Efeitos da aprendizagem da análise literária de narrativas na temática da saúde por leitura cerrada e escrita reflexiva em estudantes universitários de letras e medicina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Maria Cristina Perdigão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/26487
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
id RCAP_e4556c9b1d9724e86040289578b5aa0a
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/26487
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Efeitos da aprendizagem da análise literária de narrativas na temática da saúde por leitura cerrada e escrita reflexiva em estudantes universitários de letras e medicinaAnálise literáriaAprendizagem académicaLeituraMedicina - Na literaturaTaxonomiaTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016O estudo apresentado enquadra-se no cruzamento das perspetivas da Medicina Narrativa com o da complexidade estrutural do produto da aprendizagem. Avaliou-se os efeitos da aprendizagem, em estudantes universitários, da “leitura cerrada” e da “escrita reflexiva” sobre textos de ficção na temática da saúde, na qualidade da análise literária desse tipo de textos, operacionalizada em termos da sua complexidade estrutural e medida pela Taxonomia SOLO. Foi inicialmente avaliada a complexidade estrutural da análise literária (CEAL) de 18 participantes (14 estudantes de Letras e quatro de Medicina), com recurso a textos literários linguisticamente equivalentes na temática da saúde (classificação da resposta à questão “De que trata o texto?” numa escala hierárquica de 5 níveis). De seguida, procedeu-se a uma intervenção, para aprendizagem das técnicas de “leitura cerrada” e “escrita reflexiva”, sobre nove dos participantes (grupo experimental), enquanto os restantes nove (grupo de controle) não foram sujeitos a intervenção. Na pós-intervenção e num follow-up, realizaram-se novas avaliações análogas da CEAL a todos os participantes. Por último, realizou-se uma entrevista de focus group com o grupo experimental, para avaliação da experiência de intervenção. O grupo experimental e o grupo de controlo são ambos equivalentes (sete estudantes de Letras e dois de Medicina cada grupo). A análise dos dados consistiu em comparar, para cada participante, a CEAL antes e depois da intervenção (nos casos de aumento, comparou-se os valores de pré-intervenção e de follow-up). As respostas à entrevista foram submetidas a uma análise de conteúdo temática de tipo intermédio. Os resultados apontam para um aumento da competência de análise literária de textos na temática da saúde na ampla maioria dos participantes do grupo experimental e em comparação com os participantes do grupo de controlo, cujo aumento é mais reduzido e menos extenso. Ficam ainda registados indícios de um efeito benéfico da intervenção na leitura e na escrita em geral, assim como na atenção e humanização dos aspetos relacionais implicados na interação médico-paciente.This study locates in the intersection between two perspectives: Medicine Narrative and Structural complexity of the learning product. The effects of learning "close reading" and "reflexive writing" upon fiction texts about health, by university students, on the literary analysis’ quality of such texts, operationalized in terms of its structural complexity and measured by SOLO taxonomy, was evaluated. At the beginning, it was assessed the structural complexity of literary analysis (SCLA) of 18 participants (14 students from Humanities and four from Medicine), by using linguistically equivalent literary texts in the thematic of health (response rating to the question "What the text is about?" in a hierarchy of 5 levels). An intervention was then implemented for the learning of "close reading" and "reflexive writing" by nine of the participants (experimental group), while the remaining nine (control group) were not subject to intervention. Post-intervention and follow-up took place with similar assessments of SCLA with all participants. Finally, the experimental group was subject to a focus group interview in order to evaluate the experience of intervention. The experimental group and the control group are both similar (seven students from Humanities and two from Medicine each group). Data analysis consisted of comparing, for each participant, SCLA before and after the intervention (in the cases it increased, pre-intervention and follow-up values were also compared). The interview answers were submitted to a thematic content analysis of intermediate type. The results show an increase of literary analysis competence of texts about health in the vast majority of participants in the experimental group and compared to participants in control group, in which such increase is smaller and less extensive. It was also observed evidence of an intervention’s beneficial effect in reading and writing in general, as well as in attention to and humanization of relational aspects involved in health professional-patient interaction.Duarte, António Manuel, 1961-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Maria Cristina Perdigão2017-02-10T16:21:55Z20162016-07-012016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/26487porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:39Zoai:repositorio.ul.pt:10451/26487Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:08.273719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da aprendizagem da análise literária de narrativas na temática da saúde por leitura cerrada e escrita reflexiva em estudantes universitários de letras e medicina
title Efeitos da aprendizagem da análise literária de narrativas na temática da saúde por leitura cerrada e escrita reflexiva em estudantes universitários de letras e medicina
spellingShingle Efeitos da aprendizagem da análise literária de narrativas na temática da saúde por leitura cerrada e escrita reflexiva em estudantes universitários de letras e medicina
Marques, Maria Cristina Perdigão
Análise literária
Aprendizagem académica
Leitura
Medicina - Na literatura
Taxonomia
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Efeitos da aprendizagem da análise literária de narrativas na temática da saúde por leitura cerrada e escrita reflexiva em estudantes universitários de letras e medicina
title_full Efeitos da aprendizagem da análise literária de narrativas na temática da saúde por leitura cerrada e escrita reflexiva em estudantes universitários de letras e medicina
title_fullStr Efeitos da aprendizagem da análise literária de narrativas na temática da saúde por leitura cerrada e escrita reflexiva em estudantes universitários de letras e medicina
title_full_unstemmed Efeitos da aprendizagem da análise literária de narrativas na temática da saúde por leitura cerrada e escrita reflexiva em estudantes universitários de letras e medicina
title_sort Efeitos da aprendizagem da análise literária de narrativas na temática da saúde por leitura cerrada e escrita reflexiva em estudantes universitários de letras e medicina
author Marques, Maria Cristina Perdigão
author_facet Marques, Maria Cristina Perdigão
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Duarte, António Manuel, 1961-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Maria Cristina Perdigão
dc.subject.por.fl_str_mv Análise literária
Aprendizagem académica
Leitura
Medicina - Na literatura
Taxonomia
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Análise literária
Aprendizagem académica
Leitura
Medicina - Na literatura
Taxonomia
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia da Educação e da Orientação), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-07-01
2016-01-01T00:00:00Z
2017-02-10T16:21:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/26487
url http://hdl.handle.net/10451/26487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134348228689920