Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/55063 |
Resumo: | As transformações no panorama mediático e as implicações destas ao nível do uso dos media pelas gerações mais jovens têm sido objeto de estudo de várias investigações. Os estudos em torno desta problemática documentam que os mais jovens revelam apatia e desinteresse pelas questões “sérias” da sociedade e do mundo, tal como falta de motivação para acompanhar estes assuntos. Assumindo este quadro teórico, este artigo tem como objetivo compreender os modos de apropriação que os jovens adultos fazem dos media sociais e de como estes se podem constituir como veículos para o acompanhamento da atualidade, o desenvolvimento de competências de literacia mediática e a participação cívica. Do ponto de vista metodológico, esta investigação envolveu a realização de quatro grupos de foco junto de 24 jovens universitários das zonas de Coimbra e de Lisboa, provenientes de distintos contextos familiares e sociais. As principais conclusões revelam um consumo passivo e quase exclusivo de informação on-line, ceticismo e descrença em relação aos media tradicionais, desconfiança nos media digitais, generalização da ideia de “notícia falsa”, envolvimento cívico muito reduzido e descrença na relevância da participação ativa, e perceção de que os mais jovens não são públicos da notícia. |
id |
RCAP_e3fcb3071742d88a21df08d888856b63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55063 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociaisYoung people and their practices of access and consumption of news in social mediaJovensAtualidadeMedia sociaisYoung peopleCurrent eventsSocial mediaCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAs transformações no panorama mediático e as implicações destas ao nível do uso dos media pelas gerações mais jovens têm sido objeto de estudo de várias investigações. Os estudos em torno desta problemática documentam que os mais jovens revelam apatia e desinteresse pelas questões “sérias” da sociedade e do mundo, tal como falta de motivação para acompanhar estes assuntos. Assumindo este quadro teórico, este artigo tem como objetivo compreender os modos de apropriação que os jovens adultos fazem dos media sociais e de como estes se podem constituir como veículos para o acompanhamento da atualidade, o desenvolvimento de competências de literacia mediática e a participação cívica. Do ponto de vista metodológico, esta investigação envolveu a realização de quatro grupos de foco junto de 24 jovens universitários das zonas de Coimbra e de Lisboa, provenientes de distintos contextos familiares e sociais. As principais conclusões revelam um consumo passivo e quase exclusivo de informação on-line, ceticismo e descrença em relação aos media tradicionais, desconfiança nos media digitais, generalização da ideia de “notícia falsa”, envolvimento cívico muito reduzido e descrença na relevância da participação ativa, e perceção de que os mais jovens não são públicos da notícia.The transformations in the media landscape and their implications for the use of the media by the younger generations have been the object of study of several researches. Studies on this problematic document that young people are apathetic and have lack of interest in the "serious"issues of society and the world, such as lack of motivation to follow up on these issues. Assuming this theoretical framework, this paper aims to understand the ways of appropriation that young adults do social media and how these can be as means for monitoring current events, the development of media literacy and civic participation. From the methodological point of view, this research involved the development of four focus groups among 24 university students from the Coimbra and Lisbon areas, from different family and social contexts. The main conclusions reveal a passive and almost exclusive consumption of online information, scepticism and disbelief in relation to traditional media, distrust of digital media, generalization of the idea of "fake news", very reduced civic engagement and disbelief in the relevance of active participation, and perception that younger people are not audiences of the news.A Revista Estudos em Comunicação é financiada por Fundos FEDER através do Programa Operacional Factores de Competitividade – COMPETE e por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do projeto Comunicação, Filosofia e Humanidades (LabCom.IFP) UID/CCI/00661/2013.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade da Beira Interior. Labcom.IFPUniversidade do MinhoSilveira, Ana Patrícia SoaresAmaral, Inês2018-052018-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/55063por1646-497410.20287/ec.n26.v1.a15http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/233info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:04Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/55063Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:44:34.094961Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais Young people and their practices of access and consumption of news in social media |
title |
Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais |
spellingShingle |
Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais Silveira, Ana Patrícia Soares Jovens Atualidade Media sociais Young people Current events Social media Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
title_short |
Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais |
title_full |
Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais |
title_fullStr |
Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais |
title_full_unstemmed |
Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais |
title_sort |
Jovens e práticas de acesso e de consumo de notícias nos media sociais |
author |
Silveira, Ana Patrícia Soares |
author_facet |
Silveira, Ana Patrícia Soares Amaral, Inês |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Inês |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silveira, Ana Patrícia Soares Amaral, Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jovens Atualidade Media sociais Young people Current events Social media Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
topic |
Jovens Atualidade Media sociais Young people Current events Social media Ciências Sociais::Ciências da Comunicação |
description |
As transformações no panorama mediático e as implicações destas ao nível do uso dos media pelas gerações mais jovens têm sido objeto de estudo de várias investigações. Os estudos em torno desta problemática documentam que os mais jovens revelam apatia e desinteresse pelas questões “sérias” da sociedade e do mundo, tal como falta de motivação para acompanhar estes assuntos. Assumindo este quadro teórico, este artigo tem como objetivo compreender os modos de apropriação que os jovens adultos fazem dos media sociais e de como estes se podem constituir como veículos para o acompanhamento da atualidade, o desenvolvimento de competências de literacia mediática e a participação cívica. Do ponto de vista metodológico, esta investigação envolveu a realização de quatro grupos de foco junto de 24 jovens universitários das zonas de Coimbra e de Lisboa, provenientes de distintos contextos familiares e sociais. As principais conclusões revelam um consumo passivo e quase exclusivo de informação on-line, ceticismo e descrença em relação aos media tradicionais, desconfiança nos media digitais, generalização da ideia de “notícia falsa”, envolvimento cívico muito reduzido e descrença na relevância da participação ativa, e perceção de que os mais jovens não são públicos da notícia. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05 2018-05-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/55063 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/55063 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-4974 10.20287/ec.n26.v1.a15 http://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/index.php/ec/article/view/233 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior. Labcom.IFP |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade da Beira Interior. Labcom.IFP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132195398352896 |