Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, António Joaquim Pinto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14618
Resumo: O presente documento pretende relatar os procedimentos efetuados ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Educação Física, realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz no ano letivo 2011/2012. Pretende, ainda refletir criticamente sobre todos os procedimentos, decisões e comportamentos no âmbito do processo ensino-aprendizagem e participação na escola. A PES desenvolveu-se numa turma de 9º ano e outra turma de 12º ano, abrangendo assim dois ciclos de ensino. Neste trabalho será exposta a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos anteriormente, apesar das necessárias adaptações e ajustamentos ao contexto escolar específico. Serão abordados os aspetos teóricos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, conceitos, metodologias de intervenção, atitudes e dificuldades sentidas. Com este estudo pretendemos revelar as dificuldades sentidas na aplicação dos conhecimentos, quer a nível individual, quer por limitações contextuais do meio envolvente. Contudo pretendemos demonstrar que, e apesar de algumas dificuldades, é possível desenvolver na escola um trabalho útil na valorização das aprendizagens dos alunos; ABSTRACT: The present document intends to relate the procedures taken along the STP on the subject of physical education in the Rainha Santa Isabel secondary school in Estremoz on the school year of 2011/2012. It also pretends to reflect critically about all the procedures decisions and behaviours in the learning-teaching process and participation in the school. The STP was developed in a 9 grade class and in a 12 grade class to cover two teaching cycles. In this work will be exposed the practical application of all acquirements previously acquired, despite the necessary adaptations and adjustments to the specific academic context. Will be covered the fundamental theoretical aspects in the learningteaching process concepts interventional methodologies attitudes and difficulties felt. With this study we want to reveal the difficulties felt in the application of the acquirements, either individually or contextual limitations of the surrounding environment. However, we want to show that and despite some difficulties it is possible to develop in the school a useful work in the valorisation of the students learning.
id RCAP_e386ce1a786d9efa9d46f0248a4d23d7
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14618
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de EstremozEnsino básicoEnsino secundárioEducação físicaPrática de ensino supervisionadaElementary educationSecondary educationPhysical educationSupervised teaching practiceO presente documento pretende relatar os procedimentos efetuados ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Educação Física, realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz no ano letivo 2011/2012. Pretende, ainda refletir criticamente sobre todos os procedimentos, decisões e comportamentos no âmbito do processo ensino-aprendizagem e participação na escola. A PES desenvolveu-se numa turma de 9º ano e outra turma de 12º ano, abrangendo assim dois ciclos de ensino. Neste trabalho será exposta a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos anteriormente, apesar das necessárias adaptações e ajustamentos ao contexto escolar específico. Serão abordados os aspetos teóricos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, conceitos, metodologias de intervenção, atitudes e dificuldades sentidas. Com este estudo pretendemos revelar as dificuldades sentidas na aplicação dos conhecimentos, quer a nível individual, quer por limitações contextuais do meio envolvente. Contudo pretendemos demonstrar que, e apesar de algumas dificuldades, é possível desenvolver na escola um trabalho útil na valorização das aprendizagens dos alunos; ABSTRACT: The present document intends to relate the procedures taken along the STP on the subject of physical education in the Rainha Santa Isabel secondary school in Estremoz on the school year of 2011/2012. It also pretends to reflect critically about all the procedures decisions and behaviours in the learning-teaching process and participation in the school. The STP was developed in a 9 grade class and in a 12 grade class to cover two teaching cycles. In this work will be exposed the practical application of all acquirements previously acquired, despite the necessary adaptations and adjustments to the specific academic context. Will be covered the fundamental theoretical aspects in the learningteaching process concepts interventional methodologies attitudes and difficulties felt. With this study we want to reveal the difficulties felt in the application of the acquirements, either individually or contextual limitations of the surrounding environment. However, we want to show that and despite some difficulties it is possible to develop in the school a useful work in the valorisation of the students learning.Universidade de Évora2015-06-01T16:31:17Z2015-06-012012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14618http://hdl.handle.net/10174/14618porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Correia, António Joaquim Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:59Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14618Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:49.251362Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz
Correia, António Joaquim Pinto
Ensino básico
Ensino secundário
Educação física
Prática de ensino supervisionada
Elementary education
Secondary education
Physical education
Supervised teaching practice
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz
author Correia, António Joaquim Pinto
author_facet Correia, António Joaquim Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, António Joaquim Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino básico
Ensino secundário
Educação física
Prática de ensino supervisionada
Elementary education
Secondary education
Physical education
Supervised teaching practice
topic Ensino básico
Ensino secundário
Educação física
Prática de ensino supervisionada
Elementary education
Secondary education
Physical education
Supervised teaching practice
description O presente documento pretende relatar os procedimentos efetuados ao longo da Prática de Ensino Supervisionada, na disciplina de Educação Física, realizada na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz no ano letivo 2011/2012. Pretende, ainda refletir criticamente sobre todos os procedimentos, decisões e comportamentos no âmbito do processo ensino-aprendizagem e participação na escola. A PES desenvolveu-se numa turma de 9º ano e outra turma de 12º ano, abrangendo assim dois ciclos de ensino. Neste trabalho será exposta a aplicação prática de todos os conhecimentos adquiridos anteriormente, apesar das necessárias adaptações e ajustamentos ao contexto escolar específico. Serão abordados os aspetos teóricos fundamentais no processo ensino-aprendizagem, conceitos, metodologias de intervenção, atitudes e dificuldades sentidas. Com este estudo pretendemos revelar as dificuldades sentidas na aplicação dos conhecimentos, quer a nível individual, quer por limitações contextuais do meio envolvente. Contudo pretendemos demonstrar que, e apesar de algumas dificuldades, é possível desenvolver na escola um trabalho útil na valorização das aprendizagens dos alunos; ABSTRACT: The present document intends to relate the procedures taken along the STP on the subject of physical education in the Rainha Santa Isabel secondary school in Estremoz on the school year of 2011/2012. It also pretends to reflect critically about all the procedures decisions and behaviours in the learning-teaching process and participation in the school. The STP was developed in a 9 grade class and in a 12 grade class to cover two teaching cycles. In this work will be exposed the practical application of all acquirements previously acquired, despite the necessary adaptations and adjustments to the specific academic context. Will be covered the fundamental theoretical aspects in the learningteaching process concepts interventional methodologies attitudes and difficulties felt. With this study we want to reveal the difficulties felt in the application of the acquirements, either individually or contextual limitations of the surrounding environment. However, we want to show that and despite some difficulties it is possible to develop in the school a useful work in the valorisation of the students learning.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-06-01T16:31:17Z
2015-06-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14618
http://hdl.handle.net/10174/14618
url http://hdl.handle.net/10174/14618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136562394431488