Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/14707 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
id |
RCAP_b4f3110796aa69f013ea42d7b8abaade |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14707 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna376372.3Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce)Pretende-se com este estudo descrever a prática de Intervenção Precoce (IP), no âmbito da inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE), no jardim de infância. A inclusão desta criança é planeada e implementada por vários intervenientes com a colaboração da educadora especializada em educação especial e investigadora, que esteve envolvida em todo este processo. Enquadra-se num estudo de caso único, em que se pretende dar a conhecer uma criança com atraso global de desenvolvimento em contexto educativo com o objectivo de compreender o comportamento da criança em estudo, no seu ambiente natural. Propõe-se dar a conhecer os procedimentos que estiveram envolvidos no percurso da intervenção após ter sido sinalizada a criança e considerada elegível para usufruir dos serviços de educação especial. Pretende-se de igual modo exemplificar como se procedeu na articulação dos Modelos subjacentes à organização das rotinas no jardim de infância, do qual se faz a inclusão da criança deste estudo, nomeadamente o Modelo do Movimento da Escola Moderna português (MEM) e o Modelo Construção de Blocos, utilizados pelos intervenientes neste processo. E ainda, seguindo uma filosofia centrada na família exemplificar como se pode adequar as rotinas e os materiais aos interesses e às necessidades da criança em estudo; como todos os intervenientes responsáveis geriram as várias situações e promovido o envolvimento da família neste processo inclusivo, como principais decisores em todo o processo.This study aims to describe the practice of Early Intervention (IP), in the framework of the inclusion of a child with special educational needs (NEE), in preschooler context. The inclusion of this child is planned and implemented by several speakers in collaboration with the teacher specialised in special education and researcher, who has been involved in this whole process. It reports a single case study, which wants to know a child with overall delay of development in educational context with the aim to understand the child's behaviour in study, in their natural environment. Proposes to make themselves known the procedures that were involved in the course of the intervention, after it has been signalled the child and considered eligible to have the special education services. By the same time it aims to exemplify how it was the procedure related to the articulation of the models underlying the organization of routines in the preschool, of which the inclusion of the child this study, in particular the Model of the Movement of the Modern Portuguese School (MEM) and the Model building blocks, used by the actors in this process. And, following a philosophy based on family exemplify how can be suitable the routines and materials to the interests and needs of the child in study; as all players responsible managed the various situations and promoted the family's involvement in this process inclusive, as the main decision makers in the whole process.Serrano, Ana MariaUniversidade do MinhoMalheiro, Florbela Isabel Mendes20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14707porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:18:32Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14707Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:21.895313Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna |
title |
Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna |
spellingShingle |
Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna Malheiro, Florbela Isabel Mendes 376 372.3 |
title_short |
Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna |
title_full |
Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna |
title_fullStr |
Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna |
title_full_unstemmed |
Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna |
title_sort |
Inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais num Jardim de Infância do Movimento da Escola Moderna |
author |
Malheiro, Florbela Isabel Mendes |
author_facet |
Malheiro, Florbela Isabel Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Serrano, Ana Maria Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Malheiro, Florbela Isabel Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
376 372.3 |
topic |
376 372.3 |
description |
Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Intervenção Precoce) |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2010-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/14707 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/14707 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132545104740352 |