O diretor de turma como gestor e líder intermédio : novos desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cristina Maria Castelão, 1974-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41362
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_2c5cd32ee06bf6ab97c7583b92eff077
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41362
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O diretor de turma como gestor e líder intermédio : novos desafiosDirectores de turmaGestoresLiderançaTeses de mestrado - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019A construção do papel do diretor de turma encontra-se intrinsecamente ligada às conturbações provocadas pelas sucessivas reformas educativas, figurando este como um ator de relevo na procura da coesão e da articulação entre os diferentes saberes curriculares e não curriculares e entre os diferentes atores educativos, assumindo, desta forma, funções de mediação entre alunos, professores e encarregados de educação. O diretor de turma tem visto as suas competências e funções serem alteradas, da mesma forma que tem sido alterada a missão da escola, em resposta a novas demandas e desafios. Assim sendo, e perante tantas mudanças, a questão que se coloca é a de sabermos se os professores estão preparados para os atuais e novos desafios que se impõem ao cargo de diretor de turma, enquanto gestor e líder intermédio. O estudo que aqui apresentamos desenvolveu-se num Agrupamento de Escolas e procurou descobrir as conceções que os seus agentes educativos, mais diretamente envolvidos com o cargo de diretor de turma, constroem sobre o seu desempenho. A investigação permitiu-nos concluir que os professores acreditam que o diretor de turma tem um papel fundamental na organização escolar, no entanto, as inúmeras responsabilidades e competências subjacentes a este cargo obrigam à existência de um perfil ideal para o seu desempenho. O presente trabalho pretende clarificar que ser diretor de turma implica mais do que gerir o trabalho da turma, implica dinamizar todo o processo educativo. O diretor de turma devia ser idealmente um líder, o que nem sempre acontece. A investigação permitiu-nos inferir a existência de algumas das dificuldades e constrangimentos com que os diretores de turma se deparam no desempenho do seu papel.The role of the class headteacher is intrinsically linked to the major changes in successive educational reforms, figuring as an important actor, in the search for cohesion and articulation between different curricular knowledge and the different educational actors. The class headteacher is thus assumed as an important intermediate actor between students, teachers and parents or other actors in charge of young people’s education. Class headteachers have seen their functions changed in response to new demands and challenges, which also altered the schools’ goals and mission. Therefore, the question is to know whether teachers are prepared to perform a more demanding job and lead all the actors involved in order to achieve common goals – students’ success. This study, developed in a group of schools, aimed to find out and understand the perceptions of class headteachers about their work and the way they face the new challenges. The study allowed us to conclude that teachers believe that the class headteacher plays a key role in the school organization; however, the new and huge responsibilities and skills required make it essential to define an ideal profile for such a job. The present work aims to clarify that being a class headteacher implies going beyond managing the work of the class, it means streamlining the whole educational process. The class headteacher should ideally be a leader, which is not always the case. The study allowed us to infer the existence of some difficulties and constraints that class headteachers face in performing their role.Almeida, Marta Mateus de, 1972-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Cristina Maria Castelão, 1974-2020-01-23T17:06:18Z20192019-10-112019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:40:45Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41362Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:54:38.799463Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O diretor de turma como gestor e líder intermédio : novos desafios
title O diretor de turma como gestor e líder intermédio : novos desafios
spellingShingle O diretor de turma como gestor e líder intermédio : novos desafios
Marques, Cristina Maria Castelão, 1974-
Directores de turma
Gestores
Liderança
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O diretor de turma como gestor e líder intermédio : novos desafios
title_full O diretor de turma como gestor e líder intermédio : novos desafios
title_fullStr O diretor de turma como gestor e líder intermédio : novos desafios
title_full_unstemmed O diretor de turma como gestor e líder intermédio : novos desafios
title_sort O diretor de turma como gestor e líder intermédio : novos desafios
author Marques, Cristina Maria Castelão, 1974-
author_facet Marques, Cristina Maria Castelão, 1974-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Marta Mateus de, 1972-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Cristina Maria Castelão, 1974-
dc.subject.por.fl_str_mv Directores de turma
Gestores
Liderança
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Directores de turma
Gestores
Liderança
Teses de mestrado - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação (Área de especialização em Administração Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-11
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-23T17:06:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41362
url http://hdl.handle.net/10451/41362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134486303080448