O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva,Jaqueline
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alencar,Allana, das Neves Salles,William, Resende,Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008
Resumo: Resumo Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de ensino da dança na educação física escolar fundamentando-se em princípios construtivistas do ensino centrado no aprendiz. De cunho qualitativo descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência. A experiência foi realizada em 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), Brasil, com 311 estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. Apesar da ocorrência de determinados episódios de preconceito, resistência e desconforto discente devido ao contato corporal com os pares, verificou-se que o desenvolvimento da dança na educação física escolar a partir dos princípios do ensino centrado no aprendiz favoreceu a ocorrência de experiências de ensino-aprendizagem desafiadoras e inovadoras no ambiente investigado.
id RCAP_e48a1124b365d8c2f6597401af735193
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872022000200008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendizDançaEducação física escolarEnsino fundamentalResumo Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de ensino da dança na educação física escolar fundamentando-se em princípios construtivistas do ensino centrado no aprendiz. De cunho qualitativo descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência. A experiência foi realizada em 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), Brasil, com 311 estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. Apesar da ocorrência de determinados episódios de preconceito, resistência e desconforto discente devido ao contato corporal com os pares, verificou-se que o desenvolvimento da dança na educação física escolar a partir dos princípios do ensino centrado no aprendiz favoreceu a ocorrência de experiências de ensino-aprendizagem desafiadoras e inovadoras no ambiente investigado.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008Revista Portuguesa de Educação v.35 n.2 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008da Silva,JaquelineAlencar,Allanadas Neves Salles,WilliamResende,Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:13Zoai:scielo:S0871-91872022000200008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:32.586950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz
title O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz
spellingShingle O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz
da Silva,Jaqueline
Dança
Educação física escolar
Ensino fundamental
title_short O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz
title_full O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz
title_fullStr O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz
title_full_unstemmed O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz
title_sort O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz
author da Silva,Jaqueline
author_facet da Silva,Jaqueline
Alencar,Allana
das Neves Salles,William
Resende,Rui
author_role author
author2 Alencar,Allana
das Neves Salles,William
Resende,Rui
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva,Jaqueline
Alencar,Allana
das Neves Salles,William
Resende,Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Dança
Educação física escolar
Ensino fundamental
topic Dança
Educação física escolar
Ensino fundamental
description Resumo Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de ensino da dança na educação física escolar fundamentando-se em princípios construtivistas do ensino centrado no aprendiz. De cunho qualitativo descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência. A experiência foi realizada em 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), Brasil, com 311 estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. Apesar da ocorrência de determinados episódios de preconceito, resistência e desconforto discente devido ao contato corporal com os pares, verificou-se que o desenvolvimento da dança na educação física escolar a partir dos princípios do ensino centrado no aprendiz favoreceu a ocorrência de experiências de ensino-aprendizagem desafiadoras e inovadoras no ambiente investigado.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.35 n.2 2022
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137276306915328