A aprendizagem do canto para além da voz cantada: importância do conhecimento sobre anatomia e fisiologia vocal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/35928 |
Resumo: | O presente Relatório foi realizado no âmbito da conclusão da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular integrante do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, encontrando-se dividido em duas secções. A primeira secção do relatório é referente ao estágio realizado no Conservatório de Música e Artes de Lagos, com os alunos da classe de canto, durante o ano letivo 2021/2022. Esta irá ser dedicada à contextualização da escola cooperante, à descrição da classe e dos alunos, e ao relato das aulas assistidas e lecionadas pela mestranda. A segunda secção do relatório é referente à exploração e integração de conteúdos referentes ao campo da ciência vocal na prática letiva. Deste modo, pretendemos aferir o nível de abordagem dos mesmos na pedagogia do canto e analisar a relevância que estes detêm no processo de ensino-aprendizagem do mesmo, propondo assim metodologias e recursos adequados para a abordagem destes conteúdos em sala de aula; Abstract: Learning to sing beyond the singing voice: importance of knowledge about vocal anatomy and physiology This Report was carried out within the framework in completion of the discipline Supervised Teaching Practice, a curricular unit that is part of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Évora, and is divided into two sections. The first section of the report refers to the internship held at the Conservatório de Música e Artes de Lagos, with students from the singing class, during the 2021/2022 school year. This will be dedicated to the contextualization of the cooperating school, the description of the class and the students, and the account of the classes attended and taught by the master's student. The second section of the report refers to the exploration and integration of contents related to the field of vocal science in teaching practice. In this way, we intend to assess their level of approach in the pedagogy of singing and analyze the relevance that they hold in the teaching-learning process of singing, thus proposing adequate methodologies and resources for approaching these contents in the classroom. |
id |
RCAP_e452c36ae6630ea6fdb1ac9e87abda0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/35928 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A aprendizagem do canto para além da voz cantada: importância do conhecimento sobre anatomia e fisiologia vocalAnatomia VocalFisiologia VocalCiência VocalPedagogia do CantoVocal AnatomyVocal PhysiologyVoice ScienceSinging PedagogyO presente Relatório foi realizado no âmbito da conclusão da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular integrante do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, encontrando-se dividido em duas secções. A primeira secção do relatório é referente ao estágio realizado no Conservatório de Música e Artes de Lagos, com os alunos da classe de canto, durante o ano letivo 2021/2022. Esta irá ser dedicada à contextualização da escola cooperante, à descrição da classe e dos alunos, e ao relato das aulas assistidas e lecionadas pela mestranda. A segunda secção do relatório é referente à exploração e integração de conteúdos referentes ao campo da ciência vocal na prática letiva. Deste modo, pretendemos aferir o nível de abordagem dos mesmos na pedagogia do canto e analisar a relevância que estes detêm no processo de ensino-aprendizagem do mesmo, propondo assim metodologias e recursos adequados para a abordagem destes conteúdos em sala de aula; Abstract: Learning to sing beyond the singing voice: importance of knowledge about vocal anatomy and physiology This Report was carried out within the framework in completion of the discipline Supervised Teaching Practice, a curricular unit that is part of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Évora, and is divided into two sections. The first section of the report refers to the internship held at the Conservatório de Música e Artes de Lagos, with students from the singing class, during the 2021/2022 school year. This will be dedicated to the contextualization of the cooperating school, the description of the class and the students, and the account of the classes attended and taught by the master's student. The second section of the report refers to the exploration and integration of contents related to the field of vocal science in teaching practice. In this way, we intend to assess their level of approach in the pedagogy of singing and analyze the relevance that they hold in the teaching-learning process of singing, thus proposing adequate methodologies and resources for approaching these contents in the classroom.Universidade de Évora2024-01-08T15:58:34Z2024-01-082023-11-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/35928http://hdl.handle.net/10174/35928TID:203435540porDepartamento de Músicajoanapires39@gmail.com203Pires, Joana Isabel Duarteinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-09T01:47:58Zoai:dspace.uevora.pt:10174/35928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:30:58.591718Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A aprendizagem do canto para além da voz cantada: importância do conhecimento sobre anatomia e fisiologia vocal |
title |
A aprendizagem do canto para além da voz cantada: importância do conhecimento sobre anatomia e fisiologia vocal |
spellingShingle |
A aprendizagem do canto para além da voz cantada: importância do conhecimento sobre anatomia e fisiologia vocal Pires, Joana Isabel Duarte Anatomia Vocal Fisiologia Vocal Ciência Vocal Pedagogia do Canto Vocal Anatomy Vocal Physiology Voice Science Singing Pedagogy |
title_short |
A aprendizagem do canto para além da voz cantada: importância do conhecimento sobre anatomia e fisiologia vocal |
title_full |
A aprendizagem do canto para além da voz cantada: importância do conhecimento sobre anatomia e fisiologia vocal |
title_fullStr |
A aprendizagem do canto para além da voz cantada: importância do conhecimento sobre anatomia e fisiologia vocal |
title_full_unstemmed |
A aprendizagem do canto para além da voz cantada: importância do conhecimento sobre anatomia e fisiologia vocal |
title_sort |
A aprendizagem do canto para além da voz cantada: importância do conhecimento sobre anatomia e fisiologia vocal |
author |
Pires, Joana Isabel Duarte |
author_facet |
Pires, Joana Isabel Duarte |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Joana Isabel Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Anatomia Vocal Fisiologia Vocal Ciência Vocal Pedagogia do Canto Vocal Anatomy Vocal Physiology Voice Science Singing Pedagogy |
topic |
Anatomia Vocal Fisiologia Vocal Ciência Vocal Pedagogia do Canto Vocal Anatomy Vocal Physiology Voice Science Singing Pedagogy |
description |
O presente Relatório foi realizado no âmbito da conclusão da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, unidade curricular integrante do Mestrado em Ensino de Música da Universidade de Évora, encontrando-se dividido em duas secções. A primeira secção do relatório é referente ao estágio realizado no Conservatório de Música e Artes de Lagos, com os alunos da classe de canto, durante o ano letivo 2021/2022. Esta irá ser dedicada à contextualização da escola cooperante, à descrição da classe e dos alunos, e ao relato das aulas assistidas e lecionadas pela mestranda. A segunda secção do relatório é referente à exploração e integração de conteúdos referentes ao campo da ciência vocal na prática letiva. Deste modo, pretendemos aferir o nível de abordagem dos mesmos na pedagogia do canto e analisar a relevância que estes detêm no processo de ensino-aprendizagem do mesmo, propondo assim metodologias e recursos adequados para a abordagem destes conteúdos em sala de aula; Abstract: Learning to sing beyond the singing voice: importance of knowledge about vocal anatomy and physiology This Report was carried out within the framework in completion of the discipline Supervised Teaching Practice, a curricular unit that is part of the Master's Degree in Music Teaching at the University of Évora, and is divided into two sections. The first section of the report refers to the internship held at the Conservatório de Música e Artes de Lagos, with students from the singing class, during the 2021/2022 school year. This will be dedicated to the contextualization of the cooperating school, the description of the class and the students, and the account of the classes attended and taught by the master's student. The second section of the report refers to the exploration and integration of contents related to the field of vocal science in teaching practice. In this way, we intend to assess their level of approach in the pedagogy of singing and analyze the relevance that they hold in the teaching-learning process of singing, thus proposing adequate methodologies and resources for approaching these contents in the classroom. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-22T00:00:00Z 2024-01-08T15:58:34Z 2024-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/35928 http://hdl.handle.net/10174/35928 TID:203435540 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/35928 |
identifier_str_mv |
TID:203435540 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Música joanapires39@gmail.com 203 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136792001118208 |