O diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga) Angola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Damião, Hermenegildo Sebastião
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/12965
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo primordial analisar e compreeender o papel do Diretor escolar na gestão de conflitos numa Escola Secundária do Ensino Geral do primeiro ciclo (Nº 7056). Liderança, mediação, gestão e conflitos são aspetos desenvolvidos ao longo do estudo. Os entrevistados referem como fundamental, as competências pessoais que se traduzem na tendência do diretor para se afastar do conflito, deixando para mais tarde problemas pertinentes. Constatou-se que as condições de trabalho são consideradas razoáveis, assim como as relações humanas, a organização de trabalho e o salário. Quanto à metodologia usada para a concretização dos objetivos traçados e para a análise dos resultados, primou-se por uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa recorrendo a entrevistas e questionários como instrumentos de recolha de dados para que pudessemos aceder ás representações dos vários participantes da investigação; ABSTRACT: THE ROLE OF SCHOOL DIRETOR IN CONFLICT MANAGEMENT: THE CASE WITH TEACHERS AND STUDENT AT SCHOOL 7056-LUANDA This work has as main objective to analyze and compreeender the role of the school Director in managing conflicts in the General Instruction of the first cycle (No. 7056) Secondary School. Leadership, mediation and conflict management aspects are developed throughout the study. Respondents refer to as basic, personal skills which translate into trend director to depart the conflict, leaving to later relevant problems. It was found that the working conditions are considered reasonable, as well as human relations, organization of work and wages. Regarding the methodology used to achieve the stated objectives and to analyze the results, it is excelled by an investigation of quantitative and qualitative using interviews and questionnaires as instruments for collecting data so we could access the representations of the various participants in the research .
id RCAP_e4b520832f491dfc0de1b7f3990e1f9e
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/12965
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga) AngolaConflitoMediação e gestão de conflitoPapel do diretor e liderançaConflictMediationConflict managementThe role of diretor and leadershipA presente dissertação tem como objetivo primordial analisar e compreeender o papel do Diretor escolar na gestão de conflitos numa Escola Secundária do Ensino Geral do primeiro ciclo (Nº 7056). Liderança, mediação, gestão e conflitos são aspetos desenvolvidos ao longo do estudo. Os entrevistados referem como fundamental, as competências pessoais que se traduzem na tendência do diretor para se afastar do conflito, deixando para mais tarde problemas pertinentes. Constatou-se que as condições de trabalho são consideradas razoáveis, assim como as relações humanas, a organização de trabalho e o salário. Quanto à metodologia usada para a concretização dos objetivos traçados e para a análise dos resultados, primou-se por uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa recorrendo a entrevistas e questionários como instrumentos de recolha de dados para que pudessemos aceder ás representações dos vários participantes da investigação; ABSTRACT: THE ROLE OF SCHOOL DIRETOR IN CONFLICT MANAGEMENT: THE CASE WITH TEACHERS AND STUDENT AT SCHOOL 7056-LUANDA This work has as main objective to analyze and compreeender the role of the school Director in managing conflicts in the General Instruction of the first cycle (No. 7056) Secondary School. Leadership, mediation and conflict management aspects are developed throughout the study. Respondents refer to as basic, personal skills which translate into trend director to depart the conflict, leaving to later relevant problems. It was found that the working conditions are considered reasonable, as well as human relations, organization of work and wages. Regarding the methodology used to achieve the stated objectives and to analyze the results, it is excelled by an investigation of quantitative and qualitative using interviews and questionnaires as instruments for collecting data so we could access the representations of the various participants in the research .Universidade de Évora2015-02-25T17:08:31Z2015-02-252014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/12965http://hdl.handle.net/10174/12965TID:201233924porDepartamento de Pedagogia e Educaçãolugido@yahoo.com229Damião, Hermenegildo Sebastiãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:36Zoai:dspace.uevora.pt:10174/12965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:17.154334Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga) Angola
title O diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga) Angola
spellingShingle O diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga) Angola
Damião, Hermenegildo Sebastião
Conflito
Mediação e gestão de conflito
Papel do diretor e liderança
Conflict
Mediation
Conflict management
The role of diretor and leadership
title_short O diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga) Angola
title_full O diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga) Angola
title_fullStr O diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga) Angola
title_full_unstemmed O diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga) Angola
title_sort O diretor escolar e a gestão de conflitos: um estudo com professores da Escola 7056 (Cazenga) Angola
author Damião, Hermenegildo Sebastião
author_facet Damião, Hermenegildo Sebastião
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Damião, Hermenegildo Sebastião
dc.subject.por.fl_str_mv Conflito
Mediação e gestão de conflito
Papel do diretor e liderança
Conflict
Mediation
Conflict management
The role of diretor and leadership
topic Conflito
Mediação e gestão de conflito
Papel do diretor e liderança
Conflict
Mediation
Conflict management
The role of diretor and leadership
description A presente dissertação tem como objetivo primordial analisar e compreeender o papel do Diretor escolar na gestão de conflitos numa Escola Secundária do Ensino Geral do primeiro ciclo (Nº 7056). Liderança, mediação, gestão e conflitos são aspetos desenvolvidos ao longo do estudo. Os entrevistados referem como fundamental, as competências pessoais que se traduzem na tendência do diretor para se afastar do conflito, deixando para mais tarde problemas pertinentes. Constatou-se que as condições de trabalho são consideradas razoáveis, assim como as relações humanas, a organização de trabalho e o salário. Quanto à metodologia usada para a concretização dos objetivos traçados e para a análise dos resultados, primou-se por uma investigação de natureza quantitativa e qualitativa recorrendo a entrevistas e questionários como instrumentos de recolha de dados para que pudessemos aceder ás representações dos vários participantes da investigação; ABSTRACT: THE ROLE OF SCHOOL DIRETOR IN CONFLICT MANAGEMENT: THE CASE WITH TEACHERS AND STUDENT AT SCHOOL 7056-LUANDA This work has as main objective to analyze and compreeender the role of the school Director in managing conflicts in the General Instruction of the first cycle (No. 7056) Secondary School. Leadership, mediation and conflict management aspects are developed throughout the study. Respondents refer to as basic, personal skills which translate into trend director to depart the conflict, leaving to later relevant problems. It was found that the working conditions are considered reasonable, as well as human relations, organization of work and wages. Regarding the methodology used to achieve the stated objectives and to analyze the results, it is excelled by an investigation of quantitative and qualitative using interviews and questionnaires as instruments for collecting data so we could access the representations of the various participants in the research .
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-25T17:08:31Z
2015-02-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/12965
http://hdl.handle.net/10174/12965
TID:201233924
url http://hdl.handle.net/10174/12965
identifier_str_mv TID:201233924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
lugido@yahoo.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136547939811328