A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1874 |
Resumo: | O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A prática foi desenvolvida numa escola do 1º CEB no distrito de Viana do Castelo, ano ao longo de onze semanas. Esta investigação centrou-se na área de Educação Físico-Motora e pretendeu-se compreender as opiniões dos alunos acerca da importância da Educação Físico-Motora. Para dar resposta ao nosso objetivo, optou-se por utilizar uma metodologia de natureza qualitativa, assente num método de análise de conteúdo. Desta forma, através da técnica de entrevista semiestruturada a 18 crianças (12 meninos e 9 meninas) com idades compreendidas entre os sete e os dez anos visou-se perceber a opinião dos alunos acerca da importância da EFM. Os resultados deste estudo revelam que toda a amostra considera importante a atividade física para o nosso bem-estar, saúde e forma física. A prática das atividades extracurriculares é na maioria das vezes influenciada pelos pais. Nos tempos livres as crianças gostam de brincar com os seus brinquedos e consideram as aulas de EFM uma aula divertida onde se podem movimentar e fazer diversos jogos. |
id |
RCAP_53d65a7622d0d110cf7ed84755f589a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1874 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunosEducação físico-motoraAtividade físicaBrincadeira1ºCEBPhysical-motor educationPhysical activityPlayPrimary teachingO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A prática foi desenvolvida numa escola do 1º CEB no distrito de Viana do Castelo, ano ao longo de onze semanas. Esta investigação centrou-se na área de Educação Físico-Motora e pretendeu-se compreender as opiniões dos alunos acerca da importância da Educação Físico-Motora. Para dar resposta ao nosso objetivo, optou-se por utilizar uma metodologia de natureza qualitativa, assente num método de análise de conteúdo. Desta forma, através da técnica de entrevista semiestruturada a 18 crianças (12 meninos e 9 meninas) com idades compreendidas entre os sete e os dez anos visou-se perceber a opinião dos alunos acerca da importância da EFM. Os resultados deste estudo revelam que toda a amostra considera importante a atividade física para o nosso bem-estar, saúde e forma física. A prática das atividades extracurriculares é na maioria das vezes influenciada pelos pais. Nos tempos livres as crianças gostam de brincar com os seus brinquedos e consideram as aulas de EFM uma aula divertida onde se podem movimentar e fazer diversos jogos.This report was developed within the Supervised Teaching Practice II (STP II) of the Masters in Pre-School Education and Primary School Teaching. The practice took place in a primary school in the district of Viana do Castelo, for eleven weeks. This study was centralized on the area of Physical-Motor Education, with the intention of understanding students' opinions about the importance of Physical-Motor Education (PME). In order to respond to our objective, we chose to use a methodology of qualitative nature, based on a method of content analysis. Thus, through the semi-structured interview technique, 18 children (12 boys and 9 girls), aged between seven and ten years, aimed to perceive the students' opinion about the importance of PME. The results of this study reveal that the whole sample considers physical activity important for our well-being, health and fitness. The practice of extracurricular activities is most often influenced by parents. As free time kids like to joke around with their toys and consider PME classes as fun lessons where they can move and play various games.2017-06-26T15:00:03Z2017-05-09T00:00:00Z2017-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1874TID:201708752porRodrigues, Cristina Isabel Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:21Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:59.089163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos |
title |
A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos |
spellingShingle |
A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos Rodrigues, Cristina Isabel Gomes Educação físico-motora Atividade física Brincadeira 1ºCEB Physical-motor education Physical activity Play Primary teaching |
title_short |
A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos |
title_full |
A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos |
title_fullStr |
A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos |
title_full_unstemmed |
A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos |
title_sort |
A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos |
author |
Rodrigues, Cristina Isabel Gomes |
author_facet |
Rodrigues, Cristina Isabel Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Cristina Isabel Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação físico-motora Atividade física Brincadeira 1ºCEB Physical-motor education Physical activity Play Primary teaching |
topic |
Educação físico-motora Atividade física Brincadeira 1ºCEB Physical-motor education Physical activity Play Primary teaching |
description |
O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A prática foi desenvolvida numa escola do 1º CEB no distrito de Viana do Castelo, ano ao longo de onze semanas. Esta investigação centrou-se na área de Educação Físico-Motora e pretendeu-se compreender as opiniões dos alunos acerca da importância da Educação Físico-Motora. Para dar resposta ao nosso objetivo, optou-se por utilizar uma metodologia de natureza qualitativa, assente num método de análise de conteúdo. Desta forma, através da técnica de entrevista semiestruturada a 18 crianças (12 meninos e 9 meninas) com idades compreendidas entre os sete e os dez anos visou-se perceber a opinião dos alunos acerca da importância da EFM. Os resultados deste estudo revelam que toda a amostra considera importante a atividade física para o nosso bem-estar, saúde e forma física. A prática das atividades extracurriculares é na maioria das vezes influenciada pelos pais. Nos tempos livres as crianças gostam de brincar com os seus brinquedos e consideram as aulas de EFM uma aula divertida onde se podem movimentar e fazer diversos jogos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-26T15:00:03Z 2017-05-09T00:00:00Z 2017-05-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1874 TID:201708752 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11960/1874 |
identifier_str_mv |
TID:201708752 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131525249236992 |