Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Joana
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/16762
Resumo: Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
id RCAP_e4c9c7c9702d03ff3d40c3f59c872d27
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16762
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de FamalicãoExpressão criativaEstímulosCriatividadeExpressividadeMétodo de LabanCreative expressionStimuliCreativityExpressivenessLaban’s methodRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de DançaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, com o objetivo principal de explorar novos movimentos a partir da integração dos Estímulos ideacional e cinestésico, com o intuito de conduzir à transformação dos movimentos técnicos já adquiridos de outras disciplinas, por parte do público-alvo, que os transportam na sua memória corporal, e também suscitar movimentos inovadores ampliando a criatividade e a expressividade dos alunos. Este estudo foi aplicado aos alunos do 1º e 2º anos do Curso Básico de Dança do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão, na disciplina de Expressão Criativa, durante o ano letivo de 2021/2022. A pesquisa, de natureza investigação-ação, começou com uma fase de observação estruturada, utilizando grelhas de observação como instrumento de recolha de dados. Posteriormente, ocorreu uma segunda fase em que a estagiária participou ativamente na lecionação das aulas, colaborando com a professora titular da turma na sua prática pedagógica. Por fim, na terceira fase, a estagiária assumiu a lecionação autónoma, com foco na aplicação de diferentes ferramentas de exploração de movimento, com base no método de Laban, visando estimular a exploração, criação e inovação de movimentos, indo além das competências técnicas ou movimentos habituais dos alunos. O desenvolvimento da autoconsciência corporal foi, igualmente, um objetivo a atingir, ajudando os alunos a compreender como é que os seus movimentos podem ser expressivos e comunicativos. Promoveu-se a capacidade de observação, apreciação e avaliação, estimulando uma compreensão mais profunda do movimento. Em suma, considera-se que este estágio explorou a integração dos Estímulos nas aulas de dança, incentivou a criatividade dos alunos e contribuiu para o desenvolvimento de uma abordagem mais consciente e expressiva em relação ao movimento, enriquecendo assim a experiência educativa dos alunos.ABSTRACT - This internship report was carried out as part of the Master's Degree in the Teaching of Dance from the Superior School of Dance, of the Polytechnic Institute of Lisbon, with the main aim of exploring new movements from the integration of ideational and kinesthetic stimuli in order to lead to the transformation of technical movements already acquired from other disciplines, by the target audience, who carry them in their body memory, and also the purpose of developing innovative movements by expanding the students’ creativity and expressiveness. This study was applied to students in the 1st and 2nd years of the Basic Dance Course of the Vila Nova de Famalicão Dance Conservatory, in the Creative Expression subject during the 2021/2022 academic year. The research, of an action-research nature, began with a structured observation phase, using observation grids as a data collection tool. This was followed by a second phase in which the trainee teacher took an active part in teaching the classes, collaborating with the class teacher in her pedagogical practice. Finally, in the third phase, the trainee took on autonomous teaching, focusing on the application of different movement exploration tools, based on Laban's method, with the aim of stimulating the exploration, creation and innovation of movements, going beyond the student’s technical skills or habitual movements. The development of bodily self-awareness was also an objective, helping students to understand how their movements can be expressive and communicative. The ability to observe, appreciate and evaluate was promoted, stimulating a deeper understanding of movement. To sum up, it is considered that this internship explored the integration of stimuli in dance classes, encouraged the students' creativity and contributed to the development of a more conscious and expressive approach to movement, thus enriching the students' educational experience.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de DançaMarques, AnaRCIPLPinto, Joana2024-01-04T13:08:40Z2023-12-052023-12-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/16762TID:203445457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-10T02:18:31Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/16762Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:31:12.974059Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
title Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
spellingShingle Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
Pinto, Joana
Expressão criativa
Estímulos
Criatividade
Expressividade
Método de Laban
Creative expression
Stimuli
Creativity
Expressiveness
Laban’s method
title_short Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
title_full Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
title_fullStr Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
title_full_unstemmed Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
title_sort Para além da forma: os estímulos cinestésico e ideacional como promotores na descoberta do movimento próprio na disciplina de expressão criativa, com alunos do 1º e 2º anos do curso básico de dança, do Conservatório de Dança de Vila Nova de Famalicão
author Pinto, Joana
author_facet Pinto, Joana
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Expressão criativa
Estímulos
Criatividade
Expressividade
Método de Laban
Creative expression
Stimuli
Creativity
Expressiveness
Laban’s method
topic Expressão criativa
Estímulos
Criatividade
Expressividade
Método de Laban
Creative expression
Stimuli
Creativity
Expressiveness
Laban’s method
description Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-05
2023-12-05T00:00:00Z
2024-01-04T13:08:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/16762
TID:203445457
url http://hdl.handle.net/10400.21/16762
identifier_str_mv TID:203445457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Dança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136793852903424