Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14618 |
Resumo: | O presente documento pretende relatar os procedimentos efetuados ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Educação Física, realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz no ano letivo 2011/2012. Pretende, ainda refletir criticamente sobre todos os procedimentos, decisões e comportamentos no âmbito do processo ensino-aprendizagem e participação na escola. A PES desenvolveu-se numa turma de 9º ano e outra turma de 12º ano, abrangendo assim dois ciclos de ensino. Neste trabalho será exposta a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos anteriormente, apesar das necessárias adaptações e ajustamentos ao contexto escolar específico. Serão abordados os aspetos teóricos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, conceitos, metodologias de intervenção, atitudes e dificuldades sentidas. Com este estudo pretendemos revelar as dificuldades sentidas na aplicação dos conhecimentos, quer a nível individual, quer por limitações contextuais do meio envolvente. Contudo pretendemos demonstrar que, e apesar de algumas dificuldades, é possível desenvolver na escola um trabalho útil na valorização das aprendizagens dos alunos; ABSTRACT: The present document intends to relate the procedures taken along the STP on the subject of physical education in the Rainha Santa Isabel secondary school in Estremoz on the school year of 2011/2012. It also pretends to reflect critically about all the procedures decisions and behaviours in the learning-teaching process and participation in the school. The STP was developed in a 9 grade class and in a 12 grade class to cover two teaching cycles. In this work will be exposed the practical application of all acquirements previously acquired, despite the necessary adaptations and adjustments to the specific academic context. Will be covered the fundamental theoretical aspects in the learningteaching process concepts interventional methodologies attitudes and difficulties felt. With this study we want to reveal the difficulties felt in the application of the acquirements, either individually or contextual limitations of the surrounding environment. However, we want to show that and despite some difficulties it is possible to develop in the school a useful work in the valorisation of the students learning. |
id |
RCAP_e386ce1a786d9efa9d46f0248a4d23d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14618 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de EstremozEnsino básicoEnsino secundárioEducação físicaPrática de ensino supervisionadaElementary educationSecondary educationPhysical educationSupervised teaching practiceO presente documento pretende relatar os procedimentos efetuados ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Educação Física, realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz no ano letivo 2011/2012. Pretende, ainda refletir criticamente sobre todos os procedimentos, decisões e comportamentos no âmbito do processo ensino-aprendizagem e participação na escola. A PES desenvolveu-se numa turma de 9º ano e outra turma de 12º ano, abrangendo assim dois ciclos de ensino. Neste trabalho será exposta a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos anteriormente, apesar das necessárias adaptações e ajustamentos ao contexto escolar específico. Serão abordados os aspetos teóricos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, conceitos, metodologias de intervenção, atitudes e dificuldades sentidas. Com este estudo pretendemos revelar as dificuldades sentidas na aplicação dos conhecimentos, quer a nível individual, quer por limitações contextuais do meio envolvente. Contudo pretendemos demonstrar que, e apesar de algumas dificuldades, é possível desenvolver na escola um trabalho útil na valorização das aprendizagens dos alunos; ABSTRACT: The present document intends to relate the procedures taken along the STP on the subject of physical education in the Rainha Santa Isabel secondary school in Estremoz on the school year of 2011/2012. It also pretends to reflect critically about all the procedures decisions and behaviours in the learning-teaching process and participation in the school. The STP was developed in a 9 grade class and in a 12 grade class to cover two teaching cycles. In this work will be exposed the practical application of all acquirements previously acquired, despite the necessary adaptations and adjustments to the specific academic context. Will be covered the fundamental theoretical aspects in the learningteaching process concepts interventional methodologies attitudes and difficulties felt. With this study we want to reveal the difficulties felt in the application of the acquirements, either individually or contextual limitations of the surrounding environment. However, we want to show that and despite some difficulties it is possible to develop in the school a useful work in the valorisation of the students learning.Universidade de Évora2015-06-01T16:31:17Z2015-06-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14618http://hdl.handle.net/10174/14618porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Correia, António Joaquim Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:49.251362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz |
title |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz |
spellingShingle |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz Correia, António Joaquim Pinto Ensino básico Ensino secundário Educação física Prática de ensino supervisionada Elementary education Secondary education Physical education Supervised teaching practice |
title_short |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz |
title_full |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz |
title_fullStr |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz |
title_full_unstemmed |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz |
title_sort |
Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz |
author |
Correia, António Joaquim Pinto |
author_facet |
Correia, António Joaquim Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, António Joaquim Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino básico Ensino secundário Educação física Prática de ensino supervisionada Elementary education Secondary education Physical education Supervised teaching practice |
topic |
Ensino básico Ensino secundário Educação física Prática de ensino supervisionada Elementary education Secondary education Physical education Supervised teaching practice |
description |
O presente documento pretende relatar os procedimentos efetuados ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Educação Física, realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz no ano letivo 2011/2012. Pretende, ainda refletir criticamente sobre todos os procedimentos, decisões e comportamentos no âmbito do processo ensino-aprendizagem e participação na escola. A PES desenvolveu-se numa turma de 9º ano e outra turma de 12º ano, abrangendo assim dois ciclos de ensino. Neste trabalho será exposta a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos anteriormente, apesar das necessárias adaptações e ajustamentos ao contexto escolar específico. Serão abordados os aspetos teóricos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, conceitos, metodologias de intervenção, atitudes e dificuldades sentidas. Com este estudo pretendemos revelar as dificuldades sentidas na aplicação dos conhecimentos, quer a nível individual, quer por limitações contextuais do meio envolvente. Contudo pretendemos demonstrar que, e apesar de algumas dificuldades, é possível desenvolver na escola um trabalho útil na valorização das aprendizagens dos alunos; ABSTRACT: The present document intends to relate the procedures taken along the STP on the subject of physical education in the Rainha Santa Isabel secondary school in Estremoz on the school year of 2011/2012. It also pretends to reflect critically about all the procedures decisions and behaviours in the learning-teaching process and participation in the school. The STP was developed in a 9 grade class and in a 12 grade class to cover two teaching cycles. In this work will be exposed the practical application of all acquirements previously acquired, despite the necessary adaptations and adjustments to the specific academic context. Will be covered the fundamental theoretical aspects in the learningteaching process concepts interventional methodologies attitudes and difficulties felt. With this study we want to reveal the difficulties felt in the application of the acquirements, either individually or contextual limitations of the surrounding environment. However, we want to show that and despite some difficulties it is possible to develop in the school a useful work in the valorisation of the students learning. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2015-06-01T16:31:17Z 2015-06-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14618 http://hdl.handle.net/10174/14618 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14618 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Pedagogia e Educação teses@bib.uevora.pt 676 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136562394431488 |