Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Mind the Trash
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/23811 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Marketing |
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Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Mind the TrashComunicação Integrada de MarketingPlano de Comunicação Integrada de MarketingProdutos SustentáveisMarcaNotoriedadeIntegrated Marketing Communicationntegrated Marketing Communication PlanSustainable ProductsBrandNotorietyMestrado Bolonha em MarketingA comunicação integrada de marketing (CIM) é uma ferramenta estratégica cada vez mais importante para o desenvolvimento das empresas. Uma CIM estruturada e consistente permite que uma empresa fortaleça a sua presença no mercado, destacando-se da sua concorrência. O presente projeto consiste na elaboração de um plano de CIM para a marca Mind The Trash, a primeira loja online de produtos sustentáveis em Portugal. Este projeto engloba um conjunto de ferramentas de comunicação consideradas necessárias para que a marca consiga aumentar a sua notoriedade no mercado português, fidelizar os clientes já existentes, bem como atrair novos clientes. Até à data, a Mind The Trash aposta maioritariamente na partilha de conteúdos orgânicos nas suas redes sociais. A realização deste plano torna-se crucial na medida em que a marca reconhece que o desenvolvimento de um plano de CIM será a ferramenta indicada para que consiga manter a sua visibilidade no mercado em que o número de concorrentes se encontra em crescimento. O presente estudo rege-se pela filosofia do realismo com uma abordagem dedutiva. O objetivo deste é de natureza descritiva com uma abordagem metodológica mista (quantitativa e qualitativa), pois foi realizada uma entrevista à fundadora da marca, Catarina Matos e também um questionário por inquérito que contou com 504 respostas. Este estudo foi desenvolvido de acordo com uma estratégia action research e desenvolvido num curto espaço de tempo, correspondendo a uma investigação cross-sectional. A realização deste estudo permitiu entender o processo de decisão de compra de produtos sustentáveis da população portuguesa, bem como as razões que levam a optar, ou não, por este tipo de produtos. Assim, pretende-se fornecer à Mind The Trash dados de diversos tipos de consumidores e da perceção destes relativamente aos produtos sustentáveis, de forma que a marca consiga transmitir uma mensagem diferenciada a cada um deles, atraindo novos clientes e a fidelizando os já existentes.Integrated marketing communication (IMC) is an increasingly important strategic tool for the development of companies. A structured and consistent IMC allows a company to strengthen its presence in the market, standing out from its competition. The present project consists in the elaboration of an IMC plan for the brand Mind The Trash, the first online store of sustainable products in Portugal. This project includes a set of communication tools considered necessary for the brand to be able to increase its notoriety in the Portuguese market, retain existing customers, as well as attract new customers. To date, Mind The Trash is mainly committed to sharing organic content on its social networks. This plan becomes crucial as the brand recognizes that the development of an IMC plan will be the indicated tool for it to be able to maintain its visibility in the market, where the number of competitors is growing. This study is guided by the philosophy of realism with a deductive approach. It is descriptive nature with a mixed methodological approach (quantitative and qualitative), since an interview was conducted with the founder of the brand, Catarina Matos, and also a survey with 504 responses. This study was developed according to an action research strategy and developed in a short period of time, corresponding to a cross-sectional investigation. This study allowed us to understand the Portuguese population's decision-making process to purchase sustainable products, as well as the reasons that lead to opting, or not, for this type of product. Thus, it is intended to provide Mind The Trash with data on different types of consumers and their perception of sustainable products, so that the brand can transmit a differentiated message to each one of them, attracting new customers and building the loyalty of the current ones.Instituto Superior de Economia e GestãoSantiago, Joanna KrywalskiRepositório da Universidade de LisboaJorge, Marta Cravo Ferreira2022-10-15T00:30:24Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23811porJorge, Marta Cravo Ferreira (2021). “Plano de comunicação integrada de marketing para a empresa Mind the Trash”. Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:27Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23811Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:57.243532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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