Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Sofia Bugalho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15866
Resumo: Relatório de Prática de Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
id RCAP_6d8e9789fad21a1af31c73070af7238c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15866
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infânciaAutonomiaCriatividadeIndependênciaJardim de infânciaQuotidianoAutonomyCreativityIndependenceKindergartenEverydayRelatório de Prática de Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-EscolarO presente relatório é realizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática Profissional Supervisionada II (PPS II), no contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar. O mesmo tem como objetivo a análise reflexiva da intervenção, apresentação de uma investigação decorrente de uma problemática observada numa sala de Jardim de Infância (JI) e, por último, a construção da profissionalidade docente como educadora de infância em contexto. Assim, este relatório pode ser estruturado em duas partes, sendo que a primeira é dedicada à caracterização (meio envolvente, contexto socioeducativo, equipa educativa, ambiente educativo e crianças) e à análise reflexiva da intervenção em JI. A segunda parte contempla a investigação neste contexto, o capítulo dedicado à construção da profissionalidade docente e às considerações finais. A investigação, por sua vez, decorre de uma problemática emergente da observação e interação com um grupo de crianças de idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. A problemática emergente é denominada como A relação da autonomia com a criatividade, a partir da qual foram elaborados três objetivos de investigação, a saber: i) compreender a relação entre autonomia e a capacidade de resolução de problema;, ii) compreender em que medida as rotinas contribuem para a construção da autonomia; iii) o exercício da autonomia com a liberdade vs. limites. Na revisão bibliográfica procurei mobilizar autores numa perspetiva adequada e pertinente para a problemática escolhida. Esta investigação classifica-se como qualitativa, tendo sido utilizadas notas de campo enquanto estratégias metodológicas. As principais conclusões apontam para a importância do estabelecimento de limites para o exercício da liberdade individual e da capacidade criativa de resolução de problemas e para o contributo positivo das rotinas para a construção da autonomia.Abstract This report is carried out within the scope of the Curricular Unit of Supervised Professional Practice II (PPS II), in the context of the Master in Pre-School Education. The same has as objective the reflexive analysis of the intervention, presentation of an investigation resulting from a problem observed in a room of Kindergarten (JI) and, finally, the construction of the teacher's professionalism as a kindergarten teacher in context. Thus, this report can be structured in two parts, the first of which is dedicated to the characterization (environment, socio-educational context, educational team, educational environment and children) and to a reflective analysis of the intervention in JI. The second part includes the investigation in this context, the chapter dedicated to the construction of teaching professionalism and the final considerations. The investigation, in turn, stems from an emerging issue of observation and interaction with a group of children aged between 3 and 5 years. The emerging problem is called The relationship between autonomy and creativity, from which three research objectives were elaborated, namely: i) understanding the relationship between autonomy and the ability to solve problems;, ii) understanding to what extent routines contribute to the construction of autonomy; iii) the exercise of autonomy with freedom vs. Limits. In the literature review, I tried to mobilize authors in an adequate and relevant perspective for the chosen issue. This investigation is classified as qualitative, having been used field notes as methodological strategies. The main conclusions point to the importance of establishing limits for the exercise of individual freedom and the creative ability to solve problems and for the positive contribution of routines to the construction of autonomy.Toledo, LeonorRCIPLGodinho, Sofia Bugalho2023-04-03T09:23:24Z2022-07-192022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15866TID:203195060porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:53Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15866Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:27.868569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância
title Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância
spellingShingle Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância
Godinho, Sofia Bugalho
Autonomia
Criatividade
Independência
Jardim de infância
Quotidiano
Autonomy
Creativity
Independence
Kindergarten
Everyday
title_short Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância
title_full Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância
title_fullStr Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância
title_full_unstemmed Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância
title_sort Autonomia e criatividade num grupo de jardim de infância
author Godinho, Sofia Bugalho
author_facet Godinho, Sofia Bugalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Toledo, Leonor
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Sofia Bugalho
dc.subject.por.fl_str_mv Autonomia
Criatividade
Independência
Jardim de infância
Quotidiano
Autonomy
Creativity
Independence
Kindergarten
Everyday
topic Autonomia
Criatividade
Independência
Jardim de infância
Quotidiano
Autonomy
Creativity
Independence
Kindergarten
Everyday
description Relatório de Prática de Profissional Supervisionada II apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Pré-Escolar
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-19
2022-07-19T00:00:00Z
2023-04-03T09:23:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15866
TID:203195060
url http://hdl.handle.net/10400.21/15866
identifier_str_mv TID:203195060
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133507016982528