A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/1624 |
Resumo: | O papel dos pais/encarregados de educação e dos professores são cruciais para o desenvolvimento e o sucesso educativo dos alunos. Numa altura em que se observa a existência de níveis elevados de insucesso escolar, é importante compreender de que forma estes agentes educativos poderão contribuir para o (in)sucesso académico. O presente estudo pretende apurar de que modo a perceção que os pais/encarregados de educação e os diretores de turma têm acerca do comportamento dos alunos se relaciona com o rendimento escolar. O estudo conta com a participação de 396 alunos matriculados no 2º ciclo do Ensino Básico que integram o Projeto de Capacitação de Alunos da RAM. Globalmente, os resultados mostram que as perceções positivas dos pais/encarregados de educação e dos diretores de turma acerca do comportamento dos seus educandos estão associadas a um rendimento escolar mais elevado. Mais ainda, foi possível encontrar modelos preditivos tanto para o comportamento como para o rendimento académico, tendo a perceção dos encarregados de educação e dos diretores de turma como variáveis preditivas. |
id |
RCAP_e4c5dd5f3b6865a8c34fe0aa95713317 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:digituma.uma.pt:10400.13/1624 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolarPais e encarregados de educaçãoDiretores de turmaComportamentoRendimento escolarParents/GuardiansClass directorBehaviourSchool performancePsicologia da Educação.Faculdade de Artes e HumanidadesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO papel dos pais/encarregados de educação e dos professores são cruciais para o desenvolvimento e o sucesso educativo dos alunos. Numa altura em que se observa a existência de níveis elevados de insucesso escolar, é importante compreender de que forma estes agentes educativos poderão contribuir para o (in)sucesso académico. O presente estudo pretende apurar de que modo a perceção que os pais/encarregados de educação e os diretores de turma têm acerca do comportamento dos alunos se relaciona com o rendimento escolar. O estudo conta com a participação de 396 alunos matriculados no 2º ciclo do Ensino Básico que integram o Projeto de Capacitação de Alunos da RAM. Globalmente, os resultados mostram que as perceções positivas dos pais/encarregados de educação e dos diretores de turma acerca do comportamento dos seus educandos estão associadas a um rendimento escolar mais elevado. Mais ainda, foi possível encontrar modelos preditivos tanto para o comportamento como para o rendimento académico, tendo a perceção dos encarregados de educação e dos diretores de turma como variáveis preditivas.School and family are crucial to the development and educational success of students. At a time where we observe the existence of high levels of school failure, it is important to understand how these two educators, school and family, can contribute to academic success. This study aims to understand how the perception that parents and class directors have about student’s behavior relates to their academic performance. This study contains a sample of 396 students enrolled in the 2nd cycle of basic education that are part of Student Empowerment Projet of RAM. Overall, the results show that parents/guardians’ and class directors’ positive perception about students behavior are associated with a higher school performance. Moreover, we were able to find predictive models both for the behavior as to academic performance, having EE’s and DT’s perception as predictive variables.Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo DiasGarcês, Soraia FernandesDigitUMaXavier, Filipe Duarte Fernandes2017-10-05T00:30:10Z2017-03-30T00:00:00Z2017-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/1624201689006porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:54:20Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/1624Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:04:20.493335Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar |
title |
A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar |
spellingShingle |
A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar Xavier, Filipe Duarte Fernandes Pais e encarregados de educação Diretores de turma Comportamento Rendimento escolar Parents/Guardians Class director Behaviour School performance Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar |
title_full |
A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar |
title_fullStr |
A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar |
title_full_unstemmed |
A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar |
title_sort |
A perceção dos pais e professores diretores de turma do comportamento dos seus educandos e sua influência no rendimento escolar |
author |
Xavier, Filipe Duarte Fernandes |
author_facet |
Xavier, Filipe Duarte Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias Garcês, Soraia Fernandes DigitUMa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Xavier, Filipe Duarte Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pais e encarregados de educação Diretores de turma Comportamento Rendimento escolar Parents/Guardians Class director Behaviour School performance Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Pais e encarregados de educação Diretores de turma Comportamento Rendimento escolar Parents/Guardians Class director Behaviour School performance Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O papel dos pais/encarregados de educação e dos professores são cruciais para o desenvolvimento e o sucesso educativo dos alunos. Numa altura em que se observa a existência de níveis elevados de insucesso escolar, é importante compreender de que forma estes agentes educativos poderão contribuir para o (in)sucesso académico. O presente estudo pretende apurar de que modo a perceção que os pais/encarregados de educação e os diretores de turma têm acerca do comportamento dos alunos se relaciona com o rendimento escolar. O estudo conta com a participação de 396 alunos matriculados no 2º ciclo do Ensino Básico que integram o Projeto de Capacitação de Alunos da RAM. Globalmente, os resultados mostram que as perceções positivas dos pais/encarregados de educação e dos diretores de turma acerca do comportamento dos seus educandos estão associadas a um rendimento escolar mais elevado. Mais ainda, foi possível encontrar modelos preditivos tanto para o comportamento como para o rendimento académico, tendo a perceção dos encarregados de educação e dos diretores de turma como variáveis preditivas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-10-05T00:30:10Z 2017-03-30T00:00:00Z 2017-03-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.13/1624 201689006 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.13/1624 |
identifier_str_mv |
201689006 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129912970313728 |