O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008 |
Resumo: | Resumo Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de ensino da dança na educação física escolar fundamentando-se em princípios construtivistas do ensino centrado no aprendiz. De cunho qualitativo descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência. A experiência foi realizada em 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), Brasil, com 311 estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. Apesar da ocorrência de determinados episódios de preconceito, resistência e desconforto discente devido ao contato corporal com os pares, verificou-se que o desenvolvimento da dança na educação física escolar a partir dos princípios do ensino centrado no aprendiz favoreceu a ocorrência de experiências de ensino-aprendizagem desafiadoras e inovadoras no ambiente investigado. |
id |
RCAP_e48a1124b365d8c2f6597401af735193 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0871-91872022000200008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendizDançaEducação física escolarEnsino fundamentalResumo Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de ensino da dança na educação física escolar fundamentando-se em princípios construtivistas do ensino centrado no aprendiz. De cunho qualitativo descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência. A experiência foi realizada em 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), Brasil, com 311 estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. Apesar da ocorrência de determinados episódios de preconceito, resistência e desconforto discente devido ao contato corporal com os pares, verificou-se que o desenvolvimento da dança na educação física escolar a partir dos princípios do ensino centrado no aprendiz favoreceu a ocorrência de experiências de ensino-aprendizagem desafiadoras e inovadoras no ambiente investigado.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2022-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008Revista Portuguesa de Educação v.35 n.2 2022reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008da Silva,JaquelineAlencar,Allanadas Neves Salles,WilliamResende,Ruiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:13Zoai:scielo:S0871-91872022000200008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:32.586950Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz |
title |
O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz |
spellingShingle |
O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz da Silva,Jaqueline Dança Educação física escolar Ensino fundamental |
title_short |
O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz |
title_full |
O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz |
title_fullStr |
O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz |
title_full_unstemmed |
O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz |
title_sort |
O ensino da dança na educação física escolar: Um relato de experiência fundamentado no ensino centrado no aprendiz |
author |
da Silva,Jaqueline |
author_facet |
da Silva,Jaqueline Alencar,Allana das Neves Salles,William Resende,Rui |
author_role |
author |
author2 |
Alencar,Allana das Neves Salles,William Resende,Rui |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva,Jaqueline Alencar,Allana das Neves Salles,William Resende,Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Educação física escolar Ensino fundamental |
topic |
Dança Educação física escolar Ensino fundamental |
description |
Resumo Este estudo teve como objetivo descrever uma experiência de ensino da dança na educação física escolar fundamentando-se em princípios construtivistas do ensino centrado no aprendiz. De cunho qualitativo descritivo, este estudo caracteriza-se como um relato de experiência. A experiência foi realizada em 2018, em uma escola pública municipal da cidade de Blumenau (SC), Brasil, com 311 estudantes do 6.º, 7.º e 8.º anos do ensino fundamental. Apesar da ocorrência de determinados episódios de preconceito, resistência e desconforto discente devido ao contato corporal com os pares, verificou-se que o desenvolvimento da dança na educação física escolar a partir dos princípios do ensino centrado no aprendiz favoreceu a ocorrência de experiências de ensino-aprendizagem desafiadoras e inovadoras no ambiente investigado. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872022000200008 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Educação v.35 n.2 2022 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137276306915328 |