Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, André Filipe da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93457
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_e334d8ad9abbf59f5cf2a79a55f654e9
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93457
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT AVELAR BROTERO SECONDARY SCHOOL IN THE ACADEMIC YEAR OF 2018/2019Educação FísicaEstágio PedagógicoReflexãoPerceçãoPrática PedagógicaPhysical EducationTeacher TrainingReflexionPerceptionPedagogical PracticeRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório representa todo o processo desenvolvido no Estágio Pedagógico, que descreve a aplicação de todos os conhecimentos adquiridos durante os anos de formação académica anteriores, realizando a transição da teoria à prática e da função de aluno para professor, estando aqui toda a aplicação inserida num contexto real de ensino. Representando a conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, o mesmo foi desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, junto da turma 1F do 11º ano de escolaridade do curso Científico-Humanístico da área de Ciências e Tecnologias, no decorrer do ano letivo de 2018/2019.Este relatório apresenta toda a componente prática realizada de forma sistemática, expondo todas as decisões, estratégias, sucessos e fracassos, sentidos durante o Estágio Pedagógico, descrevendo todo o planeamento, a realização e avaliação das práticas, que visaram sempre a melhor exposição possível de conteúdos e tarefas proporcionadas aos alunos, possibilitando que os mesmos conseguissem desenvolver-se e aumentar os seus conhecimentos e competências com a melhor qualidade de ensino possível.Neste sentido, ao longo deste documento são projetados três capítulos. O primeiro, alusivo à caracterização do contexto da prática pedagógica, o segundo, dividido por quatro áreas de atuação - as atividades de ensino-aprendizagem, as atividades de organização e gestão escolar, os projetos e parcerias educativas, e a atitude ético-profissional. Por último, no que respeita à investigação desenvolvida ao longo do ano letivo, um estudo sobre a perceção de professores e respetivos alunos em relação à prática pedagógica do docente de educação física.This report represents the whole process developed in the Teacher Training, which describes the application of all the knowledge acquired during the previous years of academic formation, making the transition from theory to practice and the function of student to teacher, being here all the application inserted in a real teaching context. Representing the conclusion of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary School of the Faculty of Sports Sciences and Physical Education of the University of Coimbra. The Teacher Training was developed in Escola Secundária de Avelar Brotero, accompanied the 1F class of the 11th school year during the academic year of 2018/2019. This report presents all the practical component carried out in a systematic way, exposing all the decisions, strategies, successes and failures, that took place during the Teacher Training, describing all the planning, realization and evaluation of the practices, always aimed at the best possible exposition of contents and tasks provided to the students, allowing them to develop and increase their knowledge and skills with the best quality. In this sense, throughout this document three chapters are projected. The first chapter alludes to the characterization of the context of pedagogical practice, the second chapter divided into four areas of action, teaching-learning activities, school organization and management activities, educational projects and partnerships, and ethical-professional attitude. Finally, with respect to research carried out throughout the school year, a study on the perception of teachers and their students in relation to the pedagogical practice of the Physical Education teacher.2019-07-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93457http://hdl.handle.net/10316/93457TID:202673308porPereira, André Filipe da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:47:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:23.274866Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
TEACHER TRAINING REPORT DEVELOPED AT AVELAR BROTERO SECONDARY SCHOOL IN THE ACADEMIC YEAR OF 2018/2019
title Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
spellingShingle Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
Pereira, André Filipe da Silva
Educação Física
Estágio Pedagógico
Reflexão
Perceção
Prática Pedagógica
Physical Education
Teacher Training
Reflexion
Perception
Pedagogical Practice
title_short Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
title_full Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
title_fullStr Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
title_sort Relatório de estágio pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
author Pereira, André Filipe da Silva
author_facet Pereira, André Filipe da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, André Filipe da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Reflexão
Perceção
Prática Pedagógica
Physical Education
Teacher Training
Reflexion
Perception
Pedagogical Practice
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Reflexão
Perceção
Prática Pedagógica
Physical Education
Teacher Training
Reflexion
Perception
Pedagogical Practice
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93457
http://hdl.handle.net/10316/93457
TID:202673308
url http://hdl.handle.net/10316/93457
identifier_str_mv TID:202673308
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019878649856