A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Diana Sofia Guimarães
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/2976
Resumo: Este trabalho pretende efetuar uma apreciação crítica de todo o percurso de estágio realizado (pré-escolar e 1.º ciclo), bem como apresentar um estudo de caso sobre um aluno com diagnóstico de Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade, atendendo à experiência de contacto com a problemática em contexto de prática de ensino supervisionada e ao interesse pessoal pela música como possível estratégia de intervenção. Salienta-se que, em geral, a experiência de estágio se revelou muito enriquecedora para a formação no âmbito do mestrado. No que se refere ao estudo de caso, procurou-se conhecer o contexto escolar, familiar e social deste aluno e perceber em que medida é que a música poderia contribuir para o seu desenvolvimento. Para tal, realizaram-se entrevistas ao aluno, encarregada de educação, diretora de turma, professora de Educação Musical e psiquiatra. Alguns professores preencheram também questionários. Os principais resultados revelaram que apesar do desconhecimento sobre a influência da música na perturbação, parece haver apenas algum interesse em explorar esta estratégia complementar de apoio ao aluno no processo de ensino-aprendizagem.
id RCAP_e40eb46d60ac660288a69a9f3758aff8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2976
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de casoPerturbação por Défice de Atenção e HiperatividadePré-escolarEstágio1.º CEBAttention Deficit and Hyperactivity DisorderMusicMúsicaInternshipPre-schoolPrimary schoolDepartamento de Psicologia e Ciências da EducaçãoEste trabalho pretende efetuar uma apreciação crítica de todo o percurso de estágio realizado (pré-escolar e 1.º ciclo), bem como apresentar um estudo de caso sobre um aluno com diagnóstico de Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade, atendendo à experiência de contacto com a problemática em contexto de prática de ensino supervisionada e ao interesse pessoal pela música como possível estratégia de intervenção. Salienta-se que, em geral, a experiência de estágio se revelou muito enriquecedora para a formação no âmbito do mestrado. No que se refere ao estudo de caso, procurou-se conhecer o contexto escolar, familiar e social deste aluno e perceber em que medida é que a música poderia contribuir para o seu desenvolvimento. Para tal, realizaram-se entrevistas ao aluno, encarregada de educação, diretora de turma, professora de Educação Musical e psiquiatra. Alguns professores preencheram também questionários. Os principais resultados revelaram que apesar do desconhecimento sobre a influência da música na perturbação, parece haver apenas algum interesse em explorar esta estratégia complementar de apoio ao aluno no processo de ensino-aprendizagem.ABSTRACT This paper aims to make a critical report on the work developed in internship (pre-school and primary school) and present a case study of a student diagnosed with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder, attending the experience with the theme during the supervised practice in context and personal interest in music as a promissory strategy of intervention. In general, the internship experience was very important in the context of this master degree. With regard to the case study, we intended to know the school, family and social context of this student and see in what extent music could contribute to his development. To this end, interviews were conducted involving the student, teacher’s director, music teacher and psychiatrist. Some other teachers also completed questionnaires. The main results revealed that despite the lack of knowledge about the influence of music in this disorder, there seems to be some interest in exploring this complementary strategy to support the student in the teaching-learning processInstituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuFernandes, RosinaAguiar, Maria CristinaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuTeixeira, Diana Sofia Guimarães2015-12-03T10:43:40Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/2976porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:17Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/2976Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:04.875020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso
title A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso
spellingShingle A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso
Teixeira, Diana Sofia Guimarães
Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade
Pré-escolar
Estágio
1.º CEB
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder
Music
Música
Internship
Pre-school
Primary school
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação
title_short A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso
title_full A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso
title_fullStr A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso
title_full_unstemmed A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso
title_sort A importância da música na perturbação por défice de atenção e hiperatividade : um estudo de caso
author Teixeira, Diana Sofia Guimarães
author_facet Teixeira, Diana Sofia Guimarães
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernandes, Rosina
Aguiar, Maria Cristina
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Diana Sofia Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade
Pré-escolar
Estágio
1.º CEB
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder
Music
Música
Internship
Pre-school
Primary school
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação
topic Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade
Pré-escolar
Estágio
1.º CEB
Attention Deficit and Hyperactivity Disorder
Music
Música
Internship
Pre-school
Primary school
Departamento de Psicologia e Ciências da Educação
description Este trabalho pretende efetuar uma apreciação crítica de todo o percurso de estágio realizado (pré-escolar e 1.º ciclo), bem como apresentar um estudo de caso sobre um aluno com diagnóstico de Perturbação por Défice de Atenção e Hiperatividade, atendendo à experiência de contacto com a problemática em contexto de prática de ensino supervisionada e ao interesse pessoal pela música como possível estratégia de intervenção. Salienta-se que, em geral, a experiência de estágio se revelou muito enriquecedora para a formação no âmbito do mestrado. No que se refere ao estudo de caso, procurou-se conhecer o contexto escolar, familiar e social deste aluno e perceber em que medida é que a música poderia contribuir para o seu desenvolvimento. Para tal, realizaram-se entrevistas ao aluno, encarregada de educação, diretora de turma, professora de Educação Musical e psiquiatra. Alguns professores preencheram também questionários. Os principais resultados revelaram que apesar do desconhecimento sobre a influência da música na perturbação, parece haver apenas algum interesse em explorar esta estratégia complementar de apoio ao aluno no processo de ensino-aprendizagem.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-03T10:43:40Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/2976
url http://hdl.handle.net/10400.19/2976
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130888006533120