Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia - Beja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canilhas, João Carlos Sabino
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14975
Resumo: O relatório realizado tem como finalidade principal a reflexão sobre todos os aspetos que fizeram parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia, em Beja. A referida prática foi realizada em duas turmas, nomeadamente no 7º e 10º ano de escolaridade, no ano letivo de 2011/2012. Os aspetos abordados neste relatório prendem-se com as várias decisões tomadas, objetivos e metas definidas, os ajustes e adaptações efetuados, os vários tipos de planeamento, as estratégias utilizadas, as dificuldades mais observadas e experiências adquiridas. Neste sentido, o relatório encontra-se estruturado pelas principais dimensões, tendo um caráter predominantemente reflexivo, sendo fundamentado através de uma componente cientifica durante a totalidade do mesmo. A Prática de Ensino Supervisionada significou, para mim, uma aproximação bastante real ao mundo do ensino e a todos os aspetos exigidos na disciplina da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Permitiu ainda a evolução em todas as competências da profissão docente que a disciplina exige; ABSTRACT: The report produced has as main purpose to reflect on all the aspects that made part of the Supervised Teaching Practice, performed in Diogo Gouveia High School with 3rd cycle, in Beja. That practice was conducted in two groups of 7 and 10 years of schooling in the academic year of 2011/2012. The aspects covered in this report relate to the various decisions, objectives and targets, adjustments and adaptations made, the various types of planning, strategies, difficulties observed and experiences gained. In this sense, the report is structured by the main dimensions, having a predominantly reflective character and is grounded through a scientific component during the whole of it. The Supervised Teaching Practice meant for me, a very real approach to the world of education and all aspects required in the discipline of Physical Education in Elementary and Secondary Education. It also allowed the progress on all skills of the teaching profession that requires this discipline.
id RCAP_422ff5952c22c30d56f8eef004209017
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/14975
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia - BejaPrática de ensino supervisionadaEducação físicaEnsino básico e ensino secundárioSupervised teaching practicePhysical educationElementary educationSecondary educationO relatório realizado tem como finalidade principal a reflexão sobre todos os aspetos que fizeram parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia, em Beja. A referida prática foi realizada em duas turmas, nomeadamente no 7º e 10º ano de escolaridade, no ano letivo de 2011/2012. Os aspetos abordados neste relatório prendem-se com as várias decisões tomadas, objetivos e metas definidas, os ajustes e adaptações efetuados, os vários tipos de planeamento, as estratégias utilizadas, as dificuldades mais observadas e experiências adquiridas. Neste sentido, o relatório encontra-se estruturado pelas principais dimensões, tendo um caráter predominantemente reflexivo, sendo fundamentado através de uma componente cientifica durante a totalidade do mesmo. A Prática de Ensino Supervisionada significou, para mim, uma aproximação bastante real ao mundo do ensino e a todos os aspetos exigidos na disciplina da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Permitiu ainda a evolução em todas as competências da profissão docente que a disciplina exige; ABSTRACT: The report produced has as main purpose to reflect on all the aspects that made part of the Supervised Teaching Practice, performed in Diogo Gouveia High School with 3rd cycle, in Beja. That practice was conducted in two groups of 7 and 10 years of schooling in the academic year of 2011/2012. The aspects covered in this report relate to the various decisions, objectives and targets, adjustments and adaptations made, the various types of planning, strategies, difficulties observed and experiences gained. In this sense, the report is structured by the main dimensions, having a predominantly reflective character and is grounded through a scientific component during the whole of it. The Supervised Teaching Practice meant for me, a very real approach to the world of education and all aspects required in the discipline of Physical Education in Elementary and Secondary Education. It also allowed the progress on all skills of the teaching profession that requires this discipline.Universidade de Évora2015-08-27T11:58:37Z2015-08-272012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/14975http://hdl.handle.net/10174/14975porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoteses@bib.uevora.pt676Canilhas, João Carlos Sabinoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14975Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:06.874955Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia - Beja
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia - Beja
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia - Beja
Canilhas, João Carlos Sabino
Prática de ensino supervisionada
Educação física
Ensino básico e ensino secundário
Supervised teaching practice
Physical education
Elementary education
Secondary education
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia - Beja
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia - Beja
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia - Beja
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia - Beja
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia - Beja
author Canilhas, João Carlos Sabino
author_facet Canilhas, João Carlos Sabino
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canilhas, João Carlos Sabino
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Educação física
Ensino básico e ensino secundário
Supervised teaching practice
Physical education
Elementary education
Secondary education
topic Prática de ensino supervisionada
Educação física
Ensino básico e ensino secundário
Supervised teaching practice
Physical education
Elementary education
Secondary education
description O relatório realizado tem como finalidade principal a reflexão sobre todos os aspetos que fizeram parte integrante da Prática de Ensino Supervisionada, realizada na Escola Secundária com 3º Ciclo Diogo Gouveia, em Beja. A referida prática foi realizada em duas turmas, nomeadamente no 7º e 10º ano de escolaridade, no ano letivo de 2011/2012. Os aspetos abordados neste relatório prendem-se com as várias decisões tomadas, objetivos e metas definidas, os ajustes e adaptações efetuados, os vários tipos de planeamento, as estratégias utilizadas, as dificuldades mais observadas e experiências adquiridas. Neste sentido, o relatório encontra-se estruturado pelas principais dimensões, tendo um caráter predominantemente reflexivo, sendo fundamentado através de uma componente cientifica durante a totalidade do mesmo. A Prática de Ensino Supervisionada significou, para mim, uma aproximação bastante real ao mundo do ensino e a todos os aspetos exigidos na disciplina da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Permitiu ainda a evolução em todas as competências da profissão docente que a disciplina exige; ABSTRACT: The report produced has as main purpose to reflect on all the aspects that made part of the Supervised Teaching Practice, performed in Diogo Gouveia High School with 3rd cycle, in Beja. That practice was conducted in two groups of 7 and 10 years of schooling in the academic year of 2011/2012. The aspects covered in this report relate to the various decisions, objectives and targets, adjustments and adaptations made, the various types of planning, strategies, difficulties observed and experiences gained. In this sense, the report is structured by the main dimensions, having a predominantly reflective character and is grounded through a scientific component during the whole of it. The Supervised Teaching Practice meant for me, a very real approach to the world of education and all aspects required in the discipline of Physical Education in Elementary and Secondary Education. It also allowed the progress on all skills of the teaching profession that requires this discipline.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2015-08-27T11:58:37Z
2015-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/14975
http://hdl.handle.net/10174/14975
url http://hdl.handle.net/10174/14975
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136564493680640