Relatório de estágio de qualificação profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Cátia Adosinda Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/8621
Resumo: O presente relatório de estágio serve o propósito de descrever e analisar o percurso de formação efetuado pela mestranda no decorrer da sua prática pedagógica e percurso académico. Neste sentido, ao longo do relatório serão abordados os referenciais teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda bem como a sua evolução ao nível dos processos educativos relativos à metodologia de investigação-ação utilizada na formação inicial. Inerentes à construção da identidade profissional, estes processos educativos, entre os quais estão a observação, a planificação, a ação e a reflexão, revelamse, assim, essenciais para o processo de formação da mestranda. Estes processos contribuíram também para que esta adquirisse competências a nível crítico e reflexivo, sendo capaz de realizar uma boa e fundamentada prática pedagógica. Importa ainda salientar que a construção da identidade profissional do educador não é finalizada com a formação inicial mas é construída ao longo da vida, carecendo sempre de formação contínua para que o educador se evidencie como um bom profissional.
id RCAP_e333efed9b80a6c8d20415749b2c2bbd
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8621
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio de qualificação profissionalEducação de infânciaPrática pedagógicaProcessos educativosCompetências profissionaisEarly childhood educationEducational practiceEducational processesProfessional skillsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio serve o propósito de descrever e analisar o percurso de formação efetuado pela mestranda no decorrer da sua prática pedagógica e percurso académico. Neste sentido, ao longo do relatório serão abordados os referenciais teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda bem como a sua evolução ao nível dos processos educativos relativos à metodologia de investigação-ação utilizada na formação inicial. Inerentes à construção da identidade profissional, estes processos educativos, entre os quais estão a observação, a planificação, a ação e a reflexão, revelamse, assim, essenciais para o processo de formação da mestranda. Estes processos contribuíram também para que esta adquirisse competências a nível crítico e reflexivo, sendo capaz de realizar uma boa e fundamentada prática pedagógica. Importa ainda salientar que a construção da identidade profissional do educador não é finalizada com a formação inicial mas é construída ao longo da vida, carecendo sempre de formação contínua para que o educador se evidencie como um bom profissional.The purpose of this intership report is to describe and analyze the formation path made by the graduate student during her educational practice and academic route. In this sense, throughout the report, the theorical and legal references that supported the graduate student's practice will be adressed, as well as her evolution in the educational process in relation to the investigationaction methodology used in the initial formation. Inherent to the professional entity's construction, these educational processes, among wich are observation, planification, action and reflection, reveal themselves essential to the formation of a childhood education professional. These processes also contribute for the graduate student to become a reflective and critic professional, and be able to perform a good and grounded educational practice. It's still important to notice that the educator's construction of the professional entity is not finalized with the initial formation, but built throughout life, always requiring continuous formation for the educator to stand out as a good professional.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNunes, Cátia Adosinda Costa2016-11-07T15:56:23Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8621TID:201361884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:23.726311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio de qualificação profissional
title Relatório de estágio de qualificação profissional
spellingShingle Relatório de estágio de qualificação profissional
Nunes, Cátia Adosinda Costa
Educação de infância
Prática pedagógica
Processos educativos
Competências profissionais
Early childhood education
Educational practice
Educational processes
Professional skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full Relatório de estágio de qualificação profissional
title_fullStr Relatório de estágio de qualificação profissional
title_full_unstemmed Relatório de estágio de qualificação profissional
title_sort Relatório de estágio de qualificação profissional
author Nunes, Cátia Adosinda Costa
author_facet Nunes, Cátia Adosinda Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Sara de Barros
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Cátia Adosinda Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Prática pedagógica
Processos educativos
Competências profissionais
Early childhood education
Educational practice
Educational processes
Professional skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação de infância
Prática pedagógica
Processos educativos
Competências profissionais
Early childhood education
Educational practice
Educational processes
Professional skills
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório de estágio serve o propósito de descrever e analisar o percurso de formação efetuado pela mestranda no decorrer da sua prática pedagógica e percurso académico. Neste sentido, ao longo do relatório serão abordados os referenciais teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda bem como a sua evolução ao nível dos processos educativos relativos à metodologia de investigação-ação utilizada na formação inicial. Inerentes à construção da identidade profissional, estes processos educativos, entre os quais estão a observação, a planificação, a ação e a reflexão, revelamse, assim, essenciais para o processo de formação da mestranda. Estes processos contribuíram também para que esta adquirisse competências a nível crítico e reflexivo, sendo capaz de realizar uma boa e fundamentada prática pedagógica. Importa ainda salientar que a construção da identidade profissional do educador não é finalizada com a formação inicial mas é construída ao longo da vida, carecendo sempre de formação contínua para que o educador se evidencie como um bom profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-11-07T15:56:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/8621
TID:201361884
url http://hdl.handle.net/10400.22/8621
identifier_str_mv TID:201361884
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817552719436578816