Uma análise custo-benefício da intervenção do terapeuta da fala em alunos com necessidades educativas especiais em contexto escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, João Filipe Martins
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/20798
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia e Política de Saúde
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spelling Uma análise custo-benefício da intervenção do terapeuta da fala em alunos com necessidades educativas especiais em contexto escolar336.532.1376Dissertação de mestrado em Economia e Política de SaúdeO presente estudo tem por objetivo analisar os benefícios e os custos inerentes à intervenção do terapeuta da fala em alunos com necessidades educativas especiais em contexto escolar. Porque não existem em Portugal quaisquer dados empíricos ou quaisquer estudos prévios sobre estas matérias, as medidas dos benefícios e custos são, para efeitos da presente análise, extraídas das respostas dadas por encarregados de educação de alunos com necessidades educativas especiais e por terapeutas da fala relativamente a vantagens/desvantagens e custos da intervenção deste profissional de saúde em contexto escolar através de inquéritos que lhes foram dirigidos. Uma vez que a possibilidade de intervenção de terapeutas da fala em contexto escolar é bastante recente, a apreciação da grandeza dos benefícios e custos neste contexto é feita por comparação com similares medidas relativas à intervenção deste profissional de saúde no contexto tradicional, isto é, o contexto clínico. Sumariamente, das respostas extraídas dos questionários que lhes foram dirigidos, pode concluir-se que os encarregados de educação preferem a intervenção terapêutica que se desenrola em contexto escolar, enquanto que os terapeutas da fala apontam o contexto clínico como o melhor contexto de trabalho. No entanto, dada a importância da vantagem apontada por estes profissionais de saúde ao trabalho em contexto escolar, acompanhada da clara preferência dos encarregados de educação por este contexto, torna-se claro que urge colmatar sérias deficiências às atuais condições de trabalho com que estes profissionais de saúde se deparam em contexto escolar, nomeadamente no que concerne às condições das salas onde decorre a intervenção e à quantidade/qualidade do material terapêutico que lhes é disponibilizado, para que o propósito maior das intervenções de saúde em contexto escolar seja efetivamente alcançado em Portugal.The present study analyses the costs and benefits associated with the intervention of speech therapist in students with special educational needs in schools. Because there is no empirical evidence in Portugal or any previous studies on these issues, the measures of benefits and costs are taken from the replies given by parents of students with special needs and speech therapists on the advantages/disadvantages and costs of the intervention of these health professionals in schools. Given that the possibility of intervention by speech therapists in schools is quite recent, the analyses of these costs and benefits is made by comparison with similar measures relating to the role of these health professional in the traditional context, that is, the clinical context. In summary, it can be concluded that the parents of students with special needs prefer the therapeutic intervention that takes place in schools, while speech therapists indicate the clinical context as the best work context. However, given the importance of the advantage pointed out by these health professionals to the work in schools, along with the clear preference of the parents for this context, it becomes clear the urgent need to address the serious deficiencies that these health professionals encounter in schools, in particular concerning the conditions of the rooms where the team operates and the quantity/quality of the therapeutic material made available to them, so that the ultimate purpose of health interventions in schools is actually achieved in Portugal.Botelho, AnabelaUniversidade do MinhoAlves, João Filipe Martins20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/20798porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/20798Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:32.355779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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