Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiro, Florbela Isabel Mendes
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14707
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
id RCAP_b4f3110796aa69f013ea42d7b8abaade
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14707
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna376372.3Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Pretende-se com este estudo descrever a prática de Intervenção Precoce (IP), no âmbito da inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), no jardim de infância. A inclusão desta criança é planeada e implementada por vários intervenientes com a colaboração da educadora especializada em educação especial e investigadora, que esteve envolvida em todo este processo. Enquadra-se num estudo de caso único, em que se pretende dar a conhecer uma criança com atraso global de desenvolvimento em contexto educativo com o objectivo de compreender o comportamento da criança em estudo, no seu ambiente natural. Propõe-se dar a conhecer os procedimentos que estiveram envolvidos no percurso da intervenção após ter sido sinalizada a criança e considerada elegível para usufruir dos serviços de educação especial. Pretende-se de igual modo exemplificar como se procedeu na articulação dos Modelos subjacentes à organização das rotinas no jardim de infância, do qual se faz a inclusão da criança deste estudo, nomeadamente o Modelo do Movimento da Escola Moderna português (MEM) e o Modelo Construção de Blocos, utilizados pelos intervenientes neste processo. E ainda, seguindo uma filosofia centrada na família exemplificar como se pode adequar as rotinas e os materiais aos interesses e às necessidades da criança em estudo; como todos os intervenientes responsáveis geriram as várias situações e promovido o envolvimento da família neste processo inclusivo, como principais decisores em todo o processo.This study aims to describe the practice of Early Intervention (IP), in the framework of the inclusion of a child with special educational needs (NEE), in preschooler context. The inclusion of this child is planned and implemented by several speakers in collaboration with the teacher specialised in special education and researcher, who has been involved in this whole process. It reports a single case study, which wants to know a child with overall delay of development in educational context with the aim to understand the child's behaviour in study, in their natural environment. Proposes to make themselves known the procedures that were involved in the course of the intervention, after it has been signalled the child and considered eligible to have the special education services. By the same time it aims to exemplify how it was the procedure related to the articulation of the models underlying the organization of routines in the preschool, of which the inclusion of the child this study, in particular the Model of the Movement of the Modern Portuguese School (MEM) and the Model building blocks, used by the actors in this process. And, following a philosophy based on family exemplify how can be suitable the routines and materials to the interests and needs of the child in study; as all players responsible managed the various situations and promoted the family's involvement in this process inclusive, as the main decision makers in the whole process.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoMalheiro, Florbela Isabel Mendes20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:21.895313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna
title Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna
spellingShingle Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna
Malheiro, Florbela Isabel Mendes
376
372.3
title_short Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna
title_full Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna
title_fullStr Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna
title_full_unstemmed Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna
title_sort Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna
author Malheiro, Florbela Isabel Mendes
author_facet Malheiro, Florbela Isabel Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Serrano, Ana Maria
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiro, Florbela Isabel Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv 376
372.3
topic 376
372.3
description Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/14707
url http://hdl.handle.net/1822/14707
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132545104740352