A DIMENSÃO ORGANIZACIONAL DOS PROJETOS DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS: PERCEÇÕES DA SUA EFICÁCIA
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/30704 |
Resumo: | A promoção e educação para a saúde em meio escolar é assumida pelo Ministério da Educação, desde 2014, como um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens. Permite-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. Para o efeito, a escola deve criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa. Estes princípios assentam no novo quadro da política de saúde europeia – Health 2020 – e na Estratégia Europa 2020, ao considerar que a promoção e educação para a saúde tem um papel fulcral no desenvolvimento de cidadãos e sociedades saudáveis, sustentáveis e felizes. Este trabalho teve como objetivo conhecer o impacto que os projetos de promoção e educação para a saúde produzem na prevenção de riscos e na aprendizagem sobre a saúde dos alunos em escolas da região do Alentejo, Portugal, através das perceções dos seus coordenadores e dos diretores dos respetivos agrupamentos de escolas. Optou-se por um desenho de pesquisa multicasos. Envolveu 14 agrupamentos de escolas, através da realização de 28 entrevistas realizadas entre 2015 e 2016. O referencial para a recolha da informação envolve cinco dimensões: organizacional, comunitária, ecológica, psicossocial e curricular. Neste trabalho dá-se conta dos resultados relativos à dimensão organizacional. Concluiu-se que a implementação dos projetos de promoção e educação para a saúde requer uma atenção mais apurada quanto à sua organização estrutural e ao seu contexto, tendo em vista uma aprendizagem mais enfática para produzir um efeito concomitante com o envolvimento de todos os seus intervenientes. |
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A DIMENSÃO ORGANIZACIONAL DOS PROJETOS DE PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE EM AGRUPAMENTOS DE ESCOLAS: PERCEÇÕES DA SUA EFICÁCIAPromoção e educação para saúdeProjetosEficáciaEscolasDimensão organizacionalA promoção e educação para a saúde em meio escolar é assumida pelo Ministério da Educação, desde 2014, como um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens. Permite-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. Para o efeito, a escola deve criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa. Estes princípios assentam no novo quadro da política de saúde europeia – Health 2020 – e na Estratégia Europa 2020, ao considerar que a promoção e educação para a saúde tem um papel fulcral no desenvolvimento de cidadãos e sociedades saudáveis, sustentáveis e felizes. Este trabalho teve como objetivo conhecer o impacto que os projetos de promoção e educação para a saúde produzem na prevenção de riscos e na aprendizagem sobre a saúde dos alunos em escolas da região do Alentejo, Portugal, através das perceções dos seus coordenadores e dos diretores dos respetivos agrupamentos de escolas. Optou-se por um desenho de pesquisa multicasos. Envolveu 14 agrupamentos de escolas, através da realização de 28 entrevistas realizadas entre 2015 e 2016. O referencial para a recolha da informação envolve cinco dimensões: organizacional, comunitária, ecológica, psicossocial e curricular. Neste trabalho dá-se conta dos resultados relativos à dimensão organizacional. Concluiu-se que a implementação dos projetos de promoção e educação para a saúde requer uma atenção mais apurada quanto à sua organização estrutural e ao seu contexto, tendo em vista uma aprendizagem mais enfática para produzir um efeito concomitante com o envolvimento de todos os seus intervenientes.Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora2022-01-11T10:29:17Z2022-01-112020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/30704http://hdl.handle.net/10174/30704porSouza, R., & Bonito, J. (2020). A dimensão organizacional dos projetos de promoção e educação para a saúde em agrupamentos de escolas: perceções da sua eficácia. In L. Sebastião & H. Rebelo (Eds.), IV Encontro nacional de jovens investigadores em educação: livro de atas (pp. 389-401). Évora, Portugal: Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. [ISBN 978-972-778-167-6]389-401978-972-778-167-6IV Encontro nacional de jovens investigadores em educação: livro de atasndjbonito@uevora.ptA dimensão organizacional dos projetos de promoção e educação para a saúde em agrupamentos de escolas: perceções da sua eficácia229Souza, RaimundoBonito, Jorgeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:28:49Zoai:dspace.uevora.pt:10174/30704Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:02.592427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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A promoção e educação para a saúde em meio escolar é assumida pelo Ministério da Educação, desde 2014, como um processo contínuo que visa o desenvolvimento de competências das crianças e dos jovens. Permite-lhes confrontarem-se positivamente consigo próprios, construir um projeto de vida e serem capazes de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. Para o efeito, a escola deve criar ambientes facilitadores dessas escolhas e estimular o espírito crítico para o exercício de uma cidadania ativa. Estes princípios assentam no novo quadro da política de saúde europeia – Health 2020 – e na Estratégia Europa 2020, ao considerar que a promoção e educação para a saúde tem um papel fulcral no desenvolvimento de cidadãos e sociedades saudáveis, sustentáveis e felizes. Este trabalho teve como objetivo conhecer o impacto que os projetos de promoção e educação para a saúde produzem na prevenção de riscos e na aprendizagem sobre a saúde dos alunos em escolas da região do Alentejo, Portugal, através das perceções dos seus coordenadores e dos diretores dos respetivos agrupamentos de escolas. Optou-se por um desenho de pesquisa multicasos. Envolveu 14 agrupamentos de escolas, através da realização de 28 entrevistas realizadas entre 2015 e 2016. O referencial para a recolha da informação envolve cinco dimensões: organizacional, comunitária, ecológica, psicossocial e curricular. Neste trabalho dá-se conta dos resultados relativos à dimensão organizacional. Concluiu-se que a implementação dos projetos de promoção e educação para a saúde requer uma atenção mais apurada quanto à sua organização estrutural e ao seu contexto, tendo em vista uma aprendizagem mais enfática para produzir um efeito concomitante com o envolvimento de todos os seus intervenientes. |
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