Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informação em Pauta |
Texto Completo: | http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61704 |
Resumo: | A era da informação transformou o modus operandi das organizações na contemporaneidade. Os processos de compartilhamento, busca, acesso e uso da informação se tornaram mais complexos. Nesse cenário de constantes mudanças e clientes cada vez mais exigentes, surge a Gestão de Processos de Negócio (BPM), que pode ser definida como uma disciplina voltada para otimização contínua de processos. Este artigo está voltado para a temática aplicações da metodologia BPM e busca responder: como avaliar a implementação das etapas de uma metodologia BPM no contexto de instituições de ensino superior (IES) públicas brasileiras? Para responder ao problema de pesquisa os objetivos da pesquisa são: mapear aplicações de metodologia BPM, descrevê-las e realizar um estudo comparativo entre as etapas implementadas. Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza bibliográfica, objetivos exploratório, descritivo e comparativo e que utilizou a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Foram mapeadas 14 aplicações de metodologia BPM e identificados 10 aspectos para a avaliação de uma metodologia BPM. A partir daí realizou-se estudo comparativo das 14 aplicações da metodologia BPM mapeadas. Espera-se que este estudo tenha contribuído para a aplicação da BPM no contexto de IES, por meio do mapeamento e avaliação de 14 aplicações. A motivação da presente pesquisa é incentivar a adoção da BPM por IES públicas brasileiras ao descrever e comparar projetos BPM nesse contexto. |
id |
UFC-15_45e33503e264e44a2912ce2a9b48fa84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufc:article/61704 |
network_acronym_str |
UFC-15 |
network_name_str |
Informação em Pauta |
repository_id_str |
|
spelling |
Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino SuperiorBPMMetodologia BPMGestão de Processos de NegócioBPMGestão de processos de negócioMetodologia BPMA era da informação transformou o modus operandi das organizações na contemporaneidade. Os processos de compartilhamento, busca, acesso e uso da informação se tornaram mais complexos. Nesse cenário de constantes mudanças e clientes cada vez mais exigentes, surge a Gestão de Processos de Negócio (BPM), que pode ser definida como uma disciplina voltada para otimização contínua de processos. Este artigo está voltado para a temática aplicações da metodologia BPM e busca responder: como avaliar a implementação das etapas de uma metodologia BPM no contexto de instituições de ensino superior (IES) públicas brasileiras? Para responder ao problema de pesquisa os objetivos da pesquisa são: mapear aplicações de metodologia BPM, descrevê-las e realizar um estudo comparativo entre as etapas implementadas. Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza bibliográfica, objetivos exploratório, descritivo e comparativo e que utilizou a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Foram mapeadas 14 aplicações de metodologia BPM e identificados 10 aspectos para a avaliação de uma metodologia BPM. A partir daí realizou-se estudo comparativo das 14 aplicações da metodologia BPM mapeadas. Espera-se que este estudo tenha contribuído para a aplicação da BPM no contexto de IES, por meio do mapeamento e avaliação de 14 aplicações. A motivação da presente pesquisa é incentivar a adoção da BPM por IES públicas brasileiras ao descrever e comparar projetos BPM nesse contexto.Universidade Federal do Ceará2022-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6170410.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.61704.1-19Informação em Pauta; Vol 7 No 00 (2022): Informação em Pauta; 1-19Informação em Pauta; v. 7 n. 00 (2022): Informação em Pauta; 1-192525-346810.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61704/218092Copyright (c) 2022 Raíssa Yuri Hamanaka, Elisângela Cristina Aganettehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHamanaka, Raíssa YuriAganette, Elisângela Cristina2022-10-31T13:55:23Zoai:periodicos.ufc:article/61704Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-10-31T13:55:23Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior |
title |
Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior |
spellingShingle |
Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior Hamanaka, Raíssa Yuri BPM Metodologia BPM Gestão de Processos de Negócio BPM Gestão de processos de negócio Metodologia BPM |
title_short |
Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior |
title_full |
Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior |
title_fullStr |
Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior |
title_full_unstemmed |
Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior |
title_sort |
Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior |
author |
Hamanaka, Raíssa Yuri |
author_facet |
Hamanaka, Raíssa Yuri Aganette, Elisângela Cristina |
author_role |
author |
author2 |
Aganette, Elisângela Cristina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hamanaka, Raíssa Yuri Aganette, Elisângela Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
BPM Metodologia BPM Gestão de Processos de Negócio BPM Gestão de processos de negócio Metodologia BPM |
topic |
BPM Metodologia BPM Gestão de Processos de Negócio BPM Gestão de processos de negócio Metodologia BPM |
description |
A era da informação transformou o modus operandi das organizações na contemporaneidade. Os processos de compartilhamento, busca, acesso e uso da informação se tornaram mais complexos. Nesse cenário de constantes mudanças e clientes cada vez mais exigentes, surge a Gestão de Processos de Negócio (BPM), que pode ser definida como uma disciplina voltada para otimização contínua de processos. Este artigo está voltado para a temática aplicações da metodologia BPM e busca responder: como avaliar a implementação das etapas de uma metodologia BPM no contexto de instituições de ensino superior (IES) públicas brasileiras? Para responder ao problema de pesquisa os objetivos da pesquisa são: mapear aplicações de metodologia BPM, descrevê-las e realizar um estudo comparativo entre as etapas implementadas. Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza bibliográfica, objetivos exploratório, descritivo e comparativo e que utilizou a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Foram mapeadas 14 aplicações de metodologia BPM e identificados 10 aspectos para a avaliação de uma metodologia BPM. A partir daí realizou-se estudo comparativo das 14 aplicações da metodologia BPM mapeadas. Espera-se que este estudo tenha contribuído para a aplicação da BPM no contexto de IES, por meio do mapeamento e avaliação de 14 aplicações. A motivação da presente pesquisa é incentivar a adoção da BPM por IES públicas brasileiras ao descrever e comparar projetos BPM nesse contexto. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-02-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61704 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.61704.1-19 |
url |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61704 |
identifier_str_mv |
10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.61704.1-19 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61704/218092 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Raíssa Yuri Hamanaka, Elisângela Cristina Aganette https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Raíssa Yuri Hamanaka, Elisângela Cristina Aganette https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Ceará |
dc.source.none.fl_str_mv |
Informação em Pauta; Vol 7 No 00 (2022): Informação em Pauta; 1-19 Informação em Pauta; v. 7 n. 00 (2022): Informação em Pauta; 1-19 2525-3468 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022 reponame:Informação em Pauta instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Informação em Pauta |
collection |
Informação em Pauta |
repository.name.fl_str_mv |
Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
informacaoempauta@gmail.com|| |
_version_ |
1797231543111909376 |