Tendências do BPM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Carlos André Vasconcelos Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/54480
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação
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spelling Tendências do BPMTendências BPMBPMBPM trendsEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de InformaçãoAtualmente, as organizações encontram-se inseridas em ambientes de mercado cada vez mais competitivos, deparando-se com várias dificuldades, em que face a estas, necessitam de encontrar soluções. Por essa razão, viram o BPM como uma solução para melhorar o seu negócio. Um dos objetivos do BPM é ter a capacidade de identificar, monitorar e otimizar processos de negócio cujo resultado final é um conjunto de atividades realizadas. Com base nesta monitorização e otimização, as organizações tornam-se capazes de identificar possíveis lacunas nos seus processos e com isto melhorá-los. Com isto, verificou-se a falta de informação existente cientificamente em relação à identificação de novas tendências para o BPM. Neste sentido, com este trabalho propomos realizar uma investigação seguindo a metodologia de pesquisa em Design Science Research, em que iniciamos uma pesquisa de levantamento de tendência seguindo a abordagem proposta por Webster e Watson (2002), com base em duas conferências internacionais em BPM de ranking elevado, em que se identificou os tópicos mais abordados como também problemas e soluções desde 2013 até 2015. Posteriormente, com informação recolhida ao longo de três anos, através da criação de um framework identificamos algumas tendências para o BPM, de forma a melhorá-lo. Para garantir a credibilidade dos resultados, através da criação de um inquérito por questionário realizou-se a avaliação dos resultados obtidos.Nowadays, the market gets more and more competitive, thus companies need to learn how to manage and find the right solutions for their business when facing challenges. For that reason, they saw BPM as a great tool to expand their business. One of the features of BPM is the capacity to identify, monetize and optimize processes within the business which ultimately allow for an aggregation of performed activities. Thanks to these features, the business have been capable of identifying possible gaps in their processes and how to improve them. With this, it was verified the lack of scientific information regarding the identification of new trends for BPM. Therefore, with this work we propose to conduct an investigation that follows the searching methodology in Design Science Research, where we initiate a search of lifting trends as proposed by Webster and Watson (2002). This is based on two international conferences on BPM, in which it identified the most discussed topics and also the problems and solutions since 2013 until 2015. After this investigation, with collected information over 3 years, through the creation of framework we identify some BPM trends. To approve this results, we created a survey that was held an evaluation of the final results.Oliveira e Sá, JorgeUniversidade do MinhoGuerreiro, Carlos André Vasconcelos Silva20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/54480por201897660info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:32:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/54480Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:32:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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