Comunicação Além-Fronteiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10892 |
Resumo: | Esta dissertação estuda a comunicação online das empresas de tecnologia Amazon, Google e Microsoft através do Twitter, nos Estados Unidos da América, Brasil, Itália e Reino Unido. Busca-se compreender e comparar as estratégias comunicacionais destas empresas e a comunicação online destas empresas em diferentes países. Para tal, recorreu-se a um método de recolha de dados automatizado entre janeiro e maio de 2020, com a coleta de 6.995 publicações do Twitter. O estudo fundamenta-se nas teorias das Relações Públicas, na vertente da gestão de relacionamentos entre público e organizações, mais especificamente, na teoria da comunicação dialógica de Kent e Taylor (1998; 2002). Elabora-se um conjunto de categorias de análise para analisar uma semana de posts com base nos estudos aplicados da teoria da comunicação dialógica nas redes sociais de Rybalko e Seltzer (2010) e de estudos que analisam a construção de relacionamento interpessoais através do Twitter, como Li e Wu (2018). Para esta análise utiliza-se a metodologia proposta por Wang e Yang (2020) de criação de uma semana de referência (amostra) com publicações selecionadas para cada conta do Twitter, para identificar a presença das categorias de análise. Os resultados demonstram que as categorias de comunicação dialógica estiveram presentes em 34,8% das publicações e que as categorias de construção de relacionamentos interpessoais estiveram presentes em 17,1% das publicações. Os dados analisados também apontam que a comunicação online difere em maior grau na comparação entre países do que entre as empresas selecionadas. |
id |
RCAP_e4a1f037505384a3181e21a54c19e4b0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10892 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação Além-FronteirasAnálise da Comunicação de Organizações no Twitter no Brasil, EUA, Itália e Reino UnidoComunicação DialógicaComunicação InternacionalComunicação OnlineEmpresas de TecnologiaRedes SociaisTwitterDomínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações PúblicasEsta dissertação estuda a comunicação online das empresas de tecnologia Amazon, Google e Microsoft através do Twitter, nos Estados Unidos da América, Brasil, Itália e Reino Unido. Busca-se compreender e comparar as estratégias comunicacionais destas empresas e a comunicação online destas empresas em diferentes países. Para tal, recorreu-se a um método de recolha de dados automatizado entre janeiro e maio de 2020, com a coleta de 6.995 publicações do Twitter. O estudo fundamenta-se nas teorias das Relações Públicas, na vertente da gestão de relacionamentos entre público e organizações, mais especificamente, na teoria da comunicação dialógica de Kent e Taylor (1998; 2002). Elabora-se um conjunto de categorias de análise para analisar uma semana de posts com base nos estudos aplicados da teoria da comunicação dialógica nas redes sociais de Rybalko e Seltzer (2010) e de estudos que analisam a construção de relacionamento interpessoais através do Twitter, como Li e Wu (2018). Para esta análise utiliza-se a metodologia proposta por Wang e Yang (2020) de criação de uma semana de referência (amostra) com publicações selecionadas para cada conta do Twitter, para identificar a presença das categorias de análise. Os resultados demonstram que as categorias de comunicação dialógica estiveram presentes em 34,8% das publicações e que as categorias de construção de relacionamentos interpessoais estiveram presentes em 17,1% das publicações. Os dados analisados também apontam que a comunicação online difere em maior grau na comparação entre países do que entre as empresas selecionadas.This thesis studies the online communication of the tech companies Amazon, Google and Microsoft on their Twitter activities in the United States of America, Brazil, Italy and United Kingdom. It aims to understand how this communication happens and what the main differences and similarities are when comparing the online communication of the companies and when the companies communicate in different countries. For that, the study developed an automatic workflow to collect the data between January and May of 2020, that collected 6.995 posts from Twitter. The study uses theories from the field of Public Relations, specifically from the dialogic communication theory of Kent and Taylor (1998 and 2002). It creates a group of categories to analyze a week of reference with the support of previous studies that were focused on applying the dialogic communication into social media (Rybalko and Seltzer, 2010) and on studies that analyzed the construction of interpersonal relationships through Twitter (Li and Wu, 2018). For this analysis the study adopts the methodology of Wang and Yang (2020) that describe the creation of a week of reference with selected tweets from each Twitter account. The result shows that the dialogic communication categories were present in 34,8% of the publications and that the categories for the construction of interpersonal relationship was present in 17,1% of the posts. The result also indicates that the online communication has a bigger degree of variation on the comparison between countries than between companies.Gonçalves, Gisela Marques PereirauBibliorumRocha, Rafael Augusto Masson2020-12-22T15:29:06Z2020-10-022020-09-162020-10-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10892TID:202560244porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:44.770829Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação Além-Fronteiras Análise da Comunicação de Organizações no Twitter no Brasil, EUA, Itália e Reino Unido |
title |
Comunicação Além-Fronteiras |
spellingShingle |
Comunicação Além-Fronteiras Rocha, Rafael Augusto Masson Comunicação Dialógica Comunicação Internacional Comunicação Online Empresas de Tecnologia Redes Sociais Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas |
title_short |
Comunicação Além-Fronteiras |
title_full |
Comunicação Além-Fronteiras |
title_fullStr |
Comunicação Além-Fronteiras |
title_full_unstemmed |
Comunicação Além-Fronteiras |
title_sort |
Comunicação Além-Fronteiras |
author |
Rocha, Rafael Augusto Masson |
author_facet |
Rocha, Rafael Augusto Masson |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Gisela Marques Pereira uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Rafael Augusto Masson |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Dialógica Comunicação Internacional Comunicação Online Empresas de Tecnologia Redes Sociais Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas |
topic |
Comunicação Dialógica Comunicação Internacional Comunicação Online Empresas de Tecnologia Redes Sociais Domínio/Área Científica::Humanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicas |
description |
Esta dissertação estuda a comunicação online das empresas de tecnologia Amazon, Google e Microsoft através do Twitter, nos Estados Unidos da América, Brasil, Itália e Reino Unido. Busca-se compreender e comparar as estratégias comunicacionais destas empresas e a comunicação online destas empresas em diferentes países. Para tal, recorreu-se a um método de recolha de dados automatizado entre janeiro e maio de 2020, com a coleta de 6.995 publicações do Twitter. O estudo fundamenta-se nas teorias das Relações Públicas, na vertente da gestão de relacionamentos entre público e organizações, mais especificamente, na teoria da comunicação dialógica de Kent e Taylor (1998; 2002). Elabora-se um conjunto de categorias de análise para analisar uma semana de posts com base nos estudos aplicados da teoria da comunicação dialógica nas redes sociais de Rybalko e Seltzer (2010) e de estudos que analisam a construção de relacionamento interpessoais através do Twitter, como Li e Wu (2018). Para esta análise utiliza-se a metodologia proposta por Wang e Yang (2020) de criação de uma semana de referência (amostra) com publicações selecionadas para cada conta do Twitter, para identificar a presença das categorias de análise. Os resultados demonstram que as categorias de comunicação dialógica estiveram presentes em 34,8% das publicações e que as categorias de construção de relacionamentos interpessoais estiveram presentes em 17,1% das publicações. Os dados analisados também apontam que a comunicação online difere em maior grau na comparação entre países do que entre as empresas selecionadas. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22T15:29:06Z 2020-10-02 2020-09-16 2020-10-02T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/10892 TID:202560244 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/10892 |
identifier_str_mv |
TID:202560244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136397558284288 |