A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Cristina Isabel Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1874
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A prática foi desenvolvida numa escola do 1º CEB no distrito de Viana do Castelo, ano ao longo de onze semanas. Esta investigação centrou-se na área de Educação Físico-Motora e pretendeu-se compreender as opiniões dos alunos acerca da importância da Educação Físico-Motora. Para dar resposta ao nosso objetivo, optou-se por utilizar uma metodologia de natureza qualitativa, assente num método de análise de conteúdo. Desta forma, através da técnica de entrevista semiestruturada a 18 crianças (12 meninos e 9 meninas) com idades compreendidas entre os sete e os dez anos visou-se perceber a opinião dos alunos acerca da importância da EFM. Os resultados deste estudo revelam que toda a amostra considera importante a atividade física para o nosso bem-estar, saúde e forma física. A prática das atividades extracurriculares é na maioria das vezes influenciada pelos pais. Nos tempos livres as crianças gostam de brincar com os seus brinquedos e consideram as aulas de EFM uma aula divertida onde se podem movimentar e fazer diversos jogos.
id RCAP_53d65a7622d0d110cf7ed84755f589a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1874
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunosEducação físico-motoraAtividade físicaBrincadeira1ºCEBPhysical-motor educationPhysical activityPlayPrimary teachingO presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A prática foi desenvolvida numa escola do 1º CEB no distrito de Viana do Castelo, ano ao longo de onze semanas. Esta investigação centrou-se na área de Educação Físico-Motora e pretendeu-se compreender as opiniões dos alunos acerca da importância da Educação Físico-Motora. Para dar resposta ao nosso objetivo, optou-se por utilizar uma metodologia de natureza qualitativa, assente num método de análise de conteúdo. Desta forma, através da técnica de entrevista semiestruturada a 18 crianças (12 meninos e 9 meninas) com idades compreendidas entre os sete e os dez anos visou-se perceber a opinião dos alunos acerca da importância da EFM. Os resultados deste estudo revelam que toda a amostra considera importante a atividade física para o nosso bem-estar, saúde e forma física. A prática das atividades extracurriculares é na maioria das vezes influenciada pelos pais. Nos tempos livres as crianças gostam de brincar com os seus brinquedos e consideram as aulas de EFM uma aula divertida onde se podem movimentar e fazer diversos jogos.This report was developed within the Supervised Teaching Practice II (STP II) of the Masters in Pre-School Education and Primary School Teaching. The practice took place in a primary school in the district of Viana do Castelo, for eleven weeks. This study was centralized on the area of Physical-Motor Education, with the intention of understanding students' opinions about the importance of Physical-Motor Education (PME). In order to respond to our objective, we chose to use a methodology of qualitative nature, based on a method of content analysis. Thus, through the semi-structured interview technique, 18 children (12 boys and 9 girls), aged between seven and ten years, aimed to perceive the students' opinion about the importance of PME. The results of this study reveal that the whole sample considers physical activity important for our well-being, health and fitness. The practice of extracurricular activities is most often influenced by parents. As free time kids like to joke around with their toys and consider PME classes as fun lessons where they can move and play various games.2017-06-26T15:00:03Z2017-05-09T00:00:00Z2017-05-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1874TID:201708752porRodrigues, Cristina Isabel Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:21Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1874Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:59.089163Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos
title A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos
spellingShingle A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos
Rodrigues, Cristina Isabel Gomes
Educação físico-motora
Atividade física
Brincadeira
1ºCEB
Physical-motor education
Physical activity
Play
Primary teaching
title_short A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos
title_full A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos
title_fullStr A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos
title_full_unstemmed A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos
title_sort A Expressão Físico-Motora no 1º Ciclo do Ensino Básico: Compreensão e importância na perspetiva dos alunos
author Rodrigues, Cristina Isabel Gomes
author_facet Rodrigues, Cristina Isabel Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Cristina Isabel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação físico-motora
Atividade física
Brincadeira
1ºCEB
Physical-motor education
Physical activity
Play
Primary teaching
topic Educação físico-motora
Atividade física
Brincadeira
1ºCEB
Physical-motor education
Physical activity
Play
Primary teaching
description O presente relatório foi realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II (PESII), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (1ºCEB). A prática foi desenvolvida numa escola do 1º CEB no distrito de Viana do Castelo, ano ao longo de onze semanas. Esta investigação centrou-se na área de Educação Físico-Motora e pretendeu-se compreender as opiniões dos alunos acerca da importância da Educação Físico-Motora. Para dar resposta ao nosso objetivo, optou-se por utilizar uma metodologia de natureza qualitativa, assente num método de análise de conteúdo. Desta forma, através da técnica de entrevista semiestruturada a 18 crianças (12 meninos e 9 meninas) com idades compreendidas entre os sete e os dez anos visou-se perceber a opinião dos alunos acerca da importância da EFM. Os resultados deste estudo revelam que toda a amostra considera importante a atividade física para o nosso bem-estar, saúde e forma física. A prática das atividades extracurriculares é na maioria das vezes influenciada pelos pais. Nos tempos livres as crianças gostam de brincar com os seus brinquedos e consideram as aulas de EFM uma aula divertida onde se podem movimentar e fazer diversos jogos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-06-26T15:00:03Z
2017-05-09T00:00:00Z
2017-05-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1874
TID:201708752
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1874
identifier_str_mv TID:201708752
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131525249236992