PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14256 |
Resumo: | O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão do papel, das funções e da importância dos Coordenadores Pedagógicos Universitários no sucesso académico da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, em Angola. Hoje em dia um dos grandes desafios do trabalho do Coordenador Pedagógico Universitário na orientação do professor no Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) é o seu papel quanto à valorização do registo e análise das observações da prática docente, do conteúdo trabalhado na procura da relação teoria /prática que se possa traduzir em resultados significativos para o aluno. O problema de investigação surgiu em torno da falta de Coordenadores Pedagógicos na Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, como possíveis propiciadores do sucesso do PEA. Dada a relevância do que pensam os professores, os alunos, os encarregados de educação e os diretores escolares sobre esta problemática, optámos por realizar um estudo de natureza mista para o qual foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário e a entrevista. Concluiu-se com esta investigação que os Coordenadores Pedagógicos Universitários, devem ser valorizados no subsistema de Ensino Superior, enquanto mediadores de aprendizagens, da promoção e da cooperação entre os professores, da competência científico-pedagógica, dando especial ênfase à noção de partilha de saberes, à reflexão conjunta, à experiência profissional e aos conhecimentos pedagógicos e científicos. Os resultados encontrados poderão contribuir para repensar modos de trabalho mais apropriados que possam levar ao sucesso escolar. |
id |
RCAP_e3afac70331123b39fb447e8b9bdef9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14256 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLASistema Educativo AngolanoPapel dos Coordenadores Pedagógicos UniversitáriosO presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão do papel, das funções e da importância dos Coordenadores Pedagógicos Universitários no sucesso académico da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, em Angola. Hoje em dia um dos grandes desafios do trabalho do Coordenador Pedagógico Universitário na orientação do professor no Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) é o seu papel quanto à valorização do registo e análise das observações da prática docente, do conteúdo trabalhado na procura da relação teoria /prática que se possa traduzir em resultados significativos para o aluno. O problema de investigação surgiu em torno da falta de Coordenadores Pedagógicos na Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, como possíveis propiciadores do sucesso do PEA. Dada a relevância do que pensam os professores, os alunos, os encarregados de educação e os diretores escolares sobre esta problemática, optámos por realizar um estudo de natureza mista para o qual foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário e a entrevista. Concluiu-se com esta investigação que os Coordenadores Pedagógicos Universitários, devem ser valorizados no subsistema de Ensino Superior, enquanto mediadores de aprendizagens, da promoção e da cooperação entre os professores, da competência científico-pedagógica, dando especial ênfase à noção de partilha de saberes, à reflexão conjunta, à experiência profissional e aos conhecimentos pedagógicos e científicos. Os resultados encontrados poderão contribuir para repensar modos de trabalho mais apropriados que possam levar ao sucesso escolar.2015-05-04T12:10:25Z2015-05-042014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/14256http://hdl.handle.net/10174/14256pormfavinha@uevora.ptnd229Favinha, MaríliaPascoal, Miguelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14256Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:36.234624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA |
title |
PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA |
spellingShingle |
PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA Favinha, Marília Sistema Educativo Angolano Papel dos Coordenadores Pedagógicos Universitários |
title_short |
PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA |
title_full |
PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA |
title_fullStr |
PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA |
title_full_unstemmed |
PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA |
title_sort |
PAPEL, FUNÇÕES E IMPORTÂNCIA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS UNIVERSITÁRIOS NO SUCESSO ACADÉMICO DA ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DA LUNDA NORTE E ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DA LUNDA SUL – ANGOLA |
author |
Favinha, Marília |
author_facet |
Favinha, Marília Pascoal, Miguel |
author_role |
author |
author2 |
Pascoal, Miguel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Favinha, Marília Pascoal, Miguel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sistema Educativo Angolano Papel dos Coordenadores Pedagógicos Universitários |
topic |
Sistema Educativo Angolano Papel dos Coordenadores Pedagógicos Universitários |
description |
O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão do papel, das funções e da importância dos Coordenadores Pedagógicos Universitários no sucesso académico da Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, em Angola. Hoje em dia um dos grandes desafios do trabalho do Coordenador Pedagógico Universitário na orientação do professor no Processo de Ensino-Aprendizagem (PEA) é o seu papel quanto à valorização do registo e análise das observações da prática docente, do conteúdo trabalhado na procura da relação teoria /prática que se possa traduzir em resultados significativos para o aluno. O problema de investigação surgiu em torno da falta de Coordenadores Pedagógicos na Escola Superior Pedagógica da Lunda Norte e Escola Superior Politécnica da Lunda Sul, como possíveis propiciadores do sucesso do PEA. Dada a relevância do que pensam os professores, os alunos, os encarregados de educação e os diretores escolares sobre esta problemática, optámos por realizar um estudo de natureza mista para o qual foram utilizados como instrumentos de recolha de dados o questionário e a entrevista. Concluiu-se com esta investigação que os Coordenadores Pedagógicos Universitários, devem ser valorizados no subsistema de Ensino Superior, enquanto mediadores de aprendizagens, da promoção e da cooperação entre os professores, da competência científico-pedagógica, dando especial ênfase à noção de partilha de saberes, à reflexão conjunta, à experiência profissional e aos conhecimentos pedagógicos e científicos. Os resultados encontrados poderão contribuir para repensar modos de trabalho mais apropriados que possam levar ao sucesso escolar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2015-05-04T12:10:25Z 2015-05-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14256 http://hdl.handle.net/10174/14256 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14256 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
mfavinha@uevora.pt nd 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136560365436928 |