Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/22733 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Estatística de Sistemas - Perfil Engenharia e Estatística |
id |
RCAP_e3e9c6490c67c3c71f13d53093c57159 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22733 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho378.4(469.112)Relatório de estágio de mestrado em Estatística de Sistemas - Perfil Engenharia e EstatísticaUm estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do Primeiro Ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho. No ano letivo 2010/2011 foi elaborado um questionário por membros do Conselho Pedagógico da Escola de Ciências da Universidade do Minho. O objetivo maior do questionário era tentar conhecer as razões que levam os alunos a abandonarem os Cursos desta Escola. Facilmente se compreende que, sendo o inquérito passado aos alunos que frequentam as aulas, o estudo do abandono per si não é possível. Para estudar o abandono é necessário conhecer as razões de quem abandonou e isso não foi feito e, dificilmente, o será. No entanto, conhecendo as motivações e frustrações dos alunos da Escola de Ciências, parece ser possível identificar alguns fatores facilitadores do abandono. Foi com esse objetivo que o questionário foi elaborado e sujeito a análise. A primeira preocupação foi tornar a informação inteligível. A organização da informação em função do objetivo a atingir é uma parte muito importante. Infelizmente há sempre a existência da não resposta. Nalguns Cursos da Escola esta situação impede que se infira para a população os resultados obtidos no conjunto de respostas tratado. Da tarefa morosa de organização com vista à análise de resultados, muitas vezes infrutífera por falta de representatividade das respostas, ou até porque as respostas não se encontram na melhor forma para serem tratadas, houve a necessidade de se tornar todo o processo de questionário mais expedito. Assim, neste relatório é proposto um novo questionário, para ser respondido através do computador, com questões hierarquizadas para que o tratamento estatístico fique facilitado. O presente relatório consta essencialmente de duas partes, a saber, organização e análise da informação obtida através do questionário existente e o desenho de um novo questionário.In school year 2010/2011, a questionnaire was designed by members of the Pedagogical board of the School of Sciences in the University of Minho. The main objective of the questionnaire was to try to understand the reasons that lead students to abandon Sciences courses. Since the study only includes students attending classes, the investigation of the academic dropout in Sciences was not possible. To study the abandonment is necessary to know the reasons of those who left and that was not done, and rarely will. However, knowing the motivations and frustrations of the students of the School of Sciences, it seems possible to identify some of the factors that facilitate abandonment. It was with this objective that the questionnaire was subjected to analysis. The first concern was to make the information understandable. The organization of information according to the objective to be achieved is a very important part. Unfortunately, there is always the existence of nonresponse. In some courses, this situation prevents to infer the results obtained to the population. The time-consuming task of organizing information for the analysis of results, often unsuccessful due to lack of representativeness of the answers, or even because the answers are not in the best mode to be treated, there was the need to make the whole process of questioning more efficient. Thus, this report proposes a new questionnaire, to be answered on-line, with a new hierarchy of questions in order to facilitate the statistical treatment of answers. This report consists essentially of two parts, namely, organization and analysis of information obtained from the questionnaire and presentation of the design of a new questionnaire.Azevedo, Cecília MariaTaveira, Maria do CéuOliveira, Rui Pedro Soares deUniversidade do MinhoMiranda, Graça Maria Almeida20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/22733porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:57Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/22733Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:29.014466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho |
title |
Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho |
spellingShingle |
Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho Miranda, Graça Maria Almeida 378.4(469.112) |
title_short |
Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho |
title_full |
Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho |
title_fullStr |
Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho |
title_sort |
Um estudo sobre alguns aspetos caracterizadores dos estudantes do primeiro ciclo da Escola de Ciências da Universidade do Minho |
author |
Miranda, Graça Maria Almeida |
author_facet |
Miranda, Graça Maria Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Azevedo, Cecília Maria Taveira, Maria do Céu Oliveira, Rui Pedro Soares de Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Graça Maria Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
378.4(469.112) |
topic |
378.4(469.112) |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Estatística de Sistemas - Perfil Engenharia e Estatística |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/22733 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/22733 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132413149839360 |