Sentimentos e emoções de alunos do 1.º CEB perante a avaliação das aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacobetty, Ana Maria da Palma Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/15575
Resumo: Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
id RCAP_e37fb0fb182b41d3bf541a9d9e1f714c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15575
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sentimentos e emoções de alunos do 1.º CEB perante a avaliação das aprendizagensAvaliação formativaEmoçõesSentimentos1º ciclo ensino básico2º CEBAlunosAvaliação escolarAvaliação diagnósticaAvaliação sumativa1st cycle of basic education2nd cycle of basic educationStudentsEducational evaluationDiagnostic assessmentFormative assessmentSummative assessmentFeelingsEmotionsRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório descreve seis meses de estágio em duas escolas e ciclos distintos: 1.º e 2.º CEB. No 1.º ciclo foi-nos atribuída uma turma de 1.º ano. As fragilidades do grupo compreendiam conhecer o alfabeto, os grafemas e a correspondência fonológica; aprender os números até 100 e contagens progressivas e regressivas. Combatemos estas fragilidades com a introdução de poemas para a aprendizagem do grafema em estudo; utilizaram-se ainda materiais didáticos para compreender o sistema numérico e criámos a rotina diária “Número do dia”. No 2.º ciclo, atribuíram-nos uma turma de 5.º ano, onde as fragilidades dos alunos incidiam na falta de vocabulário específico (tanto em Português como em História e Geografia de Portugal), interpretação dos textos, recolha de informação essencial e secundária e coerência verbal. Para combater estas fragilidades, recorremos ao dicionário (procura de definições para conceitos linguísticos e histórico-geográficos), a diversos tipos de texto para análise, criámos mapas conceptuais e produzimos textos coletivamente. O relatório abrange também um estudo exploratório, que teve lugar num Agrupamento de escolas em Lisboa. O estudo teve como ponto de partida a observação dos contextos durante o estágio e o nosso interesse em procurar responder às seguintes questões: – Que sentimentos e emoções experimentam os alunos perante os diferentes momentos de avaliação que ocorrem na aula? – Terão estes sentimentos e emoções relação com a avaliação do desempenho académico dos alunos? Assim, para conhecer o tipo de emoções e sentimentos que os alunos do 1.º CEB experienciam durante a avaliação das aprendizagens, optámos por utilizar o inquérito por questionário a uma amostra de 105 alunos. Os resultados do estudo evidenciam que: 1) a maioria experimenta sentimentos e emoções negativas durante a avaliação das suas aprendizagens e 2) descobrimos que esses sentimentos e emoções negativas podem ser de dois tipos: insegurança no conhecimento e ansiedade social.ABSTRACT This report describes a six-month internship in two different schools and cycles: 1st and 2nd cycle of EB. In the 1st cycle, we were assigned a 1st year class. The group's weaknesses included knowing the alphabet, graphemes and phonological correspondence; learn numbers up to 100 and (progressive and backwards) counting. We combat these weaknesses with the introduction of poems for learning the grapheme under study; didactic materials were also used to understand the numerical system and we created the daily routine “Number of the day”. In the 2nd cycle, we were assigned a 5th year class, where the weaknesses of the students resulted from lack of specific vocabulary (both in Portuguese and in History and Geography), in the interpretation of texts, collection of essential and secondary information and verbal coherence. We use the dictionary (search for definitions for many linguistic and historical-geographic concepts), various types of text for analysis, conceptual maps and the collective construction of texts. The report also covers an exploratory study, which took place in a group of schools in Lisbon. The study had as its starting point the observation of contexts during the internship and the interest in trying to answer the following questions: - What feelings and emotions do students experience in the different moments of assessment that occur in class? - Will these feelings and emotions be related to the evaluation of students' academic performance? Thus, in order to know the type of emotions and feelings that 1st CEB students experience during the assessment of learning, we chose to apply the questionnaire survey to a sample of 105 students. The results of the study shows that: 1) most experience negative feelings and emotions during the assessment of their learning and 2) we found out that this negative feelings and emotions can be from two types: knowledge insecurity and social anxiety.Madureira, IsabelRCIPLJacobetty, Ana Maria da Palma Santos2023-02-14T14:12:25Z2021-09-232021-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15575TID:203209737porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:16Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15575Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:13.507045Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sentimentos e emoções de alunos do 1.º CEB perante a avaliação das aprendizagens
title Sentimentos e emoções de alunos do 1.º CEB perante a avaliação das aprendizagens
spellingShingle Sentimentos e emoções de alunos do 1.º CEB perante a avaliação das aprendizagens
Jacobetty, Ana Maria da Palma Santos
Avaliação formativa
Emoções
Sentimentos
1º ciclo ensino básico
2º CEB
Alunos
Avaliação escolar
Avaliação diagnóstica
Avaliação sumativa
1st cycle of basic education
2nd cycle of basic education
Students
Educational evaluation
Diagnostic assessment
Formative assessment
Summative assessment
Feelings
Emotions
title_short Sentimentos e emoções de alunos do 1.º CEB perante a avaliação das aprendizagens
title_full Sentimentos e emoções de alunos do 1.º CEB perante a avaliação das aprendizagens
title_fullStr Sentimentos e emoções de alunos do 1.º CEB perante a avaliação das aprendizagens
title_full_unstemmed Sentimentos e emoções de alunos do 1.º CEB perante a avaliação das aprendizagens
title_sort Sentimentos e emoções de alunos do 1.º CEB perante a avaliação das aprendizagens
author Jacobetty, Ana Maria da Palma Santos
author_facet Jacobetty, Ana Maria da Palma Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madureira, Isabel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacobetty, Ana Maria da Palma Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação formativa
Emoções
Sentimentos
1º ciclo ensino básico
2º CEB
Alunos
Avaliação escolar
Avaliação diagnóstica
Avaliação sumativa
1st cycle of basic education
2nd cycle of basic education
Students
Educational evaluation
Diagnostic assessment
Formative assessment
Summative assessment
Feelings
Emotions
topic Avaliação formativa
Emoções
Sentimentos
1º ciclo ensino básico
2º CEB
Alunos
Avaliação escolar
Avaliação diagnóstica
Avaliação sumativa
1st cycle of basic education
2nd cycle of basic education
Students
Educational evaluation
Diagnostic assessment
Formative assessment
Summative assessment
Feelings
Emotions
description Relatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-23
2021-09-23T00:00:00Z
2023-02-14T14:12:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/15575
TID:203209737
url http://hdl.handle.net/10400.21/15575
identifier_str_mv TID:203209737
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133505152614400