente investigação aplicou-se um questionário aos colaboradores de diversas áreas do Hotel Tivoli, de modo a ter a perceção por parte dos mesmo sobre a influência da liderança na motivação dos colaboradores. Para a seleção da amostra, foi utilizada uma amostragem aleatória simples para populações finitas, tendo sido obtido 126 inquiridos de um universo de 287 trabalhadores hoteleiros. Os resultados obtidos dos instrumentos aplicados ilustra que existe uma influência negativa da parte da liderança do Hotel Tivoli na motivação seus colaboradores.Over the years it has been noted more precisely that the leader and the collaborators turn out to be key points for any company, for this reason leadership and motivation are always intertwined. Being that the leader, as his name implies, has the mission of sharing self-knowledge and good practices with his followers so that they feel motivated and identified by the company, making them provide their maximum in the fulfillment of their duties as well as also in achieving the goals set by the company. The presence of a leader who lives for the company, the so-called creator of followers, with the ability to boost good vibes in his followers in order to create relationships not only for work but also for seeking to know the needs of his subordinates, provides good communication and a better work environment, so that leader becomes like a diamond in the rough for the company, because it also helps employees to increase their productivity. The present investigation aims to analyze what influence the leadership of the Hotel Tivoli de Lisboa has on the motivation of its employees. To continue the investigation, a questionnaire with a Likert scale was applied to employees from different areas of the Hotel Tivoli, in order to have their perception of the influence of leadership on employee motivation. For sample selection, a random sampling for finite populations was used for this case of a population of 287 hotel workers, where 126 were surveyed. The results obtained from the aforementioned instruments illustrate that there is a negative influence on the part of the leadership of the Tivoli hotel in motivating its employees.2023-06-19T11:08:24Z2023-06-192023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6988http://hdl.handle.net/11067/6988TID:203321065porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Neves Pinto, 1995-reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:50:14Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6988Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:28:05.427036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança e motivação : estudo de caso no Hotel Tivoli de Lisboa |
title |
Liderança e motivação : estudo de caso no Hotel Tivoli de Lisboa |
spellingShingle |
Liderança e motivação : estudo de caso no Hotel Tivoli de Lisboa Ribeiro, Neves Pinto, 1995- Hotel Tivoli Oriente Lisboa - Empregados Liderança Motivação do Empregado |
title_short |
Liderança e motivação : estudo de caso no Hotel Tivoli de Lisboa |
title_full |
Liderança e motivação : estudo de caso no Hotel Tivoli de Lisboa |
title_fullStr |
Liderança e motivação : estudo de caso no Hotel Tivoli de Lisboa |
title_full_unstemmed |
Liderança e motivação : estudo de caso no Hotel Tivoli de Lisboa |
title_sort |
Liderança e motivação : estudo de caso no Hotel Tivoli de Lisboa |
author |
Ribeiro, Neves Pinto, 1995- |
author_facet |
Ribeiro, Neves Pinto, 1995- |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Neves Pinto, 1995- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Hotel Tivoli Oriente Lisboa - Empregados Liderança Motivação do Empregado |
topic |
Hotel Tivoli Oriente Lisboa - Empregados Liderança Motivação do Empregado |
description |
Dissertação de mestrado Gestão de Recursos Humanos e Análise Organizacional, Universidade Lusíada de Lisboa, 2023. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-19T11:08:24Z 2023-06-19 2023-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/6988 http://hdl.handle.net/11067/6988 TID:203321065 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/6988 |
identifier_str_mv |
TID:203321065 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/plain; charset=utf-8 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136760852119552 |