A DIMENSÃO ORGANIZACIONAL DOS PROJETOS DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS: PERCEÇÕES DA SUA EFICÁCIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Raimundo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Bonito, Jorge
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/30704
Resumo: A promoção e educação para a saúde em meio escolar é assumida pelo Ministério da Educação, desde 2014, como um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens. Permite-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. Para o efeito, a escola deve criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa. Estes princípios assentam no novo quadro da política de saúde europeia – Health 2020 – e na Estratégia Europa 2020, ao considerar que a promoção e educação para a saúde tem um papel fulcral no desenvolvimento de cidadãos e sociedades saudáveis, sustentáveis e felizes. Este trabalho teve como objetivo conhecer o impacto que os projetos de promoção e educação para a saúde produzem na prevenção de riscos e na aprendizagem sobre a saúde dos alunos em escolas da região do Alentejo, Portugal, através das perceções dos seus coordenadores e dos diretores dos respetivos agrupamentos de escolas. Optou-se por um desenho de pesquisa multicasos. Envolveu 14 agrupamentos de escolas, através da realização de 28 entrevistas realizadas entre 2015 e 2016. O referencial para a recolha da informação envolve cinco dimensões: organizacional, comunitária, ecológica, psicossocial e curricular. Neste trabalho dá-se conta dos resultados relativos à dimensão organizacional. Concluiu-se que a implementação dos projetos de promoção e educação para a saúde requer uma atenção mais apurada quanto à sua organização estrutural e ao seu contexto, tendo em vista uma aprendizagem mais enfática para produzir um efeito concomitante com o envolvimento de todos os seus intervenientes.
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