Relatório de estágio de qualificação profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/8621 |
Resumo: | O presente relatório de estágio serve o propósito de descrever e analisar o percurso de formação efetuado pela mestranda no decorrer da sua prática pedagógica e percurso académico. Neste sentido, ao longo do relatório serão abordados os referenciais teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda bem como a sua evolução ao nível dos processos educativos relativos à metodologia de investigação-ação utilizada na formação inicial. Inerentes à construção da identidade profissional, estes processos educativos, entre os quais estão a observação, a planificação, a ação e a reflexão, revelamse, assim, essenciais para o processo de formação da mestranda. Estes processos contribuíram também para que esta adquirisse competências a nível crítico e reflexivo, sendo capaz de realizar uma boa e fundamentada prática pedagógica. Importa ainda salientar que a construção da identidade profissional do educador não é finalizada com a formação inicial mas é construída ao longo da vida, carecendo sempre de formação contínua para que o educador se evidencie como um bom profissional. |
id |
RCAP_e333efed9b80a6c8d20415749b2c2bbd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/8621 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de estágio de qualificação profissionalEducação de infânciaPrática pedagógicaProcessos educativosCompetências profissionaisEarly childhood educationEducational practiceEducational processesProfessional skillsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório de estágio serve o propósito de descrever e analisar o percurso de formação efetuado pela mestranda no decorrer da sua prática pedagógica e percurso académico. Neste sentido, ao longo do relatório serão abordados os referenciais teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda bem como a sua evolução ao nível dos processos educativos relativos à metodologia de investigação-ação utilizada na formação inicial. Inerentes à construção da identidade profissional, estes processos educativos, entre os quais estão a observação, a planificação, a ação e a reflexão, revelamse, assim, essenciais para o processo de formação da mestranda. Estes processos contribuíram também para que esta adquirisse competências a nível crítico e reflexivo, sendo capaz de realizar uma boa e fundamentada prática pedagógica. Importa ainda salientar que a construção da identidade profissional do educador não é finalizada com a formação inicial mas é construída ao longo da vida, carecendo sempre de formação contínua para que o educador se evidencie como um bom profissional.The purpose of this intership report is to describe and analyze the formation path made by the graduate student during her educational practice and academic route. In this sense, throughout the report, the theorical and legal references that supported the graduate student's practice will be adressed, as well as her evolution in the educational process in relation to the investigationaction methodology used in the initial formation. Inherent to the professional entity's construction, these educational processes, among wich are observation, planification, action and reflection, reveal themselves essential to the formation of a childhood education professional. These processes also contribute for the graduate student to become a reflective and critic professional, and be able to perform a good and grounded educational practice. It's still important to notice that the educator's construction of the professional entity is not finalized with the initial formation, but built throughout life, always requiring continuous formation for the educator to stand out as a good professional.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoAraújo, Sara de BarrosRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoNunes, Cátia Adosinda Costa2016-11-07T15:56:23Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/8621TID:201361884porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-17T01:46:19Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/8621Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:29:23.726311Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
spellingShingle |
Relatório de estágio de qualificação profissional Nunes, Cátia Adosinda Costa Educação de infância Prática pedagógica Processos educativos Competências profissionais Early childhood education Educational practice Educational processes Professional skills Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title_full |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title_fullStr |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title_full_unstemmed |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
title_sort |
Relatório de estágio de qualificação profissional |
author |
Nunes, Cátia Adosinda Costa |
author_facet |
Nunes, Cátia Adosinda Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Sara de Barros Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Cátia Adosinda Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de infância Prática pedagógica Processos educativos Competências profissionais Early childhood education Educational practice Educational processes Professional skills Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação de infância Prática pedagógica Processos educativos Competências profissionais Early childhood education Educational practice Educational processes Professional skills Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório de estágio serve o propósito de descrever e analisar o percurso de formação efetuado pela mestranda no decorrer da sua prática pedagógica e percurso académico. Neste sentido, ao longo do relatório serão abordados os referenciais teóricos e legais que sustentaram a prática da mestranda bem como a sua evolução ao nível dos processos educativos relativos à metodologia de investigação-ação utilizada na formação inicial. Inerentes à construção da identidade profissional, estes processos educativos, entre os quais estão a observação, a planificação, a ação e a reflexão, revelamse, assim, essenciais para o processo de formação da mestranda. Estes processos contribuíram também para que esta adquirisse competências a nível crítico e reflexivo, sendo capaz de realizar uma boa e fundamentada prática pedagógica. Importa ainda salientar que a construção da identidade profissional do educador não é finalizada com a formação inicial mas é construída ao longo da vida, carecendo sempre de formação contínua para que o educador se evidencie como um bom profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-11-07T15:56:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/8621 TID:201361884 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/8621 |
identifier_str_mv |
TID:201361884 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817552719436578816 |