O impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Senra, Francisca Ascensão da Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23963
Resumo: Dissertação de mestrado
id RCAP_e476a5dc7343c0b3d5e6325eff6a7b13
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/23963
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procuraRevenue managementHotelariaTurismoOtimização da receitaHospitalityTourismRevenue optimizationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestradoO Revenue Management é facilmente identificado como uma técnica de gestão comercial e económica que ajuda a vender o produto certo, no momento certo, ao preço certo ao cliente certo, através do canal de distribuição mais adequado e com a melhor comissão possível. Todavia, o Revenue Management é muito mais que isso, sendo necessário um processo mais complexo e analítico no seu conteúdo que leva à otimização das receitas. Desenvolvida no âmbito do Mestrado de Direção Hoteleira – Direção Comercial e Marketing da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, a presente dissertação surge no sentido de aprofundar e dar resposta a esta temática tendo como principal objetivo conhecer e analisar o impacto do Revenue Management na otimização da receita e dinamização da procura. Para tal, são apresentados pontos de vista de diversos autores, com o propósito de enquadrar as várias temáticas desenvolvidas e abordadas ao longo deste estudo. Para a elaboração deste estudo foi traçada uma abordagem metodológica qualitativa, com base na realização de entrevistas semiestruturadas a Revenue Managers, com o principal propósito de apresentar uma resposta ao objetivo principal já exposto. As entrevistas decorreram entre os meses de julho e agosto do presente ano. Após o tratamento e análise de toda a informação, foram discutidos os resultados e produzidas as conclusões, permitindo responder à questão da investigação, tendo sido igualmente enumeradas algumas limitações do estudo e recomendações para futuras investigações.Revenue Management is easily represented as a commercial and economic management technique that helps sell the right product, at the right time, at the right price to the right customer, through the most appropriate distribution channel and with the best possible commission. However, Revenue Management is much more than that, requiring a more complex and analytical process in its content that leads to revenue optimization. Developed within the scope of the Master's Degree in Hotel Management – Commercial Management and Marketing at the Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto, this dissertation aims to deepen and respond to this topic with the main objective of knowing and analyzing the impact of Revenue Management in optimizing revenue and boosting demand. To this end, points of view from different authors are presented, with the purpose of framing the various themes developed and addressed throughout this study. To prepare this study, a qualitative methodological approach was outlined, based on semi-structured interviews with Revenue Managers, with the main purpose of presenting a response to the main objective already stated. The interviews took place between the months of July and August of the present year. After processing and analyzing all the information, the results were discussed and conclusions were generated, allowing the research question to be answered, and some limitations of the study and recommendations for future research were also listed.Oliveira, MónicaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSenra, Francisca Ascensão da Costa2023-11-24T12:16:42Z2023-10-252023-10-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23963TID:203401123porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-29T01:48:00Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23963Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:59.679176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procura
title O impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procura
spellingShingle O impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procura
Senra, Francisca Ascensão da Costa
Revenue management
Hotelaria
Turismo
Otimização da receita
Hospitality
Tourism
Revenue optimization
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short O impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procura
title_full O impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procura
title_fullStr O impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procura
title_full_unstemmed O impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procura
title_sort O impacto do revenue management na otimização da receita e dinamização da procura
author Senra, Francisca Ascensão da Costa
author_facet Senra, Francisca Ascensão da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Mónica
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Senra, Francisca Ascensão da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Revenue management
Hotelaria
Turismo
Otimização da receita
Hospitality
Tourism
Revenue optimization
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Revenue management
Hotelaria
Turismo
Otimização da receita
Hospitality
Tourism
Revenue optimization
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-24T12:16:42Z
2023-10-25
2023-10-25T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/23963
TID:203401123
url http://hdl.handle.net/10400.22/23963
identifier_str_mv TID:203401123
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135499081744384