A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Xavier, Filipe Duarte Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/1624
Resumo: O papel dos pais/encarregados de educação e dos professores são cruciais para o desenvolvimento e o sucesso educativo dos alunos. Numa altura em que se observa a existência de níveis elevados de insucesso escolar, é importante compreender de que forma estes agentes educativos poderão contribuir para o (in)sucesso académico. O presente estudo pretende apurar de que modo a perceção que os pais/encarregados de educação e os diretores de turma têm acerca do comportamento dos alunos se relaciona com o rendimento escolar. O estudo conta com a participação de 396 alunos matriculados no 2º ciclo do Ensino Básico que integram o Projeto de Capacitação de Alunos da RAM. Globalmente, os resultados mostram que as perceções positivas dos pais/encarregados de educação e dos diretores de turma acerca do comportamento dos seus educandos estão associadas a um rendimento escolar mais elevado. Mais ainda, foi possível encontrar modelos preditivos tanto para o comportamento como para o rendimento académico, tendo a perceção dos encarregados de educação e dos diretores de turma como variáveis preditivas.
id RCAP_e4c5dd5f3b6865a8c34fe0aa95713317
oai_identifier_str oai:digituma.uma.pt:10400.13/1624
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolarPais e encarregados de educaçãoDiretores de turmaComportamentoRendimento escolarParents/GuardiansClass directorBehaviourSchool performancePsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO papel dos pais/encarregados de educação e dos professores são cruciais para o desenvolvimento e o sucesso educativo dos alunos. Numa altura em que se observa a existência de níveis elevados de insucesso escolar, é importante compreender de que forma estes agentes educativos poderão contribuir para o (in)sucesso académico. O presente estudo pretende apurar de que modo a perceção que os pais/encarregados de educação e os diretores de turma têm acerca do comportamento dos alunos se relaciona com o rendimento escolar. O estudo conta com a participação de 396 alunos matriculados no 2º ciclo do Ensino Básico que integram o Projeto de Capacitação de Alunos da RAM. Globalmente, os resultados mostram que as perceções positivas dos pais/encarregados de educação e dos diretores de turma acerca do comportamento dos seus educandos estão associadas a um rendimento escolar mais elevado. Mais ainda, foi possível encontrar modelos preditivos tanto para o comportamento como para o rendimento académico, tendo a perceção dos encarregados de educação e dos diretores de turma como variáveis preditivas.School and family are crucial to the development and educational success of students. At a time where we observe the existence of high levels of school failure, it is important to understand how these two educators, school and family, can contribute to academic success. This study aims to understand how the perception that parents and class directors have about student’s behavior relates to their academic performance. This study contains a sample of 396 students enrolled in the 2nd cycle of basic education that are part of Student Empowerment Projet of RAM. Overall, the results show that parents/guardians’ and class directors’ positive perception about students behavior are associated with a higher school performance. Moreover, we were able to find predictive models both for the behavior as to academic performance, having EE’s and DT’s perception as predictive variables.Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasGarcês, Soraia FernandesDigitUMaXavier, Filipe Duarte Fernandes2017-10-05T00:30:10Z2017-03-30T00:00:00Z2017-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1624201689006porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:20Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:20.493335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar
title A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar
spellingShingle A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar
Xavier, Filipe Duarte Fernandes
Pais e encarregados de educação
Diretores de turma
Comportamento
Rendimento escolar
Parents/Guardians
Class director
Behaviour
School performance
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar
title_full A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar
title_fullStr A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar
title_full_unstemmed A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar
title_sort A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar
author Xavier, Filipe Duarte Fernandes
author_facet Xavier, Filipe Duarte Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
Garcês, Soraia Fernandes
DigitUMa
dc.contributor.author.fl_str_mv Xavier, Filipe Duarte Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Pais e encarregados de educação
Diretores de turma
Comportamento
Rendimento escolar
Parents/Guardians
Class director
Behaviour
School performance
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Pais e encarregados de educação
Diretores de turma
Comportamento
Rendimento escolar
Parents/Guardians
Class director
Behaviour
School performance
Psicologia da Educação
.
Faculdade de Artes e Humanidades
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O papel dos pais/encarregados de educação e dos professores são cruciais para o desenvolvimento e o sucesso educativo dos alunos. Numa altura em que se observa a existência de níveis elevados de insucesso escolar, é importante compreender de que forma estes agentes educativos poderão contribuir para o (in)sucesso académico. O presente estudo pretende apurar de que modo a perceção que os pais/encarregados de educação e os diretores de turma têm acerca do comportamento dos alunos se relaciona com o rendimento escolar. O estudo conta com a participação de 396 alunos matriculados no 2º ciclo do Ensino Básico que integram o Projeto de Capacitação de Alunos da RAM. Globalmente, os resultados mostram que as perceções positivas dos pais/encarregados de educação e dos diretores de turma acerca do comportamento dos seus educandos estão associadas a um rendimento escolar mais elevado. Mais ainda, foi possível encontrar modelos preditivos tanto para o comportamento como para o rendimento académico, tendo a perceção dos encarregados de educação e dos diretores de turma como variáveis preditivas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10-05T00:30:10Z
2017-03-30T00:00:00Z
2017-03-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.13/1624
201689006
url http://hdl.handle.net/10400.13/1624
identifier_str_mv 201689006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129912970313728