O impacto do revenue management no crescimento da hotelaria em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/15239 |
Resumo: | Dissertação de mestrado |
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O impacto do revenue management no crescimento da hotelaria em PortugalRevenue managementHotelariaTurismoGestãoOtimização receitaHospitalityTourismManagementRevenue optimizationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestradoO mundo está em constante mudança e o setor hoteleiro é um dos setores onde o impacto desta mudança é mais significativo. O mercado hoteleiro é hoje dinâmico, diversificado, difícil e perigoso, originando novos desafios para os diretores hoteleiros, nomeadamente no que concerne à criação e otimização da receita. Neste sentido, surge o revenue management como uma ferramenta crucial de gestão de preços para enfrentar a competitividade e fazer crescer o negócio. O revenue management ocupou um lugar muito valioso para a expansão das unidades hoteleiras, sendo uma prática de gestão de preços muito procurada e usada a nível mundial. A nível nacional, contudo, o seu conceito é pouco conhecido e o número de revenue managers especializados é pouco significativo. As práticas utilizadas e as vantagens desta ferramenta são fatores ainda desconhecidos por grande parte da população. Esta Dissertação tem como objetivo analisar as práticas e vantagens do revenue management, bem como perceber se a sua implementação em Portugal influenciou as receitas e o crescimento da hotelaria. Adicionalmente, pretende analisar se existe a formação adequada em revenue ou se é necessária mais formação. Neste sentido, começamos por fazer uma revisão de literatura, onde foram abordados os temas relacionados com o revenue management e o turismo. Optamos por uma metodologia quantitativa, construímos uma base de dados com 2.819 contactos, elaboramos um questionário e, via internet, dirigimo-lo para as várias unidades hoteleiras instaladas em Portugal (Continental e Ilhas). Por questão de foco, foram apenas selecionados para o estudo alguns departamentos, nomeadamente: direção/administração, revenue management, comercial, reservas e front-office. A recolha dos questionários foi realizada entre os meses de março a maio de 2019, tendo-se conseguido 284 respostas. Destas, apenas 115 foram validadas, tendo constituída a amostra em que o estudo foi fundamentado. Após tratamento e análise de dados, foram discutidos os resultados e geradas as conclusões, permitindo-nos responder às perguntas de investigação. Finalmente apontámos algumas limitações do estudo e sugerimos temas para futura pesquisa.The world is constantly changing and the hotel industry is one of the sectors where you can feel it the most. Nowadays, the hotel market is dynamic, diverse, difficult and dangerous, which creates new challenges for hotel managers, particularly in terms of revenue, creation and optimization. In order to overcome that, revenue management emerges as a crucial price management tool to face competitiveness and business growth. Because of how valuable Revenue management is in the expansion of hotel units, it has become a very popular and widely used price management tool worldwide. At national level, however, its concept is still little known and the number of specialized revenue managers is insignificant. Its usefulness and advantages are still unknown for most part of the population. This dissertation aims to analyze the practices and advantages of revenue management, as well as understand if its implementation in Portugal, influenced the revenue and growth of the hotel industry. It also intends to analyze whether there is adequate revenue training or if further training should be required. In order for this to happen, we started by doing a literature review, which addressed the topics related to revenue management and tourism. We opted for a quantitative methodology, so we built a database with 2,819 contacts, prepared a survey and send it, to various hotel units based in Portugal (Continental and Islands), electronically. For the sake of its purpose, only a few departments were selected for the study, namely: management / administration, revenue management, commercial, reservations and front office. The surveys were collected from March to May 2019, and 284 answers were obtained. From these, only 115 were validated, and therefore the study is based on those. After treatment and data analysis, the results were discussed which led to conclusions that allow us to answer the research questions. Finally, we pointed out some our study´s limitations and suggested topics for future research.Dieguez, TeresaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoFerreira, Marine2020-01-08T16:23:40Z2019-12-042019-12-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/15239TID:202355322porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:59:08Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/15239Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:34:59.658297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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