Dinâmicas da inserção profissional dos licenciados do ensino superior politécnico: um estudo de caso
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/4107 |
Resumo: | O presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre a inserção profissional dos licenciados. Os dados recolhidos apontam para uma situação positiva quanto à relevância da oferta formativa face às opções de recrutamento adoptadas pelas organizações. Esses resultados estão patentes quer na facilidade com que os diplomados se integram no mercado de trabalho, mais de 80% dos diplomados que procura emprego no final da licenciatura obtêm-no num prazo inferior a 6 meses, quer no facto de cerca de 60% dos diplomados que não procuram emprego o fazerem por terem ficado a trabalhar no local em que realizaram o estágio curricular. |
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Dinâmicas da inserção profissional dos licenciados do ensino superior politécnico: um estudo de casoEmpregabilidadeInserção profissionalDiplomados do ensino superiorMercado de trabalhoPolíticas de gestão de recursos humanosEmployabilityTransition to workHigher education graduatesLabour marketHuman resources management policiesO presente artigo apresenta os resultados de um estudo de caso sobre a inserção profissional dos licenciados. Os dados recolhidos apontam para uma situação positiva quanto à relevância da oferta formativa face às opções de recrutamento adoptadas pelas organizações. Esses resultados estão patentes quer na facilidade com que os diplomados se integram no mercado de trabalho, mais de 80% dos diplomados que procura emprego no final da licenciatura obtêm-no num prazo inferior a 6 meses, quer no facto de cerca de 60% dos diplomados que não procuram emprego o fazerem por terem ficado a trabalhar no local em que realizaram o estágio curricular.This article presents the results of a case study on the transition to work of higher education graduates. The data point to a positive situation regarding the relevance of the training offer to meet the recruitment policies adopted by organizations. These results are evident both in the ease with which graduates are included in the labour market, more than 80% of graduates seeking employment at the end of in-degree obtained within less than 6 months, or in fact about 60% of graduates not seeking employment do so because they find their first job on the site where they performed the traineeship.Centro de Investigação em Ciências EmpresariaisRepositório ComumAlmeida, António JoséVaz, Isabel FariaMarques, Maria AméliaDominguinhos, Pedro2013-05-13T17:13:31Z20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/4107por1647-0052info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:49:21Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/4107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:05:30.580504Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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