A actividade da leitura : factores sociais e afectivos condicionantes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Maria de L. Cabral
Data de Publicação: 1989
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/5632
Resumo: […]. O presente estudo abordou o interesse pela leitura como uma variável capaz de afectar o nível de compreensão conseguido durante essa actividade. Basicamente, as razões que levaram a essa decisão têm a ver com a preocupação expressa por muitos professores do Ensino Secundário relativamente ao baixo nível de interesse dos alunos pela leitura e, também, com a ideia de que, no domínio do ensino das línguas, nenhuma das suas áreas específicas poderá ser estudada apenas do ponto de vista do domínio cognitivo. Fazê-lo, de acordo com Douglas Brown (1980), seria omitir a mais fundamental das dimensões do comportamento humano – a dimensão afectiva. […].
id RCAP_e3c50eb60c103daf8867fc0ac39c0eb6
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/5632
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A actividade da leitura : factores sociais e afectivos condicionantesEducação EscolarEnsino SecundárioLeituraLinguagem Escrita[…]. O presente estudo abordou o interesse pela leitura como uma variável capaz de afectar o nível de compreensão conseguido durante essa actividade. Basicamente, as razões que levaram a essa decisão têm a ver com a preocupação expressa por muitos professores do Ensino Secundário relativamente ao baixo nível de interesse dos alunos pela leitura e, também, com a ideia de que, no domínio do ensino das línguas, nenhuma das suas áreas específicas poderá ser estudada apenas do ponto de vista do domínio cognitivo. Fazê-lo, de acordo com Douglas Brown (1980), seria omitir a mais fundamental das dimensões do comportamento humano – a dimensão afectiva. […].Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresSousa, Maria de L. Cabral2020-08-31T22:13:35Z19891989-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/5632porSOUSA, Maria L. Cabral. A actividade da leitura: factores sociais e afectivos condicionantes. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais", N.º 3-4 (1988/89): 77-104.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:59Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/5632Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:48.507211Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A actividade da leitura : factores sociais e afectivos condicionantes
title A actividade da leitura : factores sociais e afectivos condicionantes
spellingShingle A actividade da leitura : factores sociais e afectivos condicionantes
Sousa, Maria de L. Cabral
Educação Escolar
Ensino Secundário
Leitura
Linguagem Escrita
title_short A actividade da leitura : factores sociais e afectivos condicionantes
title_full A actividade da leitura : factores sociais e afectivos condicionantes
title_fullStr A actividade da leitura : factores sociais e afectivos condicionantes
title_full_unstemmed A actividade da leitura : factores sociais e afectivos condicionantes
title_sort A actividade da leitura : factores sociais e afectivos condicionantes
author Sousa, Maria de L. Cabral
author_facet Sousa, Maria de L. Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Maria de L. Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Escolar
Ensino Secundário
Leitura
Linguagem Escrita
topic Educação Escolar
Ensino Secundário
Leitura
Linguagem Escrita
description […]. O presente estudo abordou o interesse pela leitura como uma variável capaz de afectar o nível de compreensão conseguido durante essa actividade. Basicamente, as razões que levaram a essa decisão têm a ver com a preocupação expressa por muitos professores do Ensino Secundário relativamente ao baixo nível de interesse dos alunos pela leitura e, também, com a ideia de que, no domínio do ensino das línguas, nenhuma das suas áreas específicas poderá ser estudada apenas do ponto de vista do domínio cognitivo. Fazê-lo, de acordo com Douglas Brown (1980), seria omitir a mais fundamental das dimensões do comportamento humano – a dimensão afectiva. […].
publishDate 1989
dc.date.none.fl_str_mv 1989
1989-01-01T00:00:00Z
2020-08-31T22:13:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/5632
url http://hdl.handle.net/10400.3/5632
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv SOUSA, Maria L. Cabral. A actividade da leitura: factores sociais e afectivos condicionantes. "ARQUIPÉLAGO. Ciências Sociais", N.º 3-4 (1988/89): 77-104.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130735375810560