Estratégias de comunicação política em social media: análise de campanhas eleitorais numa perspetiva de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Constantino, Miguel Rocha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/12452
Resumo: As redes sociais apresentam-se, hoje, como uma grande ferramenta de Marketing político, e os atores políticos perceberam o benefício da utilização das redes sociais como ferramenta de comunicação política. Através destas plataformas é possível alcançar um maior número de pessoas, divulgar mensagens importantes como os programas políticos, marcar presença no meio digital e comunicar diretamente com o seu corpo eleitoral. Esta facilitação de informação permite aos públicos um acesso mais livre e próximo ao conhecimento, contudo, a liberdade das redes sociais pode, igualmente, tornar-se numa ameaça à democracia. A presente investigação tem como objetivo principal, compreender o papel da comunicação política digital, nomeadamente no contexto da rede social Twitter, durante a campanha das legislativas de 2019, os moldes de comunicação de dois partidos políticos portugueses, o Partido Social Democrata (PSD) e um novo partido de extrema-direita o Chega! (CH). A metodologia desta investigação assenta na combinação de métodos quantitativos e qualitativos, sendo realizado um inquérito por questionário e uma análise de conteúdo relativa aos perfis da rede social Twitter dos dois partidos políticos supramencionados. Por via das métricas específicas das redes sociais, assim como, um entendimento dos significados e símbolos da campanha política. Os resultados alcançados permitem a identificação e a exploração das estratégias de comunicação de marketing político nestes domínios e possíveis mecanismos de comunicação via Twitter que permitem a verificação de como a plataforma é utilizada como elemento-chave de comunicação e divulgação de mensagens políticas.
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