A poesia do educar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Daniela Tavares de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/11647
Resumo: O relatório final intitulado A poesia de Educar é um trabalho realizado no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa, inserido no Mestrado em Educação Pré-Escolar, na Escola Superior de Educação de Coimbra. A finalidade deste relatório é a reflexão sobre o percurso realizado ao longo dos dois estágios feitos, um em creche e outro em jardim de infância com vista à aquisição do grau de mestre. Este relatório encontra-se divido em duas partes: A contextualização e itinerário formativo através de uma descrição e análise crítico – reflexiva relativamente ao contexto e ao processo ocorrido nos dois momentos de estágio. De seguida são apresentadas as cinco experiências-chave selecionadas como aspetos relevantes neste processo formativo. A primeira experiência-chave é relativa à vivência do estágio em creche tem como foco as emoções e a sua importância no crescimento saudável das crianças. A segunda e a terceira experiência-chave são relativas ao contexto de jardim de infância. A segunda refere-se à visão da criança como um ser ativo no processo deaprendizagem. A terceira, por sua vez tem como objetivo o relato e a consequente reflexão do projeto realizado com as crianças. Com a finalidade de evidenciar a importância do brincar no exterior para o desenvolvimento das crianças surge assim uma experiência-chave, uma reflexão relativa a esta temática tendo como base os dois contextos educativos. E a quinta experiência – chave é relativa à componente investigativa, a abordagem mosaico. O principal objetivo deste estudo foi escutar a voz das crianças e compreender as suas perspetivas acerca dos espaços do JI. Por último, encontra-se uma síntese reflexiva relativa a todo o percurso de formação, incluindo experiências, aprendizagens de estágio e os aspetos essenciais das experiências evidenciadas anteriormente.
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