Contributo das ONG de São Tomé e Príncipe na formação em educação ambiental: perceção da população

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Hilária
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues, Maria José
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/26514
Resumo: São Tomé e Príncipe é um país que enfrenta vários problemas ambientais, nomeadamente a exploração excessiva dos recursos, tratamento dos resíduos, desgaste dos solos, entre outros. É neste contexto que várias ONG têm desenvolvido ações no âmbito da educação ambiental (EA). Para este estudo trabalhamos com três ONG santomenses e temos como principal objetivo conhecer a perceção da população sobre o trabalho desenvolvido pelas referidas ONG, no âmbito da EA. Este trabalho é de natureza qualitativa, interpretava e descritiva. Para a recolha de dados recorremos à entrevista semiestruturada a elementos das comunidades da área de intervenção das ONG. Verificamos que os inquiridos se mostraram pouco disponíveis para colaborar e com receio em participar na entrevista. Atentamos que esta situação se justifica com a pouca frequência que investigações desta natureza são realizadas em São Tomé e Príncipe. Os resultados evidenciam que a população reconhece o trabalho que tem sido desenvolvido no âmbito da EA, principalmente na mudança de práticas, pelos habitantes, e aquisição de atitudes e comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável. Valorizam a preservação e utilização dos recursos naturais, principais fontes de riqueza em São Tomé e Príncipe. Salientam que os trabalhos desenvolvidos pelas ONG têm permitido melhorar a qualidade de vida e a economia das famílias. Concluímos que a intervenção das ONG, de cariz ambiental são fundamentais e tem desenvolvido diversas ações de sensibilização e, desta forma, contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas com rumo ao desenvolvimento mais sustentável.
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