A perceção dos alunos do 3.º e 4.º ano do Ensino Básico sobre a importância da Educação Física no meio escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Farinha, Bárbara Alexandra Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36154
Resumo: presente projeto de investigação foi realizado no âmbito curricular e no âmbito da Educação Física (EF) do 1.o Ciclo, tendo como temática, a perceção dos alunos relativamente à importância da Educação Física no âmbito escolar. O quadro teórico de referência apresentado aborda os seguintes temas: explicitação da EF, monodocência do professor do 1.o Ciclo do Ensino Básico, importância da EF desde o nascimento, importância da EF regular, importância da atividade física no combate à obesidade, EF no ensino aprendizagem e técnicas de intervenção pedagógica. A investigação aqui apresentada segue a abordagem de investigação qualitativa e de investigação sobre a prática. Participaram nesta investigação 19 alunos do 3.o e 4.o ano de escolaridade. A proposta pedagógica baseou-se em quatro sessões planificadas e realizadas, tendo em consideração a Organização Curricular e Programas do Ensino Básico de Expressões e Educação Físico Motora, Musical, Dramática e Plástica, assim como as aprendizagens essenciais para a EF no 1.o Ciclo do Ensino Básico. A recolha de dados ocorreu durante duas semanas, entre 20 de maio e 31 de maio de 2019, correspondendo ao período de estágio curricular. Os dados foram recolhidos através da observação participante, da realização de questionários. Concluiu-se que os alunos assumem que a EF é importante para o seu bem-estar bem como comparativamente com outras disciplinas, no entanto na sua opinião não deveria ser obrigatória, quanto ao seu empenho, este não se alteraria estivessem a ser avaliados ou não. Os resultados também mostraram que os alunos indicam ainda que gostam bastante das aulas e mostraram-se bastante interessados e comprometidos no decorrer das sessões.
id RCAP_7b9d5ab0b8fe613fab7628f701241cb0
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36154
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção dos alunos do 3.º e 4.º ano do Ensino Básico sobre a importância da Educação Física no meio escolarEducação FísicaAtividade Físico-MotoraPerceçãoDesenvolvimento MotorPhysical EducationPhysical-motor activityPerceptionMotor developmentpresente projeto de investigação foi realizado no âmbito curricular e no âmbito da Educação Física (EF) do 1.o Ciclo, tendo como temática, a perceção dos alunos relativamente à importância da Educação Física no âmbito escolar. O quadro teórico de referência apresentado aborda os seguintes temas: explicitação da EF, monodocência do professor do 1.o Ciclo do Ensino Básico, importância da EF desde o nascimento, importância da EF regular, importância da atividade física no combate à obesidade, EF no ensino aprendizagem e técnicas de intervenção pedagógica. A investigação aqui apresentada segue a abordagem de investigação qualitativa e de investigação sobre a prática. Participaram nesta investigação 19 alunos do 3.o e 4.o ano de escolaridade. A proposta pedagógica baseou-se em quatro sessões planificadas e realizadas, tendo em consideração a Organização Curricular e Programas do Ensino Básico de Expressões e Educação Físico Motora, Musical, Dramática e Plástica, assim como as aprendizagens essenciais para a EF no 1.o Ciclo do Ensino Básico. A recolha de dados ocorreu durante duas semanas, entre 20 de maio e 31 de maio de 2019, correspondendo ao período de estágio curricular. Os dados foram recolhidos através da observação participante, da realização de questionários. Concluiu-se que os alunos assumem que a EF é importante para o seu bem-estar bem como comparativamente com outras disciplinas, no entanto na sua opinião não deveria ser obrigatória, quanto ao seu empenho, este não se alteraria estivessem a ser avaliados ou não. Os resultados também mostraram que os alunos indicam ainda que gostam bastante das aulas e mostraram-se bastante interessados e comprometidos no decorrer das sessões.This research project was performed within the scope of Physical Education (PE), where the principal theme was the student's perception of the importance of Expression and Physical Motor Education (EPME) in the school context. The theoretical reference framework presented addresses the following themes: explanation of PE, the dynamic of teaching of the 1st Cycle of Basic Education teacher of the, the importance of PE since birth, the importance of regular PE, the importance of physical activity in the fight against obesity, PE in teaching learning and pedagogical intervention techniques. This research follows the approach of qualitative investigation and research on practice. Participated in this investigation 19 students from the 3rd and 4th school class year. The pedagogical proposal was based on four planned and performed sessions, considering the Curricular Organization and Programs of Basic Education, Physical Motor, Musical, Dramatic and Plastic Education Expressions, as well as the essential learning for PE in the 1st Cycle of Basic Education. Data collection took place over two weeks, between May 20 and May 31 of 2019, corresponding to the curricular internship period. Data was collected through participant observation, questionnaires, and documentary collection. It was concluded that students assume that PEis important for their well-being as well as in comparison with other school disciplines, however in their opinion it should not be mandatory, and with respect to their effort, it would not change if they were to be evaluated or not. The results also showed that the students still indicate that they really enjoy the classes and were very interested and committed during the sessions.Vasconcelos, António ÂngeloEspada, MárioRepositório ComumFarinha, Bárbara Alexandra Carvalho2021-04-08T15:41:57Z2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36154TID:202678660porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36154Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:45.392392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção dos alunos do 3.º e 4.º ano do Ensino Básico sobre a importância da Educação Física no meio escolar
title A perceção dos alunos do 3.º e 4.º ano do Ensino Básico sobre a importância da Educação Física no meio escolar
spellingShingle A perceção dos alunos do 3.º e 4.º ano do Ensino Básico sobre a importância da Educação Física no meio escolar
Farinha, Bárbara Alexandra Carvalho
Educação Física
Atividade Físico-Motora
Perceção
Desenvolvimento Motor
Physical Education
Physical-motor activity
Perception
Motor development
title_short A perceção dos alunos do 3.º e 4.º ano do Ensino Básico sobre a importância da Educação Física no meio escolar
title_full A perceção dos alunos do 3.º e 4.º ano do Ensino Básico sobre a importância da Educação Física no meio escolar
title_fullStr A perceção dos alunos do 3.º e 4.º ano do Ensino Básico sobre a importância da Educação Física no meio escolar
title_full_unstemmed A perceção dos alunos do 3.º e 4.º ano do Ensino Básico sobre a importância da Educação Física no meio escolar
title_sort A perceção dos alunos do 3.º e 4.º ano do Ensino Básico sobre a importância da Educação Física no meio escolar
author Farinha, Bárbara Alexandra Carvalho
author_facet Farinha, Bárbara Alexandra Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vasconcelos, António Ângelo
Espada, Mário
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Farinha, Bárbara Alexandra Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Atividade Físico-Motora
Perceção
Desenvolvimento Motor
Physical Education
Physical-motor activity
Perception
Motor development
topic Educação Física
Atividade Físico-Motora
Perceção
Desenvolvimento Motor
Physical Education
Physical-motor activity
Perception
Motor development
description presente projeto de investigação foi realizado no âmbito curricular e no âmbito da Educação Física (EF) do 1.o Ciclo, tendo como temática, a perceção dos alunos relativamente à importância da Educação Física no âmbito escolar. O quadro teórico de referência apresentado aborda os seguintes temas: explicitação da EF, monodocência do professor do 1.o Ciclo do Ensino Básico, importância da EF desde o nascimento, importância da EF regular, importância da atividade física no combate à obesidade, EF no ensino aprendizagem e técnicas de intervenção pedagógica. A investigação aqui apresentada segue a abordagem de investigação qualitativa e de investigação sobre a prática. Participaram nesta investigação 19 alunos do 3.o e 4.o ano de escolaridade. A proposta pedagógica baseou-se em quatro sessões planificadas e realizadas, tendo em consideração a Organização Curricular e Programas do Ensino Básico de Expressões e Educação Físico Motora, Musical, Dramática e Plástica, assim como as aprendizagens essenciais para a EF no 1.o Ciclo do Ensino Básico. A recolha de dados ocorreu durante duas semanas, entre 20 de maio e 31 de maio de 2019, correspondendo ao período de estágio curricular. Os dados foram recolhidos através da observação participante, da realização de questionários. Concluiu-se que os alunos assumem que a EF é importante para o seu bem-estar bem como comparativamente com outras disciplinas, no entanto na sua opinião não deveria ser obrigatória, quanto ao seu empenho, este não se alteraria estivessem a ser avaliados ou não. Os resultados também mostraram que os alunos indicam ainda que gostam bastante das aulas e mostraram-se bastante interessados e comprometidos no decorrer das sessões.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-08T15:41:57Z
2021-02
2021-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36154
TID:202678660
url http://hdl.handle.net/10400.26/36154
identifier_str_mv TID:202678660
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135387039301633