Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hamanaka, Raíssa Yuri
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Aganette, Elisângela Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informação em Pauta
Texto Completo: http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61704
Resumo: A era da informação transformou o modus operandi das organizações na contemporaneidade. Os processos de compartilhamento, busca, acesso e uso da informação se tornaram mais complexos. Nesse cenário de constantes mudanças e clientes cada vez mais exigentes, surge a Gestão de Processos de Negócio (BPM), que pode ser definida como uma disciplina voltada para otimização contínua de processos. Este artigo está voltado para a temática aplicações da metodologia BPM e busca responder: como avaliar a implementação das etapas de uma metodologia BPM no contexto de instituições de ensino superior (IES) públicas brasileiras? Para responder ao problema de pesquisa os objetivos da pesquisa são: mapear aplicações de metodologia BPM, descrevê-las e realizar um estudo comparativo entre as etapas implementadas. Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza bibliográfica, objetivos exploratório, descritivo e comparativo e que utilizou a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Foram mapeadas 14 aplicações de metodologia BPM e identificados 10 aspectos para a avaliação de uma metodologia BPM. A partir daí realizou-se estudo comparativo das 14 aplicações da metodologia BPM mapeadas. Espera-se que este estudo tenha contribuído para a aplicação da BPM no contexto de IES, por meio do mapeamento e avaliação de 14 aplicações. A motivação da presente pesquisa é incentivar a adoção da BPM por IES públicas brasileiras ao descrever e comparar projetos BPM nesse contexto.
id UFC-15_45e33503e264e44a2912ce2a9b48fa84
oai_identifier_str oai:periodicos.ufc:article/61704
network_acronym_str UFC-15
network_name_str Informação em Pauta
repository_id_str
spelling Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino SuperiorBPMMetodologia BPMGestão de Processos de NegócioBPMGestão de processos de negócioMetodologia BPMA era da informação transformou o modus operandi das organizações na contemporaneidade. Os processos de compartilhamento, busca, acesso e uso da informação se tornaram mais complexos. Nesse cenário de constantes mudanças e clientes cada vez mais exigentes, surge a Gestão de Processos de Negócio (BPM), que pode ser definida como uma disciplina voltada para otimização contínua de processos. Este artigo está voltado para a temática aplicações da metodologia BPM e busca responder: como avaliar a implementação das etapas de uma metodologia BPM no contexto de instituições de ensino superior (IES) públicas brasileiras? Para responder ao problema de pesquisa os objetivos da pesquisa são: mapear aplicações de metodologia BPM, descrevê-las e realizar um estudo comparativo entre as etapas implementadas. Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza bibliográfica, objetivos exploratório, descritivo e comparativo e que utilizou a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Foram mapeadas 14 aplicações de metodologia BPM e identificados 10 aspectos para a avaliação de uma metodologia BPM. A partir daí realizou-se estudo comparativo das 14 aplicações da metodologia BPM mapeadas. Espera-se que este estudo tenha contribuído para a aplicação da BPM no contexto de IES, por meio do mapeamento e avaliação de 14 aplicações. A motivação da presente pesquisa é incentivar a adoção da BPM por IES públicas brasileiras ao descrever e comparar projetos BPM nesse contexto.Universidade Federal do Ceará2022-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoapplication/pdfhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/6170410.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.61704.1-19Informação em Pauta; Vol 7 No 00 (2022): Informação em Pauta; 1-19Informação em Pauta; v. 7 n. 00 (2022): Informação em Pauta; 1-192525-346810.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022reponame:Informação em Pautainstname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCporhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61704/218092Copyright (c) 2022 Raíssa Yuri Hamanaka, Elisângela Cristina Aganettehttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessHamanaka, Raíssa YuriAganette, Elisângela Cristina2022-10-31T13:55:23Zoai:periodicos.ufc:article/61704Revistahttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/indexPUBhttp://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/oaiinformacaoempauta@gmail.com||2525-34682525-3468opendoar:2022-10-31T13:55:23Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior
title Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior
spellingShingle Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior
Hamanaka, Raíssa Yuri
BPM
Metodologia BPM
Gestão de Processos de Negócio
BPM
Gestão de processos de negócio
Metodologia BPM
title_short Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior
title_full Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior
title_fullStr Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior
title_full_unstemmed Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior
title_sort Aplicações da metodologia BPM em Instituições de Ensino Superior
author Hamanaka, Raíssa Yuri
author_facet Hamanaka, Raíssa Yuri
Aganette, Elisângela Cristina
author_role author
author2 Aganette, Elisângela Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hamanaka, Raíssa Yuri
Aganette, Elisângela Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv BPM
Metodologia BPM
Gestão de Processos de Negócio
BPM
Gestão de processos de negócio
Metodologia BPM
topic BPM
Metodologia BPM
Gestão de Processos de Negócio
BPM
Gestão de processos de negócio
Metodologia BPM
description A era da informação transformou o modus operandi das organizações na contemporaneidade. Os processos de compartilhamento, busca, acesso e uso da informação se tornaram mais complexos. Nesse cenário de constantes mudanças e clientes cada vez mais exigentes, surge a Gestão de Processos de Negócio (BPM), que pode ser definida como uma disciplina voltada para otimização contínua de processos. Este artigo está voltado para a temática aplicações da metodologia BPM e busca responder: como avaliar a implementação das etapas de uma metodologia BPM no contexto de instituições de ensino superior (IES) públicas brasileiras? Para responder ao problema de pesquisa os objetivos da pesquisa são: mapear aplicações de metodologia BPM, descrevê-las e realizar um estudo comparativo entre as etapas implementadas. Pesquisa de abordagem qualitativa, natureza bibliográfica, objetivos exploratório, descritivo e comparativo e que utilizou a técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (1977). Foram mapeadas 14 aplicações de metodologia BPM e identificados 10 aspectos para a avaliação de uma metodologia BPM. A partir daí realizou-se estudo comparativo das 14 aplicações da metodologia BPM mapeadas. Espera-se que este estudo tenha contribuído para a aplicação da BPM no contexto de IES, por meio do mapeamento e avaliação de 14 aplicações. A motivação da presente pesquisa é incentivar a adoção da BPM por IES públicas brasileiras ao descrever e comparar projetos BPM nesse contexto.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61704
10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.61704.1-19
url http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61704
identifier_str_mv 10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022.61704.1-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.periodicos.ufc.br/informacaoempauta/article/view/61704/218092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Raíssa Yuri Hamanaka, Elisângela Cristina Aganette
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Raíssa Yuri Hamanaka, Elisângela Cristina Aganette
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Ceará
dc.source.none.fl_str_mv Informação em Pauta; Vol 7 No 00 (2022): Informação em Pauta; 1-19
Informação em Pauta; v. 7 n. 00 (2022): Informação em Pauta; 1-19
2525-3468
10.36517/2525-3468.ip.v7i00.2022
reponame:Informação em Pauta
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Informação em Pauta
collection Informação em Pauta
repository.name.fl_str_mv Informação em Pauta - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv informacaoempauta@gmail.com||
_version_ 1797231543111909376