A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino Luz de Medeiros
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rejane Rodrigues Almeida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/56155
https://orcid.org/0000-0002-4869-2531
https://orcid.org/0000-0002-6853-8398
Resumo: The article analyzes the forms of representation of reading in the classroom present in educational periodicals and schoolbooks that discuss curriculum or literary reading, such as Revista Pedagógica (1894-1896), Revista de Educação (1927-1961), the Antologia nacional (1895) by Fausto Barreto and Carlos de Laet, Seleta clássica (1914), by João Ribeiro, and Céu, terra e mar (1914), by Alberto de Oliveira, and Português através de textos (1969), by Magda Soares. The aim of the paper is to show that the precedence of literary reading in Portuguese language teaching until the 1960s seems to preserve the heritage of the classical tradition, at the same time that it is part of a long debate about humanistic and scientific education in the secondary school curriculum. The clash between literary and scientific culture in the secondary school curriculum led to the gradual elimination of classical subjects at this level. On the other hand, the practice of reading literary texts remains in the Portuguese school subject, until the 1960s, as a characteristic feature of literary culture in Brazil.
id UFMG_d53d2e39607c699d15f5c0cd56f65cf0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/56155
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formaçãoLiterary reading in high school and the humanistic ideal of educationEnsino de leituraCurrículoCurso SecundárioHistória da disciplina escolar PortuguêsLeitura (Ensino secundário)Língua portuguesa - Estudo e ensinoThe article analyzes the forms of representation of reading in the classroom present in educational periodicals and schoolbooks that discuss curriculum or literary reading, such as Revista Pedagógica (1894-1896), Revista de Educação (1927-1961), the Antologia nacional (1895) by Fausto Barreto and Carlos de Laet, Seleta clássica (1914), by João Ribeiro, and Céu, terra e mar (1914), by Alberto de Oliveira, and Português através de textos (1969), by Magda Soares. The aim of the paper is to show that the precedence of literary reading in Portuguese language teaching until the 1960s seems to preserve the heritage of the classical tradition, at the same time that it is part of a long debate about humanistic and scientific education in the secondary school curriculum. The clash between literary and scientific culture in the secondary school curriculum led to the gradual elimination of classical subjects at this level. On the other hand, the practice of reading literary texts remains in the Portuguese school subject, until the 1960s, as a characteristic feature of literary culture in Brazil.O artigo analisa as formas de representação da leitura em sala de aula presentes em periódicos educacionais e livros escolares que discutem o currículo ou a leitura literária, tais como Revista Pedagógica (1894-1896), Revista de Educação (1927-1961) a Antologia nacional (1895) de Fausto Barreto e Carlos de Laet, Seleta clássica (1914), de João Ribeiro, e Céu, terra e mar (1914), de Alberto de Oliveira, Português através de textos (1969), de Magda Soares. Busca-se demonstrar que a precedência da leitura literária no ensino de língua portuguesa, até a década de 1960, parece conservar uma herança da tradição clássica, ao mesmo tempo em que é parte integrante de um longo debate sobre a formação humanista e a cientificista no currículo do curso secundário. O embate travado entre a cultura literária e a cultura científica no currículo do ensino secundário ocasionou a eliminação gradativa das disciplinas clássicas nesse nível de ensino. Por outro lado, a prática de leitura de textos literários permanece na disciplina escolar português, até os anos de 1960, como traço característico da cultura literária no Brasil.Universidade Federal de Minas GeraisBrasilFALE - FACULDADE DE LETRASUFMG2023-07-12T22:23:29Z2023-07-12T22:23:29Z2021-08-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlepdfapplication/pdf2596-2817http://hdl.handle.net/1843/56155https://orcid.org/0000-0002-4869-2531https://orcid.org/0000-0002-6853-8398porEntrelaces: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFCConstantino Luz de MedeirosRejane Rodrigues Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2023-07-12T22:23:30Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/56155Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2023-07-12T22:23:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.none.fl_str_mv A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
Literary reading in high school and the humanistic ideal of education
title A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
spellingShingle A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
Constantino Luz de Medeiros
Ensino de leitura
Currículo
Curso Secundário
História da disciplina escolar Português
Leitura (Ensino secundário)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
title_short A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
title_full A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
title_fullStr A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
title_full_unstemmed A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
title_sort A leitura literária no curso secundário e o ideal humanista de formação
author Constantino Luz de Medeiros
author_facet Constantino Luz de Medeiros
Rejane Rodrigues Almeida
author_role author
author2 Rejane Rodrigues Almeida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Constantino Luz de Medeiros
Rejane Rodrigues Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de leitura
Currículo
Curso Secundário
História da disciplina escolar Português
Leitura (Ensino secundário)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
topic Ensino de leitura
Currículo
Curso Secundário
História da disciplina escolar Português
Leitura (Ensino secundário)
Língua portuguesa - Estudo e ensino
description The article analyzes the forms of representation of reading in the classroom present in educational periodicals and schoolbooks that discuss curriculum or literary reading, such as Revista Pedagógica (1894-1896), Revista de Educação (1927-1961), the Antologia nacional (1895) by Fausto Barreto and Carlos de Laet, Seleta clássica (1914), by João Ribeiro, and Céu, terra e mar (1914), by Alberto de Oliveira, and Português através de textos (1969), by Magda Soares. The aim of the paper is to show that the precedence of literary reading in Portuguese language teaching until the 1960s seems to preserve the heritage of the classical tradition, at the same time that it is part of a long debate about humanistic and scientific education in the secondary school curriculum. The clash between literary and scientific culture in the secondary school curriculum led to the gradual elimination of classical subjects at this level. On the other hand, the practice of reading literary texts remains in the Portuguese school subject, until the 1960s, as a characteristic feature of literary culture in Brazil.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-01
2023-07-12T22:23:29Z
2023-07-12T22:23:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-2817
http://hdl.handle.net/1843/56155
https://orcid.org/0000-0002-4869-2531
https://orcid.org/0000-0002-6853-8398
identifier_str_mv 2596-2817
url http://hdl.handle.net/1843/56155
https://orcid.org/0000-0002-4869-2531
https://orcid.org/0000-0002-6853-8398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Entrelaces: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFC
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FALE - FACULDADE DE LETRAS
UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
Brasil
FALE - FACULDADE DE LETRAS
UFMG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufmg.br
_version_ 1816829929220734976